Notícia: A mulher na publicidade
Campanha de Stabilo chama atenção
para as mulheres invisíveis da História
Campanha
“Highlight the Remarkable” chamou a atenção das redes sociais por “grifar”
mulheres que foram decisivas para os caminhos do mundo
Por Pedro
Strazza
A fabricante alemã de canetas Stabilo resolveu usar de seus
famosos marcadores para relembrar as importantes mulheres da História do mundo.
Uma série de propagandas lançadas pela marca chamou a atenção da internet nos
últimos dias por conta da maneira eficiente com a qual evidencia aquelas que
foram esquecidas pelo tempo.
Criada pela DDB Group Germany e intitulada “Highlight the Remarkable” (algo como “Grife o Inesquecível” em português), a campanha é composta por três
peças que aproveitam dos grifa-textos da empresa para denotar a participação
discreta das mulheres em momentos históricos distintos. As pessoas e cenas
escolhidas pela equipe são respectivamente Edith Wilson, ex-primeira-dama dos
Estados Unidos que assumiu o comando quando o marido Woodrow Wilson sofreu um
derrame; Katherine Johnson, matemática que foi fundamental na realização das
missões espaciais americanas à Lua; e Lise Meitner, cientista que descobriu a
fissão nuclear mas viu seu Nobel ser recebido pelo marido. Confira as artes
abaixo.
O que é curioso sobre “Highlight the Remarkable” é que a Stabilo lançou a campanha em abril na
Alemanha, mas só agora ela parece ter chegado na internet. Foi um delay, porém,
que não diminuiu o impacto da ideia proposta pela marca, com muitos usuários
elogiando o caráter progressista da propaganda e o posicionamento da Stabilo.
STRAZZA, Pedro.
Campanha de Stabilo chama atenção para as mulheres invisíveis da História. B9,
6 jul. 2018. Disponível em: https://www.b9.com.br/93552/stabilo-chama-a-atencao-da-internet-com-propaganda-que-marca-as-mulheres-invisiveis-da-historia/.
Acesso em: 17 ago. 2020.
Fonte: Língua
Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020
– editora Ática – p. 221-3.
Entendendo a notícia:
01 – Qual é o objetivo da
campanha “Highlight the Remarkable”?
Dar visibilidade
a mulheres que foram importantes para a história mundial, mas esquecidas pelo
tempo e pela história.
02 – Qual é a relação entre
o objetivo da campanha e o produto anunciado?
A campanha busca
das destaque às mulheres que foram esquecidas, e o produto é uma caneta que
serve para destacar informações importantes em textos ou imagens para que não
sejam esquecidas.
03 – Busque mais informações
sobre as mulheres destacadas pela campanha – Edith Wilson (1872-1961),
Katherine Johnson (1918-2020) e Lise Meitner (1878-1968) – em fontes confiáveis
e procure descobrir em que décadas do século XX os feitos dessas mulheres
fizeram história e qual é a nacionalidade delas.
Os feitos de
Edith Wilson (estadunidense) fizeram história nas décadas de 1910 e 1920; os de
Kathrrine Johnson (estadunidense), nas décadas de 1950 e 1960; os de Lise
Meitner (austríaca), na década de 1940.
04 – Segundo o autor do
texto, essas mulheres foram esquecidas pelo tempo. Na sua opinião, o tempo foi
o único fator que colaborou para o esquecimento dessas mulheres? O que mais
pode ter causado o apagamento dessas mulheres da história?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Mesmo na Europa e nos Estados Unidos, locais onde elas já
tinham alcançado direitos que, no Brasil, estavam distantes, as mulheres não
contavam com o mesmo reconhecimento e a mesma valorização que os homens.
05 – Se você fosse o
responsável por lançar essa mesma campanha publicitária no Brasil, que mulher
ou mulheres brasileiras usaria nas peças da campanha?
Resposta pessoal
do aluno.
06 – Na campanha “Highlight
the Remarkable”, as mulheres são representadas de forma positiva ou negativa? Justifique.
De forma
positiva, já que o objetivo é “consertar” um erro cometido, dando destaque a
mulheres que foram de alguma maneira injustiçadas pela sociedade no passado.
a) A campanha expressa um posicionamento e uma perspectiva de mundo por parte da empresa anunciante? Explique.
Sim, a campanha expressa um posicionamento relacionado à valorização
da mulher e ao combate à desigualdade de gênero.
b) Com que outros interesses, visões de mundo e ideologias o discurso dessa campanha dialoga?
A campanha estabelece uma relação interdiscursiva com outros
interesses, visões de mundo e ideologias, como o machismo e o feminismo, e com
outros discursos, como os discursos da história, das ciências e da política.
07 – Quais vantagens uma
empresa pode obter ao fazer uma campanha publicitária que, além de ter como
objetivo vender um produto, propague uma ideia como a valorização das mulheres?
Reflita com os colegas e o professor sobre o assunto.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A
intencionalidade de empresas que utilizam pautas de minorias, de valores
sociais e de defesa de animais ou do meio ambiente em suas publicidades. Ajudam
na vendas dos produtos anunciados.
08 – Com base em sua
experiência como consumidor e leitor ou espectador de campanhas publicitárias,
você acha que a representação da mulher, em geral, é feita de forma positiva ou
negativa na publicidade brasileira? Cite exemplos de campanhas que, na sua
opinião, colaboram para a valorização da mulher e de campanhas que, por outro
lado, ajudam a propagar preconceitos e estereótipos.
Resposta pessoal
do aluno. O objetivo desta questão é mobilizar os conhecimentos e as impressões
prévias dos estudantes sobre o tema para depois aprofundar de modo mais
criterioso essa análise com a atividade de pesquisa proposta a seguir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário