Poema: Chão
Roseana Murray
Meu universo é um chão
de terra,
aí fermentam as palavras,
os símbolos, os sons
com que me unto
todos os dias para atravessar
a ponte entre a poesia e as horas.
(Poemas para ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva,
2011. p. 40.)
Fonte: Livro- Português:
Linguagem, 2/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11.ed – São
Paulo: Saraiva, 2016.p.170.
Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpixnio.com%2Fpt%2Fpaisagens%2Fterreno%2Flama-padrao-chao-chao-seco-deserto-o-solo-o-terreno-baldio&psig=AOvVaw0bOgupHB5ucRE6Fr_OtSdv&ust=1627913744301000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCND8p8qBkPICFQAAAAAdAAAAABAD
Entendendo
o poema
1. A que atividade o eu lírico do poema se dedica diariamente?
A fazer poesia, para o que utiliza palavras, símbolos, sons.
2. Identifique
as preposições empregadas no poema e o valor semântico de cada uma delas no
contexto.
de:
matéria; com: instrumento; para: fim; entre: lugar
3. A preposição para, além
do valor semântico de finalidade, também pode expressar:
• movimento em direção a um
ponto;
• lugar para onde se é
mandado;
• lugar para onde se vai com
a intenção de permanecer;
• direção ou sentido;
• objetivo, utilidade;
• tempo em que algo será
feito.
O que a preposição para destacada
em cada uma das frases a seguir expressa?
a) Prestou concurso para juiz.
objetivo, utilidade
b) O poeta foi degredado para a África.
Lugar para onde se é mandado
c)Partiu para os Estados Unidos.
lugar para onde se vai com a
intenção
d) Deixou as tarefas para o dia seguinte.
tempo em que algo será feito
e) Olhou para os lados.
direção ou sentido
f) Encaminhou-se para a porta.
movimento em direção a um
ponto
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