domingo, 8 de agosto de 2021

CHARGE: TRABALHO INFANTIL - (NANI) - COM GABARITO

 Charge: Trabalho infantil – (NANI)


Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJuhKVFUY9evbSc8_LUHmnqZJqtKIsUVfAhVcGYL4TMZUcDfS59Z-kPCt4z3fASFbBxXYZdZIyTVKM7kCF-Ibb0c9-i-Ln16J9_KZEKtHCX6iIPv9cU4JyPU5BLUiNh61knYqCvukbirA/s242/INFANTILLL.png

                               NANI. Trabalho infantil. 3 jun. 2013. Disponível em: https://bit.ly/2JOC27A. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 259.

Entendendo a charge:

01 – O que você vê na imagem?

      Um adulto conversando com uma criança, afirmando que ela está brincando, e ela reafirmando duas vezes que está trabalhando.

02 – Sobre o que trata a charge? Que crítica social ela apresenta?

      A charge estabelece uma crítica ao problema da exploração do trabalho infantil.

03 – Qual o sentido que o verbo brincar assume na charge? Qual o outro sentido que esse verbo possui?

      O verbo brincar está assumindo na charge o sentido irônico de uma expectativa do enunciador, de que a afirmação da criança seja mentira, que ela esteja “brincando” no sentido de afirmar algo que não é verdade. Entretanto, o tom de surpresa é para demonstrar que o próprio enunciador está espantado com a afirmação da criança, mas sabe que ela não está mentindo. O outro sentido que o verbo possui é o seu sentido literal, ou seja, de recreação. No contexto do tema trabalho infantil, há o contraste entre “trabalhar” e “brincar”, por isso pode-se considerar que se estabelece nesse caso, uma antítese.

Um comentário: