QUADRO/TELA: AS PENEIRADORAS DE TRIGO
Observe atentamente o quadro seguinte, de Gustave
Courbet, pintor francês que introduziu o Realismo na pintura.
Entendendo o texto
1. A propósito do ambiente
retratado no quadro, responda:
a) Como ele se caracteriza?
Trata-se de um
ambiente simples, talvez um cômodo de uma casa destinado ao processo de seleção
e armazenagem do trigo.
b) Trata-se de um ambiente
próprio da zona rural ou da zona urbana? Justifique sua resposta com elementos
do quadro.
Da zona rural,
pois o trigo é recém-colhido. O título da pintura reforça essa ideia.
a) O que elas estão fazendo?
Elas estão
trabalhando, peneirando o trigo.
b) Levante hipóteses: Que
vínculos pode haver entre elas?
Resposta pessoal.
O mais provável é que pertençam à mesma família (mãe, filha e filho), mas
também é possível que pertençam à mesma comunidade.
c) Para elas, o que
representa o trigo?
Representa o resultado
de um trabalho e, ao mesmo tempo, garantia de sobrevivência.
3. As primeiras telas de
Courbet escandalizaram os salões de arte parisienses, por causa dos temas que
abordavam, até então inéditos.
a) Na hierarquia social, que
posição ocupavam as personagens retratadas no quadro?
Ao lado dos operários,
que viviam nas cidades, os camponeses formavam a camada mais humilde da
população.
b) Apesar da condição social
das personagens, o quadro desperta algum sentimento de piedade ou compaixão nos
espectadores?
Ao contrário, as
personagens expressam dignidade e altivez, como se elas se orgulhassem do
trabalho que fazem.
4. Certa vez perguntaram a
Courbet se ele era capaz de pintar um anjo. E ele respondeu: “Jamais poderei
pintar um anjo, porque nunca vi nenhum”.
a) Qual é o princípio
realista presente nessa resposta do pintor?
O princípio da objetividade,
isto é, o projeto de retratar a realidade como ela é.
b) Na sua opinião, o quadro
põe em prática esse princípio realista? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal.
Sugestão: Em arte, não existe objetividade total. Apesar disso, comparando a
pintura de Courbet com as pinturas do Romantismo, pode-se dizer que predomina a
objetividade nesse quadro.
5. Observe as cores em
destaque no quadro. Que relação elas têm com o tema abordado pelo pintor?
As cores ocre e
vermelho sugerem o trigo e a terra, respectivamente, reforçando a atmosfera
telúrica, natural, campestre. Sugerem energia, força, disposição.
6. Em primeiro plano,
destaca-se uma moça.
a) O que sugerem os
movimentos dela?
Ela representa a
força de trabalho dos camponeses ou dos trabalhadores em geral, sua grandeza,
seu poder de transformação da natureza.
b) Interprete: O que a moça
representa nesse quadro?
Ela representa a
força de trabalho dos camponeses ou dos trabalhadores em geral, sua grandeza,
seu poder de transformação da natureza.
7. Um dos traços do Realismo
é a crítica social.
Considerando-se o contexto
da época, o quadro faz uma crítica à sociedade de então? Justifique sua
resposta.
Resposta pessoal.
Sugestão: Indiretamente sim, pois, ao fazer o elogio da vida humilde e digna
dos trabalhadores, o quadro acaba por fazer uma crítica à vida luxuosa dos
salões frequentados pela burguesia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário