Poema: Tercetos II
Olavo Bilac
E, já de manhã, quando ela me
pedia
Que do seu claro corpo me
afastasse,
Eu, com os olhos em lágrimas,
dizia:
“Não pode ser! Não vês que o dia
nasce?
A aurora, em fogo e sangue, as
nuvens corta...
Que diria de ti quem me
encontrasse?
Ah! Nem me digas que isso pouco
importa! ...
Que pensariam, vendo-me,
apressado,
Tão cedo assim, saindo a tua
porta,
Vendo-me exausto, pálido,
cansado,
E todo pelo aroma do teu beijo
Escandalosamente perfumado?
O amor, querida, não exclui o
pejo.
Espera! Até que o sol
desapareça,
Beija-me a boca! mata-me o
desejo!
Sobre o teu colo deixa-me a
cabeça
Repousar, como há pouco
repousava!
Espera um pouco! Deixa que
anoiteça!”
-- E ela abria-me os braços. E
eu ficava.
Melhores poemas de Olavo Bilac. Seleção de Marisa Lajolo. 4. ed. São
Paulo: Global, 2003. p. 87-90.
Fonte: Livro –
Português: Linguagens, 2. William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 9ª Ed.
– Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 306.
Entendendo o poema:
01 – Em que momento do dia a
mulher pede ao eu lírico para se afastar, e qual a reação emocional dele a esse
pedido, similar ao "Tercetos I"?
A mulher pede ao
eu lírico para se afastar pela manhã ("já de manhã"), e a reação
emocional dele é novamente de tristeza, expressa pelas lágrimas nos olhos
("Eu, com os olhos em lágrimas, dizia").
02 – Quais argumentos o eu
lírico utiliza para persuadir a mulher a deixá-lo ficar, agora durante o dia?
O eu lírico
argumenta sobre o nascimento do dia e o espetáculo da aurora. Ele se preocupa
com a opinião alheia, questionando o que pensariam ao vê-lo sair apressado e
exausto da casa dela tão cedo, marcado pelo aroma dos beijos. Ele também afirma
que o amor não exclui o pudor ("o pejo") e pede para ficar até o
anoitecer, buscando matar o desejo com mais beijos e repousar em seu colo.
03 – Que elementos da natureza
são mencionados no início do poema para contrastar com a situação íntima dos
amantes?
No início do
poema, são mencionados o dia que nasce e a aurora que corta as nuvens "em
fogo e sangue", criando uma imagem vívida e pública que contrasta com a
intimidade do encontro noturno.
04 – Qual a preocupação
principal do eu lírico em relação a ser visto saindo da casa da mulher pela
manhã?
A principal preocupação
do eu lírico é com a reputação de ambos. Ele se importa com o que as pessoas
pensariam ao vê-lo sair da casa dela tão cedo, com uma aparência exausta e o
forte aroma dos beijos dela, considerando isso um escândalo.
05 – Qual a reação final da
mulher ao apelo do eu lírico no "Tercetos II", mantendo a mesma
conclusão do "Tercetos I"?
A reação final da
mulher é a mesma: "-- E ela abria-me os braços. E eu ficava.",
indicando novamente que ela cede ao seu pedido e o permite permanecer, mesmo
durante o dia.
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