domingo, 1 de agosto de 2021

NOTÍCIA: NAVIO NEGREIRO NAUFRAGADO NO SÉCULO XVIII É ENCONTRADO NA ÁFRICA DO SUL - VEJA.COM. - COM GABARITO

 NOTÍCIA: Navio negreiro naufragado no século XVIII é encontrado na África do Sul

A embarcação deixou a África em 1794 com até 500 escravos que trabalhariam nos engenhos do Maranhão, mas afundou após 24 dias de viagem

01/06/2015

Pesquisadores encontraram no Cabo da Boa Esperança, região costeira da África do Sul, os vestígios de um navio negreiro português que naufragou com até 500 escravos a bordo. Nesta terça-feira, os membros do Museu de História e Cultura Afro-americanas da fundação Smithsonian, dos Estados Unidos, e do Museu Iziko, da África do Sul, realizarão uma cerimônia para confirmar a descoberta e honrar a memória dos 212 homens que morreram no acidente.

Segundo os registros históricos, a embarcação havia partido de Moçambique no dia 3 de dezembro de 1794 rumo ao Estado do Maranhão, onde os negros cativos deveriam ser vendidos para trabalhar nos engenhos de açúcar. O barco, cujo nome era São José Paquete África, naufragou após 24 dias de viagem.

O achado, segundo o jornal The New York Times, é fruto de mais de uma década de trabalho de pesquisadores que almejavam encontrar restos de qualquer navio negreiro que pudessem ajudar a contar melhor a história das mais de 12 milhões de pessoas que foram capturadas no continente africano e vendidas como escravas nas colônias europeias. Após anos de pesquisas, a descoberta começou a tomar forma em 2011, quando foram encontrados arquivos em que o capitão português Manuel João detalhava o que havia acontecido com a embarcação. O documento mostra que o navio tentou se aproximar da costa sul-africana para fugir de fortes ventos em alto-mar, mas se chocou contra pedras e ficou preso entre dois corais. A tripulação, ciente de como escravos eram valiosos na época, tentou salvá-los, mas somente a metade foi retirada com vida do navio.

(Disponível em: Veja.Com de 01/06/2015. Acesso em: 15/11/2015.

Fonte: Livro- Português: Linguagem, 2/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11.ed – São Paulo: Saraiva, 2016.p.183/184.

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Faventurasnahistoria.uol.com.br%2Fnoticias%2Fgaleria%2Fem-imagens-o-horror-do-navio-negreiro.phtml&psig=AOvVaw048S4LXCBTuOddSiHZXGb4&ust=1627916031473000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCICZ3_yJkPICFQAAAAAdAAAAABAD

 

Entendendo o texto

 

1. A notícia, assim como a entrevista, a reportagem e o editorial, é um gênero jornalístico.

a) Qual é o objetivo de uma notícia?

Relatar acontecimentos recentes, fatos novos que despertam o interesse do público em geral.

b) A que tipo de público uma notícia se dirige?

Ao público em geral.

2. Entre os gêneros jornalísticos, há aqueles que priorizam a informação e aqueles que priorizam o comentário. Os textos que priorizam a informação se ocupam de divulgar um fato novo, um acontecimento; os textos que priorizam o comentário se ocupam de expressar uma opinião, um julgamento.

a) De que a notícia se ocupa: de informação ou de comentário?

De informação.

b) A notícia em estudo confirma sua resposta à questão anterior?

Resposta pessoal. Sugestão: Sim.

3. Uma notícia geralmente compõe-se de duas partes: lead (lê-se “lide”) e corpo. O lead consiste normalmente no primeiro parágrafo da notícia e é a parte que apresenta um resumo feito em poucas linhas, no qual são fornecidas respostas às questões fundamentais do jornalismo: o que (fatos), quem (personagens/pessoas), quando (tempo), onde (lugar), como e por quê. Na notícia em estudo, identifique no primeiro parágrafo:

a) o fato principal;

 O encontro de vestígios do navio negreiro português São José Paquete África, que naufragou, e a cerimônia de confirmação do encontro e de homenagem às vítimas do acidente.

b) as pessoas ou instituições envolvidas;

Os pesquisadores do Museu de História e Cultura Afro-Americanas, dos EUA, e do Museu Iziko, da África do Sul; vítimas do naufrágio.

c) quando;

A cerimônia de confirmação do resultado das pesquisas e de homenagem às vítimas seria realizada em 2 de junho de 2015, referente ao naufrágio ocorrido em 1794.

d) onde;

Provavelmente nas instituições envolvidas e no local do acidente, na África do Sul.

e) por que o fato aconteceu.

Porque foram encontrados, depois de muitas pesquisas, artefatos que provam a ocorrência e indicam o local do naufrágio, provavelmente em razão de tempestades na região.

4. O corpo da notícia é a parte que apresenta o detalhamento do lead, fornecendo ao leitor novas informações em ordem cronológica ou de importância.

Na notícia em estudo:

a)   Que parágrafo constitui o corpo da notícia?

         O último parágrafo.

b) Que detalhes o corpo da notícia apresenta em relação a:

• tempo e finalidade da pesquisa;

Mais de uma década, para encontrar restos de navios negreiros e contar a história de mais de 12 milhões de africanos escravizados.

• documentos de apoio.

Arquivos em que o capitão português Manuel João detalha o ocorrido, com a fuga dos fortes ventos e o choque contra pedras e corais, resultando na morte de metade dos escravos a bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário