domingo, 8 de agosto de 2021

TELA: MENINO DE RUA - GILMAR FRAGA - COM GABARITO

 Tela: Menino de rua

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRW7m5iM6mtIWhxW3H4bIH7wTgrWtUAl2gwLpL6lKwngOS-tW21spciOxq9TgzOPspMN3iTatSWVO5XDM8A-MqhVOkLdw9nzrCRzZJMnfrKuX8LH6UDZZ5cTzoFrKXTUFMTBgII7zOzfA/s270/meninosss.jpg

Menino de rua, de Gilmar Fraga. Hidrocor, pastel seco e lápis de cor.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p.252.

Entendendo a tela:

01 – O que é possível observar na imagem?

      Um menino dorme no chão, no que parece ser uma calçada, segurando um pano vermelho. Ao lado dele há uma garrafa plástica. Ele está vestido apenas uma bermuda verde e tem a parte de cima do corpo descoberta. Ele tem pele morena e cabelos encaracolados e castanhos.

02 – Qual imagem e cores aparecem em primeiro plano e quais estão em segundo? Que efeitos de sentido são produzidos em decorrência da posição das coisas e das cores?

      Em primeiro plano está o menino adormecido, segurando um pano perto do rosto e com uma garrafa ao lado dele. Sua imagem foi pintada em um tom bege mais escuro que o usado para pintar o chão. Seu rosto tem um sombreado na testa feito pela sombra da garrafa. Algumas partes do seu corpo estão iluminadas como se houvesse sobre ele um poste de luz.

03 – Em sua opinião, qual é a crítica social retratada nessa tela. Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – As crianças e os adolescentes deveriam trabalhar? Qual é a sua opinião a esse respeito?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Pra você, de quem é a responsabilidade pela proteção de crianças e adolescentes?

      Resposta pessoal do aluno.




Nenhum comentário:

Postar um comentário