sábado, 14 de agosto de 2021

POEMA: O MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA - MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

 POEMA: O menino que carregava água na peneira

  Manoel de Barros

 

Tenho um livro sobre águas e meninos.

Gostei mais de um menino que carregava água na peneira.

A mãe disse que carregar água na peneira

Era o mesmo que roubar um vento e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.

A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água

O mesmo que criar peixes no bolso.

O menino era ligado em despropósitos.

Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.

A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio.

Manoel de Barros. Poesia completa. São Paulo: Leya Brasil, 2010. p. 460.

Entendendo o texto

1) Como a primeira pessoa do discurso pode ser identificada no poema? Justifique sua resposta.

A primeira pessoa do discurso no poema corresponde ao pronome pessoal do caso reto “eu” e pode ser identificada nos dois primeiros versos do poema pela terminação dos verbos “ter” e “gostar”, que indicam a quem pertence a voz manifestada na composição.

2) Considerando o contexto do poema, é possível afirmar que “a mãe” no 3o, 5o e último versos se refere:

( x ) a uma pessoa de quem o eu lírico fala.

( ) a uma pessoa com quem o eu lírico fala.

Por quê?

“A mãe” é uma pessoa de quem ou sobre quem o eu lírico do poema fala, pois o eu lírico não estabelece um diálogo direto com “a mãe” na composição, apenas registra a interação dela com “o menino”.

3) De acordo com o contexto do poema, reescreva o último verso substituindo “a mãe” e “o menino” pelos pronomes adequados.

Ela reparou que ele gostava mais do vazio do que do cheio.

4) Se retirássemos do poema o verso que você escreveu em sua resposta anterior e o apresentássemos sozinho ele teria sentido? Justifique sua resposta.

Não, pois nesse caso os pronomes pessoais foram utilizados para substituir nomes citados anteriormente no poema, isto é, em um determinado contexto. Sem a leitura dos versos anteriores seria impossível, no entanto, saber a quem se referem.

 

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