domingo, 7 de agosto de 2022

ARTIGO DE OPINIÃO: A PALAVRA - EDUARDO CARVALHO - COM GABARITO

Artigo de opinião: A Palavra

                              Eduardo Carvalho

     No princípio era o verbo. Depois vieram os substantivos, os adjetivos, os pronomes.

        E o homem começou a produzir discursos e a conquistar seu mundo por intermédio da palavra. Nominar para conhecer, conhecer para conquistar. E jamais houve arma mais poderosa do que a palavra.

        E o homem usou a palavra para continuar suas descobertas. Para perpetuar suas experiências. Para acumular seu conhecimento.

        E o homem usou a palavra para cativar amigos, para seduzir amantes, para celebrar comunhões.

        E o homem usou a palavra para conquistar fieis, para dominar territórios, para exercer o poder.

        E o homem criou novas palavras para velhas coisas. Traduziu-as para novos idiomas, diversificou-as na torre que buscava a própria palavra em sua origem.

        Mas a palavra sempre se impôs a qualquer homem. Sempre perdurou para além de qualquer discurso E onde já não há rosas, ainda seu nome perpetuado para além de sua efemeridade. E onde já não há existência, palavras renitentes ainda existindo.

         Ainda hoje, a palavra transformada em pulso eletrônico, em onda magnética, em pixel luminoso, concretiza-se na matéria etérea de significados da qual é feita.

        Dominá-la e entregarmo-nos ao domínio que nos impõe. Eis o sentido último do encanto, do jogo, da paixão e de nossa devoção e vicio. A palavra, vivida como profissão.

CARVALHO, Eduardo. Disponível em: http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Midia/A-Palaavra/12/11469. Acesso em: 23 nov. 2015.

              Fonte: Livro Língua Portuguesa – Trilhas e Tramas – Volume 1 – Leya – São Paulo – 2ª edição – 2016. p. 288-290.

Entendendo o artigo de opinião:

01 – Observe o título do texto e explique o uso da maiúscula no vocábulo Palavra.

      No contexto, o vocábulo palavra apresenta significado religioso. Palavra, grafada cm maiúscula, segundo a tradição judaico-cristã, remete à palavra de Deus, à palavra bíblica.

02 – Releia a primeira frase do texto:" No princípio era o verbo". Ela dá continuidade ao sentido do título? Por que?

      Sim. Essa frase também tem conotação religiosa, pois inicia um texto bíblico (evangelho de João). É interessante observar que verbo vem do latim (verbum) e seu significado original é palavra.

03 – A segunda frase do texto quebra a expectativa do leitor. Explique em que consiste essa quebra e o que ela acarreta para o entendimento do texto.

      Consiste no fato de que a segunda frase não segue a mesma linguagem de conotação religiosa. Quando se fala em verbo, o leitor espera que se trate de verbo no sentido religioso, porém ele segue citando classes gramaticais: substantivos, adjetivos, pronomes. Essa quebra mostra ao leitor que não se trata, na verdade, de um texto religioso.

04 – Os parágrafos seguintes do texto iniciam-se com a estrutura “E o homem...”. Que efeito a repetição dessa estrutura produz?

      Essa repetição dá ao texto um tom solene, de infinitude. Mostre aos alunos que essa estrutura também é própria do contexto litúrgico, religioso.

05 – Releia o segundo parágrafo e responda:

a)   Que ações começaram a ser praticadas pelo homem e que arma ele usou para praticá-las?

Produzir discursos e conquistar seu mundo, usando a palavra como arma.

b)   Você concorda que jamais houve arma tão poderosa quanto a palavra? Justifique.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A palavra, como instrumento de linguagem, funciona como mediadora das relações humanas. Por meio da palavra, firma-se um compromisso, decreta-se uma sentença, etc.

06 – Explique de que forma a humanidade, com a palavra, consegue continuar suas descobertas, perpetuar suas experiências, acumular seu conhecimento. Converse com os colegas e o professor sobre o assunto.

      Registrando essas descobertas, experiências e conhecimento em livros, jornais, revistas, internet, etc.

07 – No quinto parágrafo, há uma menção a dois tipos de poder que o homem pode exercer por meio da palavra. Quais são eles?

a)   Poder familiar.

b)   Poder religioso.     

c)     Poder de soberania. 

d)   Poder de sedução.

08 – Agora, no caderno, dê exemplos de como é possível, por meio das palavras:​

a)   Cativar amigos.

b)   Seduzir amantes.

c)   Celebrar comunhões.

      Resposta pessoal do aluno.

09 – Releia este trecho: “E o homem criou novas palavras para velhas coisas”. Veja a seguir exemplos de “novas palavras para coisas velhas”:

     Tiete --- fã;      Sofrência --- sofrimento;     Bombar --- repercutir.

a)   Dê outros exemplos de “novas palavras para coisas velhas”.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Ainda no sexto parágrafo, a qual passagem bíblica o texto faz referência?

Ao episódio da torre de Babel, que explica o surgimento das diversas línguas como castigo divino pela ambição dos homens que construíram uma torre para chegar ao céu.

10 – Até o 6° parágrafo, a palavra é retratada no texto como um instrumento que o homem tem para exercer o seu poder. A partir do 7°, como a palavra passa a ser caracterizada em relação ao homem?

      A palavra passa a ser considerada superior ao homem.

11 – Que palavra anuncia essa mudança de foco do texto?

      A palavra mas.

12 – Segundo o texto, que particularidade da palavra a torna superior ao homem?

a)   A efemeridade.

b)   A imortalidade.

c)   A beleza.

d)   A austeridade.

13 – Ao falar sobre pulso eletrônico, onda magnética e pixel luminoso, o autor faz referência:

a)   Ao significado das palavras.

b)   À beleza das palavras.

c)   Ao suporte das palavras.

d)   À utilidade das palavras.

14 – O último parágrafo do texto inicia-se com uma antítese. Explique qual é ela.

      Ao mesmo tempo em que devemos dominar a palavra nos deixar dominar por ela.

15 – Você se lembra do conselho de intertextualidade, que estudamos no capítulo anterior? Em “A Palavra”, a intertextualidade se constrói com alusões ao texto bíblico:

        “E no princípio era o verbo”.

        Além dessa alusão, são utilizadas outras estruturas linguísticas próprias do texto religioso:

        “Palavra”

        “E o homem...”.

        Agora, responda no caderno:

a)   Qual é o efeito de sentido decorrente dessas alusões?

Caracterizar a palavra, assunto do seu texto, como algo sagrado.

b)   Do que o leitor precisa para reconhecer no texto essa intertextualidade?

Ele precisa ter um conhecimento prévio sobre o texto bíblico.

16 – Releia o último parágrafo do texto:

        “Dominá-la e entregarmo-nos ao domínio que nos impõe. Eis o sentido último do encanto, do jogo, da paixão e de nossa devoção e vicio. A palavra, vivida como profissão.”

        Procure no dicionário os verbetes paixão, devoção e profissão e explique o significado dessas palavras no contexto do texto analisado.

      Paixão: martírio, sofrimento; Devoção: veneração, dedicação; Profissão: declaração pública de uma crença.

 

 

 


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