quinta-feira, 12 de agosto de 2021

LENDA: A HISTÓRIA DE CHICO REI - THEOBALDO MIRANDA SANTOS - COM GABARITO

 Lenda: A história de Chico Rei

              Theobaldo Miranda Santos

        Um rei negro da África foi derrotado em combate e feito prisioneiro. O vencedor destruiu as aldeias, as plantações e os rebanhos do vencido. Depois, reuniu o rei, a rainha, os príncipes e os chefes guerreiros da nação derrotada, e os vendeu a todos, como escravos, para o Brasil.

        Chegando ao Novo Mundo, o rei negro foi comprado, com sua mulher, filhos e alguns vassalos, por um proprietário de minas de ouro. Marcharam a pé para Minas Gerais. O rei, de calças de algodão, o busto nu, caminhava à frente dos escravos, de cabeça erguida, como se fosse ainda o soberano daquela gente.

        Ficaram todos em Vila Rica. O rei negro foi batizado com o nome de Francisco. Mas os outros escravos, que o respeitavam e admiravam, chamavam-no Chico Rei. Perseverante e obstinado, o negro trabalhava nas minas, sem pausa nem descanso. A bateia, em suas mãos duras e fortes, agitava-se sem cessar, como se fosse uma máquina. Os outros escravos, seus antigos guerreiros, seguiam o exemplo do rei. De modo que torrentes de pepitas de ouro jorravam das mãos daqueles trabalhadores incansáveis, enriquecendo, cada vez mais, o seu senhor.

        Anos e anos de trabalho e privações permitiram a Chico Rei juntar o dinheiro necessário para sua alforria e a de sua mulher.

        Continuando a economizar, Chico Rei libertou seus filhos e, em seguida, os vassalos que o haviam acompanhado na escravidão. Mais tarde, conseguiu comprar um pedaço de terra na Encardideira. Quando foi revolvê-lo para a plantação, descobriu uma mina de ouro. E Chico Rei ficou rico, aumentando o grupo de escravos libertados que o seguiam e veneravam. Usando manto de veludo e coroa de ouro, Chico Rei era aclamado nas festas de Nossa Senhora do Rosário, como um verdadeiro soberano.

        Em sua volta, dançavam, cantavam negros e negras, entusiasmados com o garbo e o luxo de seu chefe. No dia 6 de janeiro de cada ano, saía da Encardideira um cortejo monumental de negros, trajados de seda e enfeitados de ouro, como se fosse um Reino da África, bailando nas ruas de Vila Rica, em louvor da Padroeira dos Escravos. À frente, vinham Chico Rei, a rainha, suas filhas e damas de honra, todas com as carapinhas empoadas de ouro.

        Quando terminava a festa, a rainha e suas vassalas banhavam a cabeça na pia de pedra que há no Alto da Cruz. No fundo da pia, ficava, brilhando, todo o ouro que enfeitara os penteados das negras. Esse ouro era utilizado para libertar outros escravos. Por isso, em Minas Gerais, ninguém esquece Chico Rei, o negro soberano, generoso e heroico, que venceu o destino, conquistou a liberdade e concorreu, com o melhor do seu esforço, para a grandeza e a prosperidade da boa terra que o acolheu.

SANTOS, Theobaldo Miranda. Lendas e mitos do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2004.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 200-3.

Entendendo a lenda:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Bateia: recipiente de fundo cônico usado em garimpo.

·        Carapinha: cabelo muito crespo.

·        Garbo: elegância, distinção.

·        Obstinado: firme, persistente, tenaz, inflexível.

·        Perseverante: persistente, constante, firme, que permanece.

·        Vassalo: título dado ao subordinado de um soberano, de um rei.

02 – Releia o primeiro parágrafo:

        Um rei negro da África foi derrotado em combate e feito prisioneiro. O vencedor destruiu as aldeias, as plantações e os rebanhos do vencido. Depois, reuniu o rei, a rainha, os príncipes e os chefes guerreiros da nação derrotada, e os vendeu a todos, como escravos, para o Brasil.”

a)   Que costume frequente na África até o século XIX é apresentado nesse trecho?

O costume de aprisionar ou escravizar pessoas da nação derrotada em combate, inclusive reis, príncipes e chefes guerreiros.

b)   Pesquise outros povos europeus e asiáticos que tinham a mesma prática. Depois, combine com o professor para apresentar o que pesquisou aos colegas.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Qual é a origem dos personagens mencionados na lenda que foram vendidos para serem escravizados no Brasil?

Os personagens eram africanos.

03 – Como era a vida de Chico Rei em seu país de origem?

      Na África, Chico era rei, vivia com sua mulher e filhos e tinha vários vassalos.

04 – Leia o texto a seguir.

        Depois de capturados e negociados com os mercadores europeus, os africanos apresados sofriam várias punições físicas e eram submetidos a diversas privações. A falta de alimento era uma terrível tática pela qual os traficantes buscavam viabilizar o controle dos africanos submetidos. Quando alimentados, os africanos recebiam uma débil dieta composta por carne seca, farinha de mandioca e arroz.

        Com o passar do tempo, a exposição do corpo àquela situação degradante acabava transformando os porões do navio negreiro em um foco disseminador de epidemias. O escorbuto era uma das doenças mais facilmente contraídas, em razão da carência de vitamina “C” na alimentação dos tripulantes. [...]

        O medo de uma revolta de escravizados dentro de uma embarcação era muito grande. No longo período em que permaneciam juntos, muitos africanos passavam a se solidarizar e tramar planos de rebelião contra seus algozes.

        [...]

SOUSA, Rainer. O transporte dos escravos. Alunos on-line, Goiânia. Disponível em: https://bit.ly/2OutD9R. Acesso em: 15 ago. 2018.

·        Agora releia o trecho abaixo de “A história de Chico Rei”:

“Chegando ao Novo Mundo, o rei negro foi comprado, com sua mulher, filhos e alguns vassalos, por um proprietário de minas de ouro. Marcharam a pé para Minas Gerais.”

a)   Como os africanos escravizados chegaram ao Brasil?

Chegaram de navio.

b)   O que você pensa sobre o modo como essas pessoas eram tratadas? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Mesmo feito escravo, assim como seus vassalos, qual era a postura de Chico Rei ao marchar a pé para Minas Gerais?

Caminhava à frente dos africanos escravizados de cabeça erguida, como se fosse ainda o soberano daquela gente.

05 – Qual foi a atitude de Chico Rei para conquistar sua liberdade?

      Durante anos e anos, Chico trabalhou sem descanso, juntando dinheiro para comprar sua carta de alforria.

06 – Que fama Chico Rei conquistou em Minas Gerais? Por quê?

      A fama de um herói generoso e soberano, que conquistou a liberdade e contribuiu para a grandeza e prosperidade da terra que o acolheu.

07 – Releia outro trecho da lenda.

        “[...] Perseverante e obstinado, o negro trabalhava nas minas, sem pausa nem descanso. A bateia, em suas mãos duras e fortes, agitava-se sem cessar, como se fosse uma máquina. Os outros escravos, seus antigos guerreiros, seguiam o exemplo do rei. [...]”

        [...]

        “Continuando a economizar, Chico Rei libertou seus filhos e, em seguida, os vassalos que o haviam acompanhado na escravidão. Mais tarde, conseguiu comprar um pedaço de terra na Encardideira. Quando foi revolvê-lo para a plantação, descobriu uma mina de ouro. E Chico Rei ficou rico, aumentando o grupo de escravos libertados que o seguiam e veneravam.”

a)   O que a postura de Chico Rei revela sobre seus valores e atitudes?

Chico Rei continuou a se comportar com um rei, dando exemplo aos seus súditos e criando estratégias para libertar sua família e vassalos da escravidão.

b)   Por que Chico Rei continuou a libertar outros africanos escravizados?

Porque Chico Rei era solidário e generoso.

08 – Pesquise na internet ou em livros de História: Há registros históricos da existência de Chico Rei?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O único registro é uma nota de rodapé, sem nenhuma comprovação documental, escrita por Diogo de Vasconcelos, em seu livro História antiga de Minas, de 1904.

09 – Agora, releia mais um trecho da lenda:

        “Ficaram todos em Vila Rica. O rei negro foi batizado com o nome de Francisco. Mas os outros escravos, que o respeitavam e admiravam, chamavam-no Chico Rei.”

a)   Que cidade hoje é Vila Rica em Minas Gerais? Se houver necessidade, pesquise na internet ou em livros de História.

Hoje, a cidade de Vila Rica tem o nome de Ouro Preto.

b)   Pesquise na internet ou nos livros de História: Por que os africanos escravizados tinham seus nomes modificados? Que consequência essa atitude pode ter causado aos registros da nossa história?

Resposta pessoal do aluno.

 

       



 

Um comentário: