sábado, 14 de agosto de 2021

EPISÓDIOS DO PROGRAMA: NOSSA LÍNGUA - REDE CULTURA - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

 EPISÓDIOS DO PROGRAMA: “Nossa Língua”, veiculado pela Rede Cultura:

(Fragmento)

No quinto episódio da temporada 2011 do “Nossa Língua”, veiculado pela Rede Cultura de televisão, Tininha é uma atendente de telemarketing que usa gerúndios a torto e a direito.

Felipe, um cliente que precisa consertar um aparelho eletrônico, irrita-se com frases como “o senhor gostaria de estar registrando uma reclamação”, “em que eu poderia estar ajudando o senhor”, “eu não vou poder estar ajudando”, “eu vou estar transferindo sua ligação” ou “eu vou poder estar repetindo as informações”.

Solange Martins. Uso do gerúndio. Disponível em:<http://tvcultura.cmais.com.br/nossalingua/socorro-lingua-portuguesa/uso-do-gerundio>.Acesso em: 13 abr. 2015.

ENTENDENDO O TEXTO

1) Do ponto de vista da construção verbal, por que Felipe se irrita com o modo de falar de Tininha? Justifique sua resposta com base no contexto apresentado.

Felipe irrita-se com o modo de falar de Tininha porque ela flexiona na forma nominal do gerúndio todos os verbos que indicam ação.

A construção verbal empregada pela atendente, conhecida como gerundismo, caracteriza-se por utilizar a forma nominal gerúndio para se referir a uma ação futura como se ela estivesse em processo no momento de sua ocorrência.

2) No contexto, por que o uso da flexão dos verbos empregada por Tininha é inadequada?

É inadequado porque o gerúndio deve ser usado para indicar ações que ocorrem no exato momento da fala e não para exprimir uma continuidade de uma ação que se realizará ou poderá se realizar no futuro.

3) Considerando as respostas anteriores, reescreva nas linhas a seguir as falas da personagem Tininha, tornando-as adequadas:

O senhor gostaria de deixar uma reclamação?/ Em que eu posso/poderia ajudá-lo?/ Eu não vou poder (ou eu não posso) ajudá-lo/ Vou transferir sua ligação./ Vou repetir (ou repetirei) as informações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário