Tirinha: O que você quer ser quando crescer?
Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na
língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição
– São Paulo, 2016 – Moderna – p. 291.
Entendendo a tirinha:
01 – Por que o texto da
pergunta, no primeiro quadrinho, não apresenta um traço como nos demais?
Porque não é
uma fala da personagem da tirinha; é de alguém que não está em cena.
02 – Qual é a expectativa de
resposta para essa pergunta convencional?
Em geral, indica-se
uma profissão.
03 – Compare as pessoas e as
formas verbais usadas no segundo e no terceiro quadrinhos para caracterizar as
ações dos adultos. Em que elas diferem? O que explica essa diferença?
No segundo
quadrinho, a personagem emprega principalmente formas verbais relativas à 1ª
pessoa do plural (nós) para dizer que o grupo em que ela se inclui (as
crianças) perderá a inocência ao se tornar adulto. No terceiro, ela usa
formas que remetem à 3ª pessoa do plural (eles) ao referir-se aos adultos,
agora excluindo-se do grupo.
04 – A personagem da tira,
no segundo quadrinho, emprega a expressão a gente, mas faz a concordância
da maioria dos verbos com a 1ª pessoa do plural. Que efeito é obtido com esse
uso?
A fala torna-se mais coloquial e confirma
o traço infantil da personagem.
05 – Que significado tem, no contexto da tira, o
verbo encolher? Por que seu uso
é especialmente expressivo nesse caso?
Encolher, nesse
contexto, significa “diminuir, ficar menor”, dando a entender que o adulto
perde algumas de suas capacidades, como sugere a fala do segundo quadrinho. O
uso desse verbo é especialmente expressivo porque o opõe diretamente ao
verbo crescer, usado na formulação da pergunta inicial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário