terça-feira, 23 de agosto de 2022

NOTÍCIA: A MULHER NA PUBLICIDADE - PEDRO STRAZZA - COM GABARITO

 Notícia: A mulher na publicidade

             Campanha de Stabilo chama atenção para as mulheres invisíveis da História

             Campanha “Highlight the Remarkable” chamou a atenção das redes sociais por “grifar” mulheres que foram decisivas para os caminhos do mundo

Por Pedro Strazza



        A fabricante alemã de canetas Stabilo resolveu usar de seus famosos marcadores para relembrar as importantes mulheres da História do mundo. Uma série de propagandas lançadas pela marca chamou a atenção da internet nos últimos dias por conta da maneira eficiente com a qual evidencia aquelas que foram esquecidas pelo tempo.

        Criada pela DDB Group Germany e intitulada “Highlight the Remarkable” (algo como “Grife o Inesquecível” em português), a campanha é composta por três peças que aproveitam dos grifa-textos da empresa para denotar a participação discreta das mulheres em momentos históricos distintos. As pessoas e cenas escolhidas pela equipe são respectivamente Edith Wilson, ex-primeira-dama dos Estados Unidos que assumiu o comando quando o marido Woodrow Wilson sofreu um derrame; Katherine Johnson, matemática que foi fundamental na realização das missões espaciais americanas à Lua; e Lise Meitner, cientista que descobriu a fissão nuclear mas viu seu Nobel ser recebido pelo marido. Confira as artes abaixo.





        O que é curioso sobre “Highlight the Remarkable” é que a Stabilo lançou a campanha em abril na Alemanha, mas só agora ela parece ter chegado na internet. Foi um delay, porém, que não diminuiu o impacto da ideia proposta pela marca, com muitos usuários elogiando o caráter progressista da propaganda e o posicionamento da Stabilo.

STRAZZA, Pedro. Campanha de Stabilo chama atenção para as mulheres invisíveis da História. B9, 6 jul. 2018. Disponível em: https://www.b9.com.br/93552/stabilo-chama-a-atencao-da-internet-com-propaganda-que-marca-as-mulheres-invisiveis-da-historia/. Acesso em: 17 ago. 2020.

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 221-3.

Entendendo a notícia:

01 – Qual é o objetivo da campanha “Highlight the Remarkable”?

      Dar visibilidade a mulheres que foram importantes para a história mundial, mas esquecidas pelo tempo e pela história.

02 – Qual é a relação entre o objetivo da campanha e o produto anunciado?

      A campanha busca das destaque às mulheres que foram esquecidas, e o produto é uma caneta que serve para destacar informações importantes em textos ou imagens para que não sejam esquecidas.

03 – Busque mais informações sobre as mulheres destacadas pela campanha – Edith Wilson (1872-1961), Katherine Johnson (1918-2020) e Lise Meitner (1878-1968) – em fontes confiáveis e procure descobrir em que décadas do século XX os feitos dessas mulheres fizeram história e qual é a nacionalidade delas.

      Os feitos de Edith Wilson (estadunidense) fizeram história nas décadas de 1910 e 1920; os de Kathrrine Johnson (estadunidense), nas décadas de 1950 e 1960; os de Lise Meitner (austríaca), na década de 1940.

04 – Segundo o autor do texto, essas mulheres foram esquecidas pelo tempo. Na sua opinião, o tempo foi o único fator que colaborou para o esquecimento dessas mulheres? O que mais pode ter causado o apagamento dessas mulheres da história?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Mesmo na Europa e nos Estados Unidos, locais onde elas já tinham alcançado direitos que, no Brasil, estavam distantes, as mulheres não contavam com o mesmo reconhecimento e a mesma valorização que os homens.

05 – Se você fosse o responsável por lançar essa mesma campanha publicitária no Brasil, que mulher ou mulheres brasileiras usaria nas peças da campanha?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Na campanha “Highlight the Remarkable”, as mulheres são representadas de forma positiva ou negativa? Justifique.

      De forma positiva, já que o objetivo é “consertar” um erro cometido, dando destaque a mulheres que foram de alguma maneira injustiçadas pela sociedade no passado.

a)   A campanha expressa um posicionamento e uma perspectiva de mundo por parte da empresa anunciante? Explique.

Sim, a campanha expressa um posicionamento relacionado à valorização da mulher e ao combate à desigualdade de gênero.

b)   Com que outros interesses, visões de mundo e ideologias o discurso dessa campanha dialoga?

A campanha estabelece uma relação interdiscursiva com outros interesses, visões de mundo e ideologias, como o machismo e o feminismo, e com outros discursos, como os discursos da história, das ciências e da política.

07 – Quais vantagens uma empresa pode obter ao fazer uma campanha publicitária que, além de ter como objetivo vender um produto, propague uma ideia como a valorização das mulheres? Reflita com os colegas e o professor sobre o assunto.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A intencionalidade de empresas que utilizam pautas de minorias, de valores sociais e de defesa de animais ou do meio ambiente em suas publicidades. Ajudam na vendas dos produtos anunciados.

08 – Com base em sua experiência como consumidor e leitor ou espectador de campanhas publicitárias, você acha que a representação da mulher, em geral, é feita de forma positiva ou negativa na publicidade brasileira? Cite exemplos de campanhas que, na sua opinião, colaboram para a valorização da mulher e de campanhas que, por outro lado, ajudam a propagar preconceitos e estereótipos.

      Resposta pessoal do aluno. O objetivo desta questão é mobilizar os conhecimentos e as impressões prévias dos estudantes sobre o tema para depois aprofundar de modo mais criterioso essa análise com a atividade de pesquisa proposta a seguir.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário