domingo, 29 de agosto de 2021

REPORTAGEM: MAIORIA DOS BRASILEIROS UTILIZOU CRÉDITO POR IMPULSO EM FEVEREIRO - LEONARDO GUIMARÃES - COM GABARITO

 Reportagem: Maioria dos brasileiros utilizou crédito por impulso em fevereiro

          Pesquisa revelou que a média para o período foi de três compras parceladas por consumidor. Levantamento também apontou o tipo de crédito mais recusado

POR LEONARDO GUIMARÃES - 14 DE MAIO DE 2018

        O crédito é uma boa opção para quem precisa parcelar ou financiar alguma compra. Porém, os cartões, cheques pré-datados ou crediários podem se tornar um inimigo para quem se perde no planejamento. Uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostrou que seis em cada dez brasileiros fizeram compras por impulso usando o crédito em fevereiro.

        Os itens mais comprados fora do planejamento foram roupas, calçados e acessórios, com 19% das aquisições. Em segundo lugar aparecem as compras em supermercados (17%). Logo em seguida na lista estão os perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%). Entre as mulheres, o destaque foi a aquisição de peças de vestuário e acessórios (23%). A compra de produtos eletrônicos ficou em primeiro lugar entre os homens (13%).

Número de parcelas

        A pesquisa mostrou que muitos consumidores não avaliam o impacto de uma compra no orçamento antes de parcelar. Cerca de 15% dividem a aquisição no maior número possível de prestações, independentemente do valor. Já 18% optam pela menor quantidade de parcelas disponíveis. Outros 31% afirmam que levam em consideração a alternativa com um número de prestações que mais se encaixa a sua realidade financeira.

        Em fevereiro, 38% dos brasileiros realizaram alguma compra parcelada. A média foi de três compras a prazo por consumidor. Entre quem dividiu, a média ficou entre cinco e seis prestações.

Rejeição

        O levantamento do SPC e da CNDL também revelou quais foram os meios de pagamento que mais foram recusados nos estabelecimentos. O primeiro do ranking é o crediário, com 33% das compras rejeitadas. Com 29% das negativas, o cheque pré-datado não ficou muito atrás. Cerca de 24% dos consumidores não tiveram sucesso ao tentar pagar com o cartão de crédito. Já 21% das rejeições aconteceram quando o cliente tentou usar o cheque à vista.

        O canal de venda que oferece mais opções de crédito é a internet, na visão dos entrevistados. Um terço (33%) dos consumidores afirmou que o e-commerce estimula novas compras por oferecer mais possibilidades de parcelamento. Os outros tipos de estabelecimentos citados pelos entrevistados como locais que facilitam a divisão do valor da compra são as lojas de departamento (23%), supermercados (13%) e shopping centers (12%).

Metodologia

        Foram ouvidos 910 consumidores de ambos os gêneros, todas as classes sociais e pessoas acima de 18 anos nas 27 capitais. A margem de erro é de no máximo 3,2 pontos percentuais.

  GUIMARÃES, Leonardo. Maioria dos brasileiros utilizou crédito por impulso em fevereiro. Consumidor Moderno, maio 2018. Disponível em: https://bit.ly/2PFuyJp. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 224-6.

Entendendo a reportagem:

01 – Releia o título e o subtítulo da reportagem.

Maioria dos brasileiros utilizou crédito por impulso em fevereiro

Pesquisa revelou que a média para o período foi de três compras parceladas por consumidor. Levantamento também apontou o tipo de crédito mais recusado

a)    Que fato pode ser identificado pelo título e subtítulo?

A impulsividade da maioria de consumidores brasileiros nas compras a crédito.

b)    Quais decorrências desse fato a reportagem parece abordar?

A média de três compras parceladas por consumidor e o tipo de crédito mais recusado.

c)    O que significa a expressão “por impulso” nesse contexto? Consulte um dicionário, se considerar necessário.

Sem pensar, sem reflexão, sem planejamento.

d)    Que tempo verbal é utilizado no título e subtítulo? Por que o autor da reportagem fez essa escolha?

Foi utilizado o pretérito perfeito, porque se trata de uma pesquisa sobre fato ocorrido três meses antes.

02 – Releia o primeiro parágrafo da reportagem, no qual se encontra o lide, e responda:

a)   Quem realizou o levantamento? Quando foi realizado?

O levantamento foi realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) das compras feitas em fevereiro de 2018.

b)   Quais dados a pesquisa mostrou?

A pesquisa mostrou que seis em cada dez brasileiros fizeram compras por impulso usando o crédito em fevereiro.

c)   Em sua opinião, por que foi realizada a pesquisa?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Leia atentamente alguns dados da pesquisa.

        “Os itens mais comprados fora do planejamento foram roupas, calçados e acessórios, com 19% das aquisições. Em segundo lugar aparecem as compras em supermercados (17%). Logo em seguida na lista estão os perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%). [...]”.

a)   Do que tratam esses dados?

Tratam dos itens mais comprados fora do planejamento, ou seja, por impulso.

b)   Produza um gráfico de barras, com cores diferentes e legenda, no qual se possam visualizar esses dados.

Resposta pessoal do aluno.

04 – Identifique no texto os dados de parcelamento de compras e responda:

a)   Qual a conclusão mostrada pela pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro nas compras parceladas?

A pesquisa mostrou que muitos consumidores não avaliam o impacto de uma compra no orçamento antes de parcelar.

b)   Produza um gráfico em formato de pizza, usando cores diferentes e legenda, no qual se possam visualizar os dados sobre parcelamento.

Resposta pessoal do aluno.

c)   Qual foi a média de consumidores brasileiros que parcelaram as compras e a média de parcelas?

Em fevereiro, 38% dos brasileiros realizaram alguma compra parcelada. A média foi de três compras a prazo por consumidor. Entre quem dividiu, a média ficou entre cinco e seis prestações.

05 – Reproduza o quadro e preencha-o com dados sobre rejeição de crédito nas compras.

Tipos de crédito             -      Dados sobre rejeição

Crediário                          -      33% das compras rejeitadas.

Cheque pré-datado          -      29% das compras rejeitadas.

Cheque à vista                 -      21% das compras rejeitadas.

Cartão de crédito             -      24% tiveram cartão rejeitado.

06 – Reproduza o quadro e preencha-o com os dados da metodologia usada na pesquisa apresentada pela reportagem.

Consumidores entrevistados = 910 consumidores.

Gêneros = ambos os gêneros.

Classes sociais = todas as classes sociais.

Faixa etária = pessoas acima de 18 anos.

Local = 27 capitais do Brasil.

Margem de erro = 3,2 pontos porcentuais.

07 – Sobre a oferta de mais opções de crédito, a qual conclusão chegou o estudo? Você concorda com a justificativa dada pelos consumidores ouvidos? Explique.

      O canal de venda que oferece mais opções de crédito é a internet, na visão dos consumidores. Um terço (33%) dos consumidores afirmou que o e-commerce estimula novas compras por oferecer mais possibilidade de parcelamento. Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

 

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