quarta-feira, 3 de agosto de 2022

POEMA: CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

 Poema: Código Nacional de Trânsito – Fragmento

              Affonso Ávila

dentro da faixa

fora do perigo

dentro da fauna

fora do perigo

dentro da farsa

fora do perigo

dentro do falso

fora do perigo

dentro do fácil

fora do perigo

 

conserve-se     à direita

converse          às direitas

como os cegos à direita

com o verso      às direitas

como servo      à direita

com os seus    às direitas

como os sérios à direita.

[...]

ÁVILA, Affonso. Código Nacional de Trânsito (1972). In: Homem ao termo: poesia reunida (1949-2005). Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. p. 271-272.

                Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 166-7.

A Pop Art no Brasil

        Como você aprendeu, as manifestações da Pop Art no Brasil (que estudamos no capítulo 14) diferem da produção de outros países, pois refletem elementos próprios de nossa realidade cultural, social e política. Nos anos 1960, artistas plásticos, poetas, prosadores, compositores, dramaturgos e cineastas expressaram indignação contra a ditadura militar, a perseguição política, a censura, a violência urbana e as questões sociais em suas produções artísticas. O artista da Pop Art brasileira Marcelo Nitsche – na obra Buum!, recorreu à metáfora dos sinais de trânsito para se referir ao cerceamento à liberdade durante a ditadura militar de 1964.

Entendendo o poema:

01 – Você já leu algum texto do poeta Affonso Ávila?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Que temática sociopolítica poderia ser abordada em um poema intitulado “Código Nacional de Trânsito”?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O poema Código Nacional de Trânsito, de Affonso Ávila, propicia mais de uma leitura. Considerando a situação política do Brasil na época de sua publicação e a censura ao poema, que sentido pode ser atribuído aos versos a seguir?

“dentro da faixa

fora do perigo
dentro da farsa
dentro do falso
dentro do fácil
conserve-se à direita.”

      De acordo com o contexto em que o poema foi produzido, esses versos podem ser interpretados como uma ironia em relação àqueles que não se posicionam politicamente contra a ditadura e a censura (à direita) para não correrem riscos por suas posições políticas, que poderiam ser contrárias ao regime.

04 – Se os versos forem considerados metalinguísticos, podemos dizer que eles tematizam a escolha do poeta por um estilo. Nesse sentido, como você interpreta esses versos?

      Esses versos ironizam a poética que segue as regras tradicionais e evita experimentações, inovações formais.

05 – Nesse sentido metalinguístico, qual é o objetivo do poema?

      Criticar os poetas que repetem as formas tradicionais, isto é, que estão dentro da faixa fora do perigo; que estão à direita.

06 – Essa crítica irônica poderia ser direcionada a diferentes situações da vida social. Quais seriam? Identifique-as e explique-as.

      Poderia ser uma crítica à acomodação daqueles que não querem correr riscos e optam pela massificação, por seguir modas e tendências (dentro da fauna: do grupo), por procurar soluções mais fáceis para serem aceitos.

07 – Os versos de Affonso Ávila exploram como recurso construtivo a semelhança sonora e visual das palavras, o que é uma marca do Concretismo. Explique.

      O poema faz um jogo com palavras que se aproximam pela semelhança sonora e visual, como faixa, falsa, fácil, farsa, fauna; direita, direitas.

 

 

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