domingo, 1 de agosto de 2021

CRÔNICA: INIMIGOS - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

 CRÔNICA: INIMIGOS

                     Luís Fernando Veríssimo

     O apelido de Maria Teresa, para Norberto, era “Quequinha”. Depois do casamento, sempre que queria contar para os outros uma da sua mulher, o Norberto pegava sua mão, carinhosamente, e começava:

— Pois a Quequinha…

E a Quequinha, dengosa, protestava:

— Ora, Beto!

Com o passar do tempo, o Norberto deixou de chamar a Maria Teresa de Quequinha; se ela estivesse ao seu lado e ele quisesse se referir a ela, dizia:

— A mulher aqui…

Ou, às vezes:

— Esta mulherzinha…

Mas nunca mais de Quequinha.

(O tempo, o tempo. O amor tem mil inimigos, mas o pior deles é o tempo. O tempo ataca em silêncio. O tempo usa armas químicas.)

Com o tempo, Norberto passou a tratar a mulher por “Ela”.

— Ela odeia o Charles Bronson.

— Ah, não gosto mesmo.

Deve-se dizer que o Norberto, a esta altura, embora a chamasse de Ela, ainda usava um vago gesto da mão para indicá-la. Pior foi quando passou a dizer “essa aí” e apontar com o queixo.

— Essa aí…

E apontava com o queixo, até curvando a boca com um certo desdém.

(O tempo, o tempo. O tempo captura o amor e não o mata na hora. Vai tirando uma asa, depois a outra…)

Hoje, quando quer contar alguma coisa da mulher, o Norberto nem olha na sua direção. Faz um meneio de lado com a cabeça e diz:

— Aquilo…

(Novas comédias da vida privada. Porto Alegre: L&PM, 1996. p. 70-1.)

Fonte: Livro- Português: Linguagem, 2/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães, 11.ed – São Paulo: Saraiva, 2016.p.321-22.


Entendendo o texto

1. No início do casamento, Norberto e Maria Teresa tratam-se carinhosamente por Beto e Quequinha. Com o passar do tempo, entretanto, Beto vai mudando o tratamento dado à mulher: “A mulher aqui...”, “Esta mulherzinha...”, “Ela”, “Essa aí...” e “Aquilo...”. Observando a sequência de palavras com as quais ele passa a tratá-la, responda:

a) Que função desempenham nas frases as palavras que ele usa para se referir à mulher?

A de sujeito.

b) Grande parte dessas frases tem predicado explícito?

Não.

2. As palavras que o marido emprega para referir-se à mulher apresentam uma gradação.

a) O diminutivo em Quequinha tem o mesmo valor semântico que o empregado em mulherzinha?

Não; na primeira palavra, o diminutivo acrescenta ao substantivo o valor de afeição, carinho; na segunda, tem valor pejorativo.

b) Na expressão A mulher aqui, o substantivo mulher foi empregado, de acordo com o contexto, no sentido de pessoa do sexo feminino, em oposição a homem, ou em oposição a marido?

Em oposição a homem.

c) Se essa palavra fosse empregada em oposição ao outro termo, que determinante deveria acompanhá-la?

O pronome possessivo minha.

d) Que atitude o marido demonstra ter em relação à esposa ao empregar o pronome pessoal ela?

Uma atitude de distanciamento.

e) Como você sabe, os pronomes demonstrativos transmitem informações sobre a proximidade ou distanciamento de certo objeto demonstrado em relação ao locutor.

• Ao se referir à mulher, o locutor primeiramente utiliza o pronome essa e depois o pronome aquilo. O que essa alteração revela quanto ao relacionamento do casal?

Que marido e mulher estão gradativamente se distanciando um do outro. Ao empregar essa aí, o marido ainda considera a esposa um pouco próxima de si, pois esse pronome indica algo próximo da pessoa com quem se fala. Ao empregar aquilo, que indica algo distante da pessoa que fala, o locutor mostra o distanciamento dele em relação à esposa.

• Os demonstrativos neutros (isto, isso, aquilo) não são normalmente empregados em referência a pessoas. No entanto, o marido se refere à mulher empregando um deles — aquilo. O que esse fato revela?

Que a mulher se tornou para ele um objeto apenas. Nesse contexto, o pronome tem um valor semântico de desprezo, intolerância, etc.

3. Ao longo dos anos, o marido vai dispensando à mulher formas de tratamento cada vez mais degradantes. Apesar disso, nas frases a mulher sempre ocupa a função de sujeito. Como se sabe, o sujeito é um dos termos essenciais da oração.

a) Existe coerência entre o destaque dado à mulher nas frases e o destaque que o marido lhe dá no casamento?

Não.

b) O texto procura comprovar a tese de que o tempo corrói o amor. Considerando o relacionamento entre Maria Teresa e Norberto, levante hipóteses: Por que o casamento se mantém?

Resposta pessoal. Sugestão: Embora não exista amor, o casal pode estar mantendo o casamento por outras razões: por comodismo, pelos filhos, para dar satisfação à sociedade, etc.

 

Um comentário: