quinta-feira, 12 de agosto de 2021

QUADRINHOS: VICIADOS EM LIVROS DO MUNDO - FRED DI GIACOMO - COM GABARITO

 Quadrinhos: Viciados em livros do mundo


Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhkGg8_k5r7q1ilRUHj_3uYN_jF7vPqvhmMNTj7Bv2yW8beH0mioegoBQefvuCSzccSlJ3N8dyAxHqylafNwhRwVNjQJVBOn9soalfIFtAZfFZS2OHMS3TGYrvB9BF8hBGqDyviQOpjhLM/s265/LIVROS.jpg

DI GIACOMO, Fred. Viciados em livros do mundo, uni-vos! 22 fev. 2013. Disponível em: https://bit.ly/2D6WKhm. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 184.

Entendendo os quadrinhos:

01 – Como são os personagens desses quadrinhos? Que ação é realizada na sequência das imagens?

      São pessoas todas iguais, porém uma questiona e as outras três respondem.

02 – Que crítica é feita nesses quadrinhos?

      O gosto, para muitas pessoas, de adquirir livros, independentemente de os ler.

03 – Qual é a função das expressões mas e ainda não?

      Mas e ainda não são elementos de coesão que estabelecem relação de contrariedade à resposta dos demais personagens sobre querer um livro novo.

04 – A que se refere o pronome isso? Qual é a função desse pronome?

      O pronome isso se refere à contradição apresentada pelo personagem do quadrinho anterior. Isso estabelece relação entre partes do texto, com a substituição de toda a ideia apresentada pelo outro personagem.

05 – Substitua os pontos de exclamação por pontos de interrogação e leia as orações. Essa substituição mudaria o sentido do texto ou o tornaria sem sentido? Explique.

      A oração Mais um livro novo! Poderia ter sentido em outro contexto, mas não nesse. As demais orações não teriam nenhum sentido. A substituição dos pontos de exclamação por pontos de interrogação, além de não estabelecer coesão entre as demais partes do texto, comprometeria a coerência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário