FILME(ATIVIDADES: O Menino que Descobriu o Vento | Resenha Crítica
O roteiro do filme se passa
numa pequena aldeia africana, cujos habitantes tiram a sua subsistência da
agricultura. Quando a colheita não se revela suficiente para prover o sustento
de todos, devido às mudanças climáticas na região, o povoado passa a sofrer com
problemas de ordem econômica, de cunho político e também social, na medida em
que as famílias têm que conviver com a fome e, consequentemente, com a
violência.
O Menino que Descobriu o
Vento enfoca, particularmente, a família Kamkwamba, cujo patriarca,
Trywell (Chiwetel Ejiofor), além de possuir uma ética pessoal admirável, deseja
algo melhor para seus filhos, tendo investido pesado na educação deles. Quando
vê a luta de seu pai para vencer a crise pela qual o povoado passa, William
(Maxwell Simba) decide colocar em prática uma ideia que ele teve quando passava
o tempo lendo livros na biblioteca da escola na qual ele estudava (e que teve
que abandonar devido ao fato do pai não ter mais condições de bancar seus
estudos): construir uma torre de energia eólica, de forma a poder consertar uma
bomba de água e gerar o que faltava para que a plantação dos grãos da aldeia
pudesse germinar.
Assim, temos a grande beleza
por trás da mensagem contida em O Menino que Descobriu o Vento. Na medida
em que as estações passam e as dificuldades se apresentam, a saída que a aldeia
encontra vem justamente do poder transformador da educação, a qual tem a
capacidade de modificar realidades e de criar oportunidades. Sem dúvida, a
história de William tem muito a nos ensinar. E o diretor estreante Chiwetel Ejiofor
conseguiu extrair o máximo da história que desejava contar.
01 – O filme “O menino que
descobriu o vento “expõe fortes questões sociais, quais são elas?
Desigualdade social, violência, fome,
autoritarismo, corrupção política e social.
02 – Comente a importância
da escola e do conhecimento na vida do pequeno William Kamkuamba. Faça um
paralelo com os dias atuais.
Foi através dos estudos que William mudou
a vida de toda uma aldeia. Infelizmente atualmente procura-se quem quer
estudar, pois há uma desvalorização da educação pelos governantes.
03 – Exemplifique com cenas
do filme as seguintes afirmações:
- A oportunidade está em
todo lugar (Resposta pessoal)
Sugestão: “...no momento em que William e
seu amigo iam quebrar a bicicleta do professor que namorava sua irmã, percebeu
que se pedalasse a bicicleta a lâmpada acendia...”
- Arriscar-se é uma questão
de sobrevivência (Resposta pessoal)
Sugestão: “...quando o pai de William
deixa ele pegar a bicicleta e cortá-la para fazer o moinho de vento...”
- Força de vontade amplia as
chances de sucesso (Resposta pessoal)
Sugestão: “...a persistência, mesmo
diante das dificuldades em montar o moinho com peças de sucatas...”
- Não se pode desencorajar
por uma resposta negativa (Resposta pessoal)
Sugestão: “...mesmo diante do não de seu pai, ele não desistiu de
montar o moinho...”
- Recursos importam mas
determinação supera qualquer obstáculo (Resposta pessoal)
“...com sucatas ele monta o moinho de
vento...”
04 – O que mais chamou sua
atenção no filme? Justifique sua escolha.
Resposta pessoal do aluno.
05
– O filme conta a história do menino que em meio às tantas dificuldades da vida
encontrou uma solução para os problemas da família e da comunidade. Qual moral
a história deixa para nós telespectadores?
Resposta pessoal do
aluno. Sugestões:
“Deus é como o vento que
tudo toca.”
“Pelos frutos conheceremos a árvore.”
“Se não arriscar, não saberá como vai
ser.”
06 – Escolha uma sequência
protagonizada pelo personagem principal do filme, analise e explique qual a sua
motivação dramática. O que sua motivação tem a ver com o tema do filme?
·
A princípio o William consertava o rádio das pessoas da aldeia;
·
Depois foi para a escola de ensino médio;
·
Por falta de pagamento das mensalidades, foi expulso da escola;
·
Estudava na biblioteca escondido do diretor;
·
Devido a fatores climáticos, primeiro a inundação e depois a seca, o
povo da aldeia começa a passar fome;
·
O chefe da aldeia por discursar a favor de seu povo, apanha dos
seguranças do presidente e vem a falecer;
·
Ele descobre que com o dínamo ele poderia montar o moinho de vento;
·
Faz uma pequena réplica junto com seus amigos, e ela funciona;
·
Apresenta essa réplica para seu pai, o qual não acredita que pode
dar certo e quebra-a;
·
Diante da fome que o povoado passava a mãe de William conversa com
seu marido sobre todas as perdas que já teve e o leva a refletir sobre suas
atitudes em não aceitar as ideias do filho;
·
Finalmente aceita que o William corte sua bicicleta para fazer o
moinho de vento;
·
Todos do povoado ajudam a William a fazer o moinho de vento e ele
jorra água.
07 – Explique qual a motivação dramática do protagonista?
A fome do povo de sua aldeia, devida a seca.
08 – Qual é o cenário do filme?
O
cenário é uma pequena aldeia africana Malawi, cujos habitantes tiram a sua
subsistência da agricultura.
09 – O filme nos faz questionar o porquê de o sistema de
ensino ser tão injusto. Que trecho do filme mostra isso?
O
menino é expulso da escola por não conseguir pagar as mensalidades.
10 – Segundo o texto, qual foi a causa da seca no Malawi?
Quais as consequências disso?
A
causa são as mudanças climáticas na região, o povoado passa a sofrer com
problemas de ordem econômica, de cunho político e também social. A medida em
que as famílias têm que conviver com a fome e, consequentemente, a violência.
11 – Para o protagonista do filme, qual era a única
oportunidade de mudar de vida?
Indo
para a escola.
12 – Qual foi a atitude do menino quando ele não pode
mais ir para a escola?
Ele decide aprender sozinho. Em uma pequena
biblioteca local, aprende sobre engenharia e energia eólica.
13 – O que o menino fez que mudou a vida dos moradores de
sua aldeia?
Ele
constrói um sistema de moinho e de bombeamento de água que transforma a vida
dos moradores de sua aldeia.
14 – Segundo os relatos do menino, qual é a causa das
mudanças climáticas no Malawi?
O desmatamento.
15 – Copie o trecho do texto que mostra que o
desmatamento ocorre muitas vezes para suprir a necessidade de sobrevivência.
Na
maioria dos países da África Subsaariana, mais de 90% das pessoas estão sem
eletricidade e usam lenha para cozinhar e se aquecer.
No
Malawi, esse número é ainda maior.
16 – Por que o protagonista se interessou pelos moinhos
de vento?
Porque eles eram usados para bombear água e gerar energia.
17 – Como o protagonista construiu seu primeiro moinho de
vento?
Com
sucata de metal como peças antigas de bicicletas e tratores.
18 – Qual era a função do primeiro moinho de vento que
William construiu para sua comunidade?
Alimentava quatro lâmpadas e bombeava água para irrigação.
19 – O que mais chamou sua atenção no filme? Justifique
sua escolha.
Resposta pessoal.
https://atividadesdiversasclaudia.blogspot.com/2019/07/atividade-interdisciplinar-de-geografia.html
Obrigado
ResponderExcluirMuito bem elaborado. Obrigada por disponibilizar e contribuir com o conhecimento.
ResponderExcluirObrigado, Deus abençoe.
ResponderExcluirOBRIGADO
ResponderExcluir