sábado, 13 de agosto de 2022

TIRINHA: SAPO VIRANDO PRÍNCIPE - FERNANDO GONSALES - INTERTEXTUALIDADE - COM GABARITO

 Tirinha: Sapo virando príncipe

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicWoRUMvM2DDrk1rQw2C_zZ4V5xt-_Fhe46oelrYjVosyc46peNuzsM2RuIgksxJZsAneTvKnZRwLy6pyQvldLz1Zj7-EQAq4ppsIWwXcgJ1lpAgtPfuEPzMzjWytDZ6nmd6Pz3rU2tl0NyKJUtIVmdzTo4FerYIO9OHI6kchJ6AjO1bFO5v0RKpF-/w390-h179/sapo.jpg

Fernando Gonsales. Níquel Náusea. Sapo virando príncipe.

Fonte: Língua Portuguesa – Se liga na língua – Literatura, Produção de texto, Linguagem – 2 Ensino Médio – 1ª edição – São Paulo, 2016 – Moderna – p. 350-1.

Entendendo a tirinha:

01 – A tira estabelece intertextualidade com uma história infantil tradicional. Qual?

      O conto de fadas “A princesa e o sapo”.

02 – A princesa recorreu à palavra bah! para expressar sua frustração. A que classe gramatical essa palavra pertence? Como o uso específico dessa classe se relaciona ao caráter apressado da princesa?

      Trata-se de uma interjeição, classe gramatical que expressa uma reação imediata, o que condiz com a ideia de que a princesa é apressada.

03 – O humor da tira se dá pela contraposição de dois campos distintos no que diz respeito à compreensão da transformação do sapo. Quais são eles? Como se caracterizam?

      A referência ao conto alude ao campo da ficção (ou magia), em que a transformação do sapo em príncipe seria imediata; e a referência à metamorfose do animal remete ao campo da ciência (ou realidade).

04 – A qual desses campos se vincula a conclusão do príncipe na última fala? Por quê?

      Ao campo da ciência, já que ele se refere à questão do estudo e do conhecimento teórico acerca dos sapos.

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