quinta-feira, 12 de agosto de 2021

CAPA E QUARTA CAPA: LIVRO ERINLÉ - ADILSON MARTINS - COM GABARITO

 Capa e quarta capa: livro Erinlé




Fonte de imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsCvBiYVMaVN6RRBmwUZSo52YiQsV0guNV1ZasuxMpXciGbck1aeKLl9-43uEuXZ6L6k6wiKzM-SorSrPsSYmJc2BIN3FOQXndG1S84ch4kKg9Np_QngVDNwIae0uyxLifaYQVqlSHmPE/s271/ERINL%25C3%2589.jpg

                                

 

    MARTINS, Adilson. Erinlé, o caçador e outros contos africanos. Rio de Janeiro: Pallas, 2009 (capa e quarta capa).

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 208.

Entendendo a capa:

01 – O que você vê na capa do livro?

      Na capa, há um homem negro com colares de contas e dentes, segurando uma lança. Ao fundo, há uma espécie de planície com árvores. A capa apresenta também o nome do livro (com uma espécie de lança enfeitando o título) e a indicação de que há outros contos além daquele que dá nome ao livro. Há também o nome do autor, da ilustradora e da editora (com logotipo).

02 – Descreva a quarta capa do livro.

      Na quarta capa, a imagem parece ser a continuação da capa com a parte de trás da lança e a mesma paisagem, com a inclusão de animais e pássaros voando. No alto, há um pássaro pousado em uma lança. A quarta capa apresenta também uma sinopse do conto que dá nome ao livro, além do nome e logotipo da editora.

03 – A ilustração da capa relaciona-se com a sinopse apresentada na quarta capa? Explique.

      Relaciona-se, pois descreve Erinlé como um caçador.

04 – Como o personagem Erinlé é apresentado na quarta capa? Você ficou com vontade de ler esse livro pela descrição?

      Erinlé é descrito como um caçador e um guerreiro mais forte e corajoso do que qualquer outro homem ou animal. Resposta pessoal do aluno.

05 – Releia a oração abaixo:

        “Erinlé já tinha derrotado um leão, uma hiena e uma serpente enorme, além de um homem gigantesco [...].”

        Essas histórias vêm da tradição oral, ou seja, foram contadas de geração em geração. Qual figura de linguagem é possível perceber no emprego da palavra destacada? Com que objetivo o autor emprega essa figura de linguagem nessa frase?

      A figura de linguagem é a hipérbole. O uso dessa palavra reforça de modo exagerado a bravura de Erinlé, suas qualidades como guerreiro.

 

 

2 comentários: