domingo, 8 de agosto de 2021

CAMPANHA: NÃO DÊ ESMOLA, PROMOVA A CIDADANIA - COM GABARITO

 Campanha: Não dê esmola, promova a cidadania



Não dê esmola, promova a cidadania. Prefeitura de Dourados, 4 jul. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2TzxDtn. Acesso em: 15 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 9º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 22.

Entendendo a campanha:

01 – Observe o cartaz acima que ilustra uma notícia de 7 de julho de 2018 sobre uma campanha realizada na cidade de Dourados (MS). Qual é o objetivo dessa campanha?

      Combater a mendicância nas ruas de Dourados, inserindo crianças e adolescentes nessa situação numa rede de proteção e sensibilizando a sociedade sobre a importância de não dar esmolas.

02 – Descreva as imagens que ilustram o cartaz da campanha, considerando o primeiro plano e o plano de fundo.

      No primeiro plano, vemos uma mão em vermelho com o dizer “não dê esmola” e exprimindo um gesto de “pare”. A cor vermelha normalmente está associada a sangue, denotando energia, guerra, perigo, força, poder, determinação, etc. O vermelho, no cartaz, pode ter sido usado para reforçar o perigo que o ato de dar esmola representa. Ao fundo, vemos crianças aparentemente saudáveis, alegres e sorrindo, o que pode ser interpretado como uma forma de levar o leitor a depreender que as crianças podem ter um futuro promissor, sem pobreza e sem necessidade de mendigar em decorrência de ações como a proposta pela campanha.

03 – De acordo com o texto da campanha, a atitude de dar esmolas “perpetua o ciclo da pobreza”. O que você pensa sobre isso?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Considerando o tempo decorrido entre a publicação da reportagem e da foto que a acompanha (agosto de 1979) e a data de lançamento de uma campanha que trata do combate à mendicância (julho de 2018), em Mato Grosso do Sul, responda:

a)   O que é possível inferir sobre o problema da “mendicância” nesse estado?

É possível inferir que, mesmo decorrido todo esse tempo, o problema da mendicância no Mato Grosso do Sul não foi superado, o que suscita a promoção de políticas públicas no sentido de combate-lo.

b)   Esse problema é específico de um estado ou se estende aos demais estados brasileiros? Explique.

O problema da mendicância se estende a todos os estados brasileiros, onde ainda existem milhares de pessoas em situação de pobreza ou de extrema pobreza, o que as leva fatalmente a praticar a mendicância.

 

9 comentários: