Obra: Kape tawã (Ponte do jacaré)
Kape tawã (Ponte do
jacaré), de Isaka Huni Kuin, 2014 Http://climacom.mudancasclimaticas.net.br
Fonte: Língua
Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020
– editora Ática – p. 294-5.
Entendendo a obra:
01 – Você conhece artistas
indígenas? Quais? Que linguagem artísticas eles usam para se expressar?
Resposta pessoal
do aluno.
02 – Como você conheceu
esses artistas e suas obras?
Resposta pessoal
do aluno.
03 – Em sua opinião, há
visibilidade para esses artistas e suas obras? Por quê? Comente com os colegas.
Resposta pessoal
do aluno.
04 – Que sensações essa obra
desperta em você? A que temática você acha que ela se refere?
Resposta pessoal
do aluno.
05 – Descreva os principais
elementos da obra. Quais chamaram mais a sua atenção?
Os elementos que se destacam são o grande
jacaré ao centro, sobre o qual se encontram dois casais, um na parte de trás e
outro na da frente. Uma grande cobra, pintada em tons de vermelho e preto,
ocupa também a extensão da tela e confunde-se com a margem do rio em que está o
jacaré. A raiz que envolve a grande árvore central – e que serve de linha de
demarcação dos lados esquerdo e direito do desenho – também se parece com uma
cobra, dando vida, como uma seiva aparente, e sustentação à árvore frondosa. O
jacaré está abocanhando uma caça.
06 – A tradução do título da
obra, “Ponte do jacaré”, remete a um mito de origem importante dos Huni Kuin.
Entre suas interpretações possíveis, destaca-se a que relaciona os
deslocamentos humanos a acordos com os animais e a natureza. Levante hipóteses:
Por que o jacaré mítico permitiu que o ser humano andasse sobre suas costas?
Para andar sobre
suas costas, os seres humanos ofereceram comida ao jacaré, o que está figurado
no desenho pelo animal de caça; assim, fica acertado o acordo entre os seres
humanos, os animais e a natureza, pois, se os humanos não alimentarem o jacaré,
o animal poderá devorá-los – o que seria uma consequência natural.
07 – O professor indígena
Ibã Huni Kuin vincula a passagem simbolizada na obra à travessia feita há
milhares de anos por seres humanos pelo estreito de Bering, o que possibilitou
o povoamento das Américas. Busque informações em fontes confiáveis para saber
mais sobre essa travessia.
Sim, o fato de os
seres humanos andarem sobre um jacaré, a harmonia e a simetria dos elementos
pictóricos sugerem uma relação de respeito com a natureza.
08 – É possível dizer que a
convivência dos Huni Kuin com a natureza é harmônica? Justifique com elementos
da obra.
A participação em
coletivos artísticos pode ser uma forma importante de ativismo político e
social.
09 – Ao lado de outros
artistas, Isaka Huni Kuin faz parte de um coletivo chamado Movimento dos
Artistas Huni Kuin (MAHKU). Você acha que esse tipo de mobilização pode aumentar
a visibilidade dos artistas desse povo e de suas obras?
Resposta pessoal do aluno.
Obrigada por compartilhar conosco. Amei!
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