sábado, 14 de agosto de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): NAQUELA MESA - SÉRGIO BITTENCOURT - COM GABARITO

 MÚSICA(Atividades): “Naquela mesa”

                                                    Elizeth Cardoso/Sérgio Bittencourt

Naquela mesa ele sentava sempre

E me dizia sempre o que é viver melhor

Naquela mesa ele contava histórias

Que hoje na memória eu guardo e sei de cor

Naquela mesa ele juntava gente

E contava contente o que fez de manhã

E nos seus olhos era tanto brilho

Que mais que seu filho

Eu fiquei seu fã

 

Eu não sabia que doía tanto uma mesa no canto

Uma casa um jardim se eu soubesse o quanto dói a vida

Essa dor tão doída não doía assim

Agora resta uma mesa na sala

Que hoje ninguém mais fala no seu bandolim

Naquela mesa tá faltando ele e a saudade dele

Tá doendo em mim

Sérgio Bittencourt. Naquela mesa. Interpretado por Elizeth Cardoso.

Em: Disco de ouro (LP), 1974.

Entendendo o texto

1.) Na estrofe da letra de canção, o pronome “naquela” é usado para enfatizar:

(  ) uma memória relativa a um objeto e a um espaço ocupados pelo eu lírico no passado.

(  ) a existência de um objeto que, apesar de estar no mesmo espaço em que está o eu lírico da canção, encontra-se fisicamente distante dele.

(X ) uma memória relativa a um objeto e a um espaço ocupados pela pessoa a quem o eu lírico se refere na canção.

2) De acordo com o contexto, quem é a pessoa recordada pelo eu lírico da estrofe da canção?

A pessoa recordada pelo eu lírico da canção é o pai.

3) Que pronome pessoal foi usado para se referir a essa pessoa? Classifique-o.

O pronome pessoal usado para referir-se à pessoa recordada é “ele”, pronome pessoal do caso reto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário