sábado, 27 de agosto de 2022

POEMA: TRIDENTE, O MEU PENTE - CRISTIANE SOBRAL - COM GABARITO

 Poema: Tridente, o meu pente

               Cristiane Sobral

 Meu pente é diferente

funciona muito bem
não é um pente ruim!
É próprio para o meu pixaim

Não deboche
não provoque
vou deixar você sem jeito
espetar o seu preconceito

Sim, sou negra
negra do cabelo puro
agora vou cutucar seu preconceito
com meu triunvirato da diferença

Meu cabelo não é duro
afirmo a dialética da percepção
nem bom, nem ruim, nem melhor
a alteridade de ser quem eu sou

Diferente, o meu pente
quase um tridente
transforma a ordem
sem fazer desordem

Diante do princípio do caos
convida o sistema
a refazer as suas concepções
para desafiar a história única.

SOBRAL, Cristiane. Tridente, o meu pente. In: SOBRAL, Cristiane. Não vou mais lavar os prantos. Brasília: Dulcina, 2011.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 304-5.

Entendendo o poema:

01 – O eu lírico afirma sua identidade na primeira estrofe. Que identidade é essa?

      O eu lírico identifica-se como uma mulher negra, de cabelo pixaim, desfazendo a ideia de que sua cabeleira é ruim, assim como seu pente especial.

02 – A quem o eu lírico se dirige no diálogo que se estabelece a partir da segunda estrofe?

      A partir da segunda estrofe, o eu lírico dirige-se a um interlocutor que representa as pessoas racistas e preconceituosas que têm uma ideia negativa do cabelo de afrodescendentes.

03 – O que o eu lírico afirma na quarta estrofe?

      O eu lírico afirma sua identidade, dizendo que não é melhor nem pior que ninguém, pois o que quer é afirmar sua alteridade, seu jeito de ser.

04 – Busque informações em fontes confiáveis para saber alguns dos simbolismos que o tridente pode assumir. Com base nesses símbolos, explique o sentido da última estrofe.

      Entre outros significados, o tridente, um objeto de três pontas, pode simbolizar poder e força. Desse modo, a poeta afirma que eu pente, próprio para seu tipo de cabelo, representa o poder e a força das mulheres negras para afirmarem sua identidade.

05 – Por que, na última estrofe do poema, o eu lírico diz que o seu pente – e, por extensão de sentido, o seu cabelo – desafia “a história única”?

      Porque a afirmação do cabelo negro desafia a concepção estética dominante de que bonito é o cabelo liso, das mulheres brancas.

 

 

Um comentário: