domingo, 8 de agosto de 2021

TIRINHA: AMAR É QUERER BEM - ALEXANDRE BECK - COM GABARITO

 Tirinha: Amar é querer bem



         
BECK, Alexandre. Armandinho, 14 jun. 2017. Disponível em:
https://bit.ly/2P17rEN. Acesso em: 17 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 34.

Entendendo a tirinha:

01 – Considerando apenas as imagens, faça uma descrição das cenas apresentadas na tirinha.

      No primeiro quadrinho, os personagens apresentam-se com uma gaiola, dando a impressão de que vão pegar e prender um passarinho. No segundo, mostram-se tirando as grades (barras verticais) da gaiola; no terceiro, usam a gaiola sem as grades para servir de refeitório para os passarinhos.

02 – Indique, entre as alternativas a seguir, a que traz um trecho contraditório, com o texto dessa tirinha.

a)   Existem outras que chamam de “meus” outros seres humanos, mas nenhuma vez sequer botaram os olhos sobre eles, e toda a sua relação com essas pessoas consiste em lhes causar mal.

b)   Essa descoberta me deixou profundamente impressionado e [...] levou-me a me tornar o malhado ensimesmado e sério que eu sou.

c)   O homem diz: “minha casa”, mas nunca mora nela, preocupa-se apenas em construí-la e mantê-la.

03 – Que tipo de predicado constitui a oração do primeiro quadrinho? Transcreva-o.

      Predicado nominal: não é egoísmo nem posse.

04 – Identifique e transcreva os predicativos do sujeito que se encontram nas orações do terceiro quadrinho.

      Querer bem ao outro; generosidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário