Carta de reclamação de defeito de produto
São Paulo, 10 de Outubro de 2018.
À empresa
Coconut Celular Technology Inc.
A/C do serviço de Atendimento ao
Cliente (SAC)
Al. Coqueiro, 1000, Vila das
Bananeiras, São Paulo – SP, CEP: 10333-180.
C/C Coconut Assistência Técnica Ltda.
C/C Loja Brasileira
Assunto:
Reclamação de defeito do produto
Senhores,
Em 17 de julho de 2018, adquirir um
celular Smartphone Coconut M5 na loja Brasileira, conforme cópia da nota fiscal
anexa, pagando R$ 585,75 em 10X no cartão de crédito. Ao receber o celular, ele
apresentou o seguinte defeito: tela travada. Entrei em contato com o gerente da
loja, Sr. José Martins, e recebi orientação para me dirigir diretamente à
assistência técnica autorizada do fabricante.
Na assistência técnica autorizada
Coconut Assistência Técnica Ltda., mesmo após os 30 dias indicados pelo Código
de Defesa do Consumidor para que o fornecedor resolva o problema, nada foi
feito. Lembro que o fabricante é solidariamente responsável, pois indicou a
assistência.
Diante do exposto, solicito desde já,
conforme me faculta o Código de Defesa do Consumidor no seu artigo 18,
parágrafo 1°, Inciso I.
I – A substituição do produto por outro
da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.
Dessa forma, fica esta empresa
notificada de que na falta de atendimento e solução à presente solicitação, no
prazo de 10 (dez) dias, a contar do recebimento desta, farei reclamação junto a
entidades de defesa do consumidor, e ainda poderão ser adotadas as medidas
judiciais cabíveis.
Aguardo sua resposta por escrito.
Atenciosamente
Assinatura_____________________________
Ana Paula Oliveira
Rua Carlos Vivaldi, 835, Vila Flávia,
São Paulo – SP, CEP: 03965-030.
Tel. (11)99950002, e
e-mail:ana.paula.oliv.37@email.com
Elaborada para fins didáticos
Entendendo a carta:
01 – Reproduza o quadro com
os elementos que compõem a carta de reclamação.
·
Local
e data: São Paulo, 10 de outubro de
2018.
·
Destinatários: Empresa Coconut Celular Technology Inc., com cópia para Coconut
Assistência Técnica Ltda. E Loja Brasileira.
·
Assunto: Reclamação de defeito do produto.
·
Vocativo: Senhores.
·
Contextualização: Em 17 de julho de 2018, a reclamante adquiriu um celular
smartphone Coconut M5 na Loja Brasileira; ao receber o celular, este apresentou
o seguinte defeito: tela travada.
·
Reclamação/solicitação: A loja pediu que a reclamante enviasse o produto à
assistência técnica, que não resolveu o problema. Solicitou, em seguida, a
substituição do produto, por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de
uso.
·
Fórmula
de finalização: Aguardo sua resposta
por escrito. Atenciosamente.
·
Assinatura/subscrição: Assinatura_____________________________
Ana Paula Oliveira
Rua Carlos Vivaldi, 835, Vila Flávia, São Paulo – SP, CEP:
03965-030.
Tel. (11)99950002, e e-mail:ana.paula.oliv.37@email.com
02 – Explique o objeto de
reclamação da carta.
A consumidora
comprou um celular que veio com defeito. Em vez de a loja trocar o produto,
pediu ao cliente que o levasse à assistência técnica, que nada resolveu.
03 – Qual é a solicitação
feita pela consumidora à empresa para resolver seu problema?
A consumidora
solicita a troca do celular por outro em perfeitas condições.
04 – Em qual direito
garantido ao consumidor a autora da carta se baseia?
Baseia-se no
artigo 18, parágrafo 1°, Inciso I, do Código de Defesa do Consumidor.
05 – Caso a empresa não
resolva o problema, que atitude a consumidora pode tomar? Explique.
Em caso de não
atendimento, a consumidora pode procurar o Procon de sua cidade e,
posteriormente, se necessário, entrar com processo na justiça.
06 – Em sua opinião, quais
informações são mais importantes nesse texto? Explique.
Resposta pessoal
do aluno.
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