sábado, 27 de agosto de 2022

OBRA: KAPE TAWÃ (PONTE DO JACARÉ) - ISAKA HUNI KUIN - COM GABARITO

 Obra: Kape tawã (Ponte do jacaré)

 Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7lLO_OOB8cuGiCq0KSNNACKDlSFtaDYOZ9LNlpd7mxp61Qxp3T99m8U0c7cHs3RO93zvJ98YdU3P8VXmnCeLJTzc0A91dVMsFcUukTLUiMHsGQTlKkcS5FcBwMhQonjAKn7xALts11a5eV4_x7Kl971ID8lcBth-1SX4lFHZQL4YWvelKzQ9KtyQy/s1600/JACAR%C3%89.jpg
 

Kape tawã (Ponte do jacaré), de Isaka Huni Kuin, 2014 Http://climacom.mudancasclimaticas.net.br

Fonte: Língua Portuguesa – Estações – Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, São Paulo, 2020 – editora Ática – p. 294-5.

Entendendo a obra:

01 – Você conhece artistas indígenas? Quais? Que linguagem artísticas eles usam para se expressar?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Como você conheceu esses artistas e suas obras?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Em sua opinião, há visibilidade para esses artistas e suas obras? Por quê? Comente com os colegas.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Que sensações essa obra desperta em você? A que temática você acha que ela se refere?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Descreva os principais elementos da obra. Quais chamaram mais a sua atenção?

      Os elementos que se destacam são o grande jacaré ao centro, sobre o qual se encontram dois casais, um na parte de trás e outro na da frente. Uma grande cobra, pintada em tons de vermelho e preto, ocupa também a extensão da tela e confunde-se com a margem do rio em que está o jacaré. A raiz que envolve a grande árvore central – e que serve de linha de demarcação dos lados esquerdo e direito do desenho – também se parece com uma cobra, dando vida, como uma seiva aparente, e sustentação à árvore frondosa. O jacaré está abocanhando uma caça.

06 – A tradução do título da obra, “Ponte do jacaré”, remete a um mito de origem importante dos Huni Kuin. Entre suas interpretações possíveis, destaca-se a que relaciona os deslocamentos humanos a acordos com os animais e a natureza. Levante hipóteses: Por que o jacaré mítico permitiu que o ser humano andasse sobre suas costas?

      Para andar sobre suas costas, os seres humanos ofereceram comida ao jacaré, o que está figurado no desenho pelo animal de caça; assim, fica acertado o acordo entre os seres humanos, os animais e a natureza, pois, se os humanos não alimentarem o jacaré, o animal poderá devorá-los – o que seria uma consequência natural.

07 – O professor indígena Ibã Huni Kuin vincula a passagem simbolizada na obra à travessia feita há milhares de anos por seres humanos pelo estreito de Bering, o que possibilitou o povoamento das Américas. Busque informações em fontes confiáveis para saber mais sobre essa travessia.

      Sim, o fato de os seres humanos andarem sobre um jacaré, a harmonia e a simetria dos elementos pictóricos sugerem uma relação de respeito com a natureza.

08 – É possível dizer que a convivência dos Huni Kuin com a natureza é harmônica? Justifique com elementos da obra.

      A participação em coletivos artísticos pode ser uma forma importante de ativismo político e social.

09 – Ao lado de outros artistas, Isaka Huni Kuin faz parte de um coletivo chamado Movimento dos Artistas Huni Kuin (MAHKU). Você acha que esse tipo de mobilização pode aumentar a visibilidade dos artistas desse povo e de suas obras?

      Resposta pessoal do aluno.

Um comentário: