Romance Vidas secas: “Festa” – Fragmento
Graciliano Ramos
[...]
Tinham percebido que havia muitas
pessoas no mundo. Ocupavam-se em descobrir uma enorme quantidade de objetos.
Comunicaram baixinho um ao outro as surpresas que os enchiam. Impossível
imaginar tantas maravilhas juntas. O menino mais novo teve uma dúvida e
apresentou-a timidamente ao irmão. Seria que aquilo tinha sido feito por gente?
O menino mais velho hesitou, espiou as lojas, as toldas iluminadas, as
moças bem vestidas. Encolheu os ombros. Talvez aquilo tivesse sido feito por
gente. Nova dificuldade chegou-lhe ao espírito, soprou-a no ouvido do irmão.
Provavelmente aquelas coisas tinham nomes. O menino mais novo interrogou-o com
os olhos. Sim, com certeza as preciosidades que se exibiam nos altares da
igreja e nas prateleiras das lojas tinham nomes. Puseram-se a discutir a
questão intrincada. Como podiam os homens guardar tantas palavras? Era
impossível, ninguém conseguiria tão grande soma de conhecimentos. Livres
dos nomes, as coisas ficavam distantes, misteriosas. Não tinham sido feitas por
gente. E os indivíduos que mexiam nelas cometiam imprudência. Vistas de
longe, eram bonitas. Admirados e medrosos, falavam baixo para não desencadear
as forças estranhas que elas porventura encerrassem. [...]
RAMOS,
Graciliano. Vidas secas. 48. ed. Rio de Janeiro: Record, 1981. p. 83-84.
Fonte: Livro Língua Portuguesa –
Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 240-1.
Entendendo o romance:
01 – De acordo com o texto,
qual o significado das palavras abaixo:
·
Tolda: o mesmo que toldo (cobertura em forma de telhado usada para
abrigar carga ou passageiros).
·
Intrincada: obscura, confusa; custosa de perceber.
02 – Para você por que as coisas
têm nome? Quem dá nome às coisas?
Resposta pessoal do aluno.
03 – O que aconteceria se as
coisas não tivessem nome?
Resposta pessoal do aluno.
04 – A que classe gramatical
pertencem as palavras que nomeiam pessoas, seres imaginários, objetos, sentimentos,
ações, fenômenos e que podem ser flexionadas em gênero e número?
Pertencem a
classe dos substantivos.
05 – Qual é o tema
desse trecho da obra Vidas secas?
A perplexidade das crianças (o menino
mais velhos e o mais novo) diante da infinidade de objetos/coisas que descobrem
e a necessidade de nomeá-los, para que sejam entendidos.
06 – O que as coisas vistas
pelos meninos provocam neles? Explique.
Surpresa e
dúvidas. Eles ficam admirados com tanta beleza; querem saber quem criou tantas
coisas, qual é o nome de cada uma delas, assim como entender a capacidade das
pessoas de guardar tantos nomes.
07 – Leia:
“Livres dos
nomes, as coisas ficavam distantes, misteriosas. Não tinham sido feitas
por gente.” Como você interpreta o trecho acima?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: As
personagens dão importância aos nomes das coisas porque, sem eles, fica difícil
entender o mundo.
08 – Volte ao texto e
identifique os termos que foram usados para substituir as palavras:
a) Pessoas:
Gente, homens, indivíduos.
b) Objetos:
Coisas, maravilhas, preciosidades, surpresas.
09 – As palavras pessoas, gente, homens, indivíduos,
objetos, coisas, maravilhas, preciosidades, surpresas, usadas para nomear,
funcionam como substantivos. Elas foram empregadas para manter o assunto do
texto e evitar repetições desnecessárias. No texto “Festa”, que palavras foram usadas com essa mesma função para
substituir o substantivo dúvida?
As palavras
dificuldade, questão. Não basta que os alunos identifiquem e classifiquem os
substantivos. O importante é que eles percebam que os diferentes substantivos
são empregados para manter a continuidade temática, isto é, o assunto dos textos
e evitar repetições desnecessárias.
10 – Identifique no trecho
de Vidas secas reproduzido anteriormente substantivos que nomeiam
partes do corpo.
Ombros, ouvido,
olhos.
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