domingo, 27 de abril de 2025

NOTÍCIA: FILME PROPÕE UM OLHAR AMOROSO MAS NÃO IDEALIZADO - LUIZ ZANIN ORICCHIO - COM GABARITO

 Notícia: Filme propõe um olhar amoroso mas não idealizado

            Por LUIZ ZANIN ORICCHIO – O Estado de S. Paulo – 05/04/2012 | 03h10

        Cao Hamburger pensou a saga da criação do Parque Nacional do Xingu da maneira como foi – resultado de idealismo e do sentimento de aventura. Qualidades, aliás, que se foram erodindo com o tempo até caírem de moda, pelo menos no plano prático. Nos discursos vazios, continuam sendo palavras nobres.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKulgpl2Jd8I3UMj5BSVMAou_mqdAv7sP_CXAQBLwE4gNZKfrMSydh-clCQl2rs82la3-lxZT20crqKAGHUEr1uj7jyynUU5T-ofLKAxvfx5hR3LiXMNvNu8x2W4yTELwi1Pn-f3zgpVIsZfcm83QQ50F4t0-jsBSaRx4zZLie625Jz80TPSxRTbXE3Uc/s1600/images.jpg


        Os irmãos eram de fato aventureiros, mas nada preocupados em amealhar riquezas. Era o aspecto humano que os tentava. No caso, a sobrevivência dos índios no interior de um país que já começava a fechar-lhes o cerco. Sua missão era basicamente humanística, no que essa qualidade tem de mais nobre: respeitar e preservar culturas alheias. Mesmo que seja à força: numa das cenas, uma família é arrancada da sua terra, sob ameaça de arma, e embarcada rumo ao Xingu. Se permanecesse onde queria, seria dizimada.

        É bom também que os Villas Bôas não sejam apresentados como seres perfeitos. Cada um deles é visto em suas contradições. Leonardo (Caio Blat) com sua fraqueza e o envolvimento com uma índia; Cláudio (João Miguel) com suas incertezas, o que faz dele o personagem mais complexo, muito por mérito do ator; Orlando (Felipe Camargo), com seu senso prático obstinado. Há conflitos entre os irmãos. Leonardo é alijado do grupo. Cláudio acusa Orlando de excessiva flexibilidade política; este lhe responde que, sem negociar, nada conseguiriam. É verdade. Tanto assim que obtém a assinatura do decreto que cria o Parque Nacional do Xingu do mais improvável dos personagens, Jânio Quadros, em sua breve e desastrada presidência.

        E há os índios, seu meio ambiente, seu modo de ser, que se tornam, de fato, os personagens maiores deste filme amoroso, mas nada piegas e nem cultor do mito do bom selvagem. A natureza é tanto sedutora quanto hostil. As relações humanas, tão fraternas quanto ásperas em algumas passagens. E, do todo, fica a sensação desolada de que, no encontro entre duas culturas, sendo uma muito mais predatória que a outra, uma delas tende a sucumbir. Xingu descreve esse ato heroico de preservação, sempre precário, sempre provisório, felizmente contra a lógica do mais forte. Essa disposição de lutar contra as evidências é o grande legado dos Villas-Boas.

O Estado de São Paulo, 5/4/2012.

Fonte: Livro – Português: Linguagens, 2. William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 9ª Ed. – Ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 333-334.

Entendendo a notícia:

01 – Segundo o autor da notícia, qual foi a principal motivação de Cao Hamburger ao abordar a criação do Parque Nacional do Xingu no filme?

      Segundo Luiz Zanin Oricchio, Cao Hamburger pensou a saga da criação do Parque Nacional do Xingu como resultado de idealismo e do sentimento de aventura, qualidades que o autor da notícia lamenta terem se erodido com o tempo.

02 – Qual era o principal interesse dos irmãos Villas Bôas, de acordo com a notícia, em contraste com a preocupação em acumular riquezas?

      O principal interesse dos irmãos Villas Bôas era o aspecto humano, especificamente a sobrevivência dos indígenas em um contexto de crescente ameaça às suas terras e culturas.

03 – A notícia destaca que o filme não idealiza os irmãos Villas Bôas. Que exemplos de suas contradições são apresentados?

      A notícia menciona a fraqueza e o envolvimento de Leonardo com uma índia, as incertezas de Cláudio que o tornam o personagem mais complexo, e o senso prático obstinado de Orlando, além dos conflitos existentes entre os irmãos, como a exclusão de Leonardo do grupo e as acusações de Cláudio sobre a flexibilidade política de Orlando.

04 – Como a notícia descreve a representação dos indígenas e da natureza no filme?

      A notícia descreve que os indígenas e seu modo de ser se tornam os "personagens maiores" do filme, que é apresentado como amoroso, mas sem ser piegas ou cultuar o mito do bom selvagem. A natureza é mostrada como tanto sedutora quanto hostil, e as relações humanas entre os indígenas são retratadas como fraternas, mas também ásperas em alguns momentos.

05 – Qual a "sensação desolada" que o filme evoca, segundo o autor da notícia, em relação ao encontro entre culturas?

      O filme evoca a sensação desolada de que, no encontro entre duas culturas com um desequilíbrio de poder e uma sendo mais predatória que a outra, há uma tendência de que uma delas sucumba.

06 – Quem foi o personagem improvável que assinou o decreto de criação do Parque Nacional do Xingu, conforme mencionado na notícia?

      O personagem improvável que assinou o decreto de criação do Parque Nacional do Xingu foi Jânio Quadros, durante sua breve e considerada desastrada presidência.

07 – Qual é o "grande legado" dos irmãos Villas Bôas destacado na conclusão da notícia?

      O "grande legado" dos irmãos Villas Bôas, segundo a notícia, é a disposição de lutar contra as evidências e a lógica do mais forte, em um ato heroico e sempre precário de preservação.

 

 

 

 

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