domingo, 1 de agosto de 2021

QUADRO: AS PENEIRADORAS DE TRIGO - GUSTAVE COURBET - COM GABARITO

 QUADRO/TELA: AS PENEIRADORAS DE TRIGO

Observe atentamente o quadro seguinte, de Gustave Courbet, pintor francês que introduziu o Realismo na pintura.

                             As peneiradoras de trigo (1854), de Gustave Courbet.

 Entendendo o texto

1. A propósito do ambiente retratado no quadro, responda:

a) Como ele se caracteriza?

Trata-se de um ambiente simples, talvez um cômodo de uma casa destinado ao processo de seleção e armazenagem do trigo.

b) Trata-se de um ambiente próprio da zona rural ou da zona urbana? Justifique sua resposta com elementos do quadro.

Da zona rural, pois o trigo é recém-colhido. O título da pintura reforça essa ideia.

 2. Observe as personagens que compõem a cena.

a) O que elas estão fazendo?

Elas estão trabalhando, peneirando o trigo.

b) Levante hipóteses: Que vínculos pode haver entre elas?

Resposta pessoal. O mais provável é que pertençam à mesma família (mãe, filha e filho), mas também é possível que pertençam à mesma comunidade.

c) Para elas, o que representa o trigo?

Representa o resultado de um trabalho e, ao mesmo tempo, garantia de sobrevivência.

3. As primeiras telas de Courbet escandalizaram os salões de arte parisienses, por causa dos temas que abordavam, até então inéditos.

a) Na hierarquia social, que posição ocupavam as personagens retratadas no quadro?

Ao lado dos operários, que viviam nas cidades, os camponeses formavam a camada mais humilde da população.

b) Apesar da condição social das personagens, o quadro desperta algum sentimento de piedade ou compaixão nos espectadores?

Ao contrário, as personagens expressam dignidade e altivez, como se elas se orgulhassem do trabalho que fazem.

4. Certa vez perguntaram a Courbet se ele era capaz de pintar um anjo. E ele respondeu: “Jamais poderei pintar um anjo, porque nunca vi nenhum”.

a) Qual é o princípio realista presente nessa resposta do pintor?

O princípio da objetividade, isto é, o projeto de retratar a realidade como ela é.

b) Na sua opinião, o quadro põe em prática esse princípio realista? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal. Sugestão: Em arte, não existe objetividade total. Apesar disso, comparando a pintura de Courbet com as pinturas do Romantismo, pode-se dizer que predomina a objetividade nesse quadro.

5. Observe as cores em destaque no quadro. Que relação elas têm com o tema abordado pelo pintor?

As cores ocre e vermelho sugerem o trigo e a terra, respectivamente, reforçando a atmosfera telúrica, natural, campestre. Sugerem energia, força, disposição.

6. Em primeiro plano, destaca-se uma moça.

a) O que sugerem os movimentos dela?

Ela representa a força de trabalho dos camponeses ou dos trabalhadores em geral, sua grandeza, seu poder de transformação da natureza.

b) Interprete: O que a moça representa nesse quadro?

Ela representa a força de trabalho dos camponeses ou dos trabalhadores em geral, sua grandeza, seu poder de transformação da natureza.

7. Um dos traços do Realismo é a crítica social.

Considerando-se o contexto da época, o quadro faz uma crítica à sociedade de então? Justifique sua resposta.

Resposta pessoal. Sugestão: Indiretamente sim, pois, ao fazer o elogio da vida humilde e digna dos trabalhadores, o quadro acaba por fazer uma crítica à vida luxuosa dos salões frequentados pela burguesia.

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