quarta-feira, 9 de abril de 2025

CONTO: MENINO - (FRAGMENTO) - LYGIA FAGUNDES TELLES - COM GABARITO

 Conto: Menino – Fragmento

             Lygia Fagundes Telles

        [...]

        Ela apertou-lhe o braço. Esse gesto ele conhecia bem e significava apenas: não insista!

        – Mas, mãe…

        Inclinando-se até ele, ela falou-lhe baixinho, naquele tom perigoso, meio entre os dentes e que era usado quando estava no auge, um tom tão macio que quem a ouvisse julgaria que ela lhe fazia um elogio. Mas só ele sabia o que havia debaixo daquela maciez.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2Vg-Rg5fy2tNj4E7DnyzxtrcsjwP4q1cqoU8IBYFht-paIIBjZSgXz5yZwkAFBZtieJTRwAfTJ2LWNJ-srCpFPhk922FrMQIJBP-F_LwHNfkOQXS0m9xo4JN3Qa-X8_qbM3_qoLHUinzF9WYS8spLXM1c9JdXDAjvSwACrV85G3mfrK-6F0wdpPJFrz4/s320/MENINO.jpg


        – Não quero que mude de lugar, está me escutando? Não quero. E não insista mais.

        Contendo-se para não dar um forte pontapé na poltrona da frente, ele enrolou o pulôver como uma bola e sentou-se em cima. Gemeu. Mas por que aquilo tudo? Por que a mãe lhe falava daquele jeito, por quê? Não fizera nada de mal, só queria mudar de lugar, só isso… Não, desta vez ela não estava sendo nem um pouquinho camarada. Voltou-se então para lembrar-lhe que estava chegando muita gente, se não mudasse de lugar imediatamente, depois não poderia mais porque aquele era o último lugar vago que restava; Olha aí, mamãe, acho que aquele homem vem pra cá! Veio. Veio e sentou-se na poltrona vazia ao lado dela.

        [...]

Venha ver o pôr-do-sol e outros contos. São Paulo: Ática, 1988. p. 74.

Fonte: Livro – Português: Linguagem, 8ª Série – William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 4ª ed. – São Paulo: Atual Editora, 2006. p. 84.

Entendendo o conto:

01 – Qual é o tema central do fragmento do conto?

      O tema central do fragmento é a dinâmica complexa e tensa entre mãe e filho. Lygia Fagundes Telles explora as sutilezas do poder e da comunicação, revelando como as palavras e os gestos podem esconder sentimentos e intenções conflitantes.

02 – Como a autora utiliza a linguagem para construir a tensão entre os personagens?

      A autora utiliza uma linguagem precisa e carregada de subentendidos. A descrição do tom de voz da mãe, "macio" mas "perigoso", e a referência ao gesto do braço, que "significava apenas: não insista!", criam uma atmosfera de tensão e apreensão. A aparente calma esconde uma ameaça velada, que o menino reconhece e teme.

03 – Qual o significado da insistência do menino em mudar de lugar?

      A insistência do menino em mudar de lugar pode ser interpretada como uma tentativa de afirmar sua individualidade e autonomia. Ele busca desafiar a autoridade da mãe, mesmo que de forma sutil, e expressar seu descontentamento com a situação.

04 – Como a chegada do homem ao lado da mãe afeta a dinâmica da cena?

      A chegada do homem ao lado da mãe intensifica a frustração do menino. Ele se sente impotente diante da situação, pois sua tentativa de alertar a mãe sobre a falta de lugares vagos é ignorada. A presença do homem também pode sugerir um ciúme velado por parte do menino, que se sente excluído da atenção da mãe.

05 – Qual a mensagem principal que Lygia Fagundes Telles transmite com esse fragmento?

      Lygia Fagundes Telles transmite uma mensagem sobre a complexidade das relações familiares, especialmente a relação entre mãe e filho. O fragmento revela como o amor e o poder podem se entrelaçar, gerando conflitos e frustrações. A autora também explora a fragilidade da comunicação, mostrando como as palavras podem esconder sentimentos e intenções ocultas.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário