domingo, 8 de agosto de 2021

CARTA DE RECLAMAÇÃO DE DEFEITO DE PRODUTO - COM GABARITO

 Carta de reclamação de defeito de produto


    
São Paulo, 10 de Outubro de 2018.

        À empresa

        Coconut Celular Technology Inc.

        A/C do serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)

        Al. Coqueiro, 1000, Vila das Bananeiras, São Paulo – SP, CEP: 10333-180.

 

        C/C Coconut Assistência Técnica Ltda.

        C/C Loja Brasileira

 

        Assunto: Reclamação de defeito do produto

        Senhores,

        Em 17 de julho de 2018, adquirir um celular Smartphone Coconut M5 na loja Brasileira, conforme cópia da nota fiscal anexa, pagando R$ 585,75 em 10X no cartão de crédito. Ao receber o celular, ele apresentou o seguinte defeito: tela travada. Entrei em contato com o gerente da loja, Sr. José Martins, e recebi orientação para me dirigir diretamente à assistência técnica autorizada do fabricante.

        Na assistência técnica autorizada Coconut Assistência Técnica Ltda., mesmo após os 30 dias indicados pelo Código de Defesa do Consumidor para que o fornecedor resolva o problema, nada foi feito. Lembro que o fabricante é solidariamente responsável, pois indicou a assistência.

        Diante do exposto, solicito desde já, conforme me faculta o Código de Defesa do Consumidor no seu artigo 18, parágrafo 1°, Inciso I.

        I – A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.

        Dessa forma, fica esta empresa notificada de que na falta de atendimento e solução à presente solicitação, no prazo de 10 (dez) dias, a contar do recebimento desta, farei reclamação junto a entidades de defesa do consumidor, e ainda poderão ser adotadas as medidas judiciais cabíveis.

        Aguardo sua resposta por escrito.

        Atenciosamente

                     Assinatura_____________________________

                           Ana Paula Oliveira

                           Rua Carlos Vivaldi, 835, Vila Flávia, São Paulo – SP, CEP: 03965-030.

                           Tel. (11)99950002, e e-mail:ana.paula.oliv.37@email.com

Elaborada para fins didáticos

Entendendo a carta:

01 – Reproduza o quadro com os elementos que compõem a carta de reclamação.

·        Local e data: São Paulo, 10 de outubro de 2018.

·        Destinatários: Empresa Coconut Celular Technology Inc., com cópia para Coconut Assistência Técnica Ltda. E Loja Brasileira.

·        Assunto: Reclamação de defeito do produto.

·        Vocativo: Senhores.

·        Contextualização: Em 17 de julho de 2018, a reclamante adquiriu um celular smartphone Coconut M5 na Loja Brasileira; ao receber o celular, este apresentou o seguinte defeito: tela travada.

·        Reclamação/solicitação: A loja pediu que a reclamante enviasse o produto à assistência técnica, que não resolveu o problema. Solicitou, em seguida, a substituição do produto, por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso.

·        Fórmula de finalização: Aguardo sua resposta por escrito. Atenciosamente.

·        Assinatura/subscrição: Assinatura_____________________________

                           Ana Paula Oliveira

                           Rua Carlos Vivaldi, 835, Vila Flávia, São Paulo – SP, CEP: 03965-030.

                           Tel. (11)99950002, e e-mail:ana.paula.oliv.37@email.com

02 – Explique o objeto de reclamação da carta.

      A consumidora comprou um celular que veio com defeito. Em vez de a loja trocar o produto, pediu ao cliente que o levasse à assistência técnica, que nada resolveu.

03 – Qual é a solicitação feita pela consumidora à empresa para resolver seu problema?

      A consumidora solicita a troca do celular por outro em perfeitas condições.

04 – Em qual direito garantido ao consumidor a autora da carta se baseia?

      Baseia-se no artigo 18, parágrafo 1°, Inciso I, do Código de Defesa do Consumidor.

05 – Caso a empresa não resolva o problema, que atitude a consumidora pode tomar? Explique.

      Em caso de não atendimento, a consumidora pode procurar o Procon de sua cidade e, posteriormente, se necessário, entrar com processo na justiça.

06 – Em sua opinião, quais informações são mais importantes nesse texto? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

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