quarta-feira, 4 de agosto de 2021

NOTÍCIA: QUASE 90% DOS PROFESSORES NÃO TINHAM EXPERIÊNCIA COM AULAS REMOTAS.... - COM GABARITO

 Leia a notícia abaixo e depois faça as seguintes atividades.

Quase 90% dos professores não tinham experiência com aulas remotas antes da pandemia; 42% seguem sem treinamento, aponta pesquisa.

 Levantamento da UFMG e CNTE mostra cenário preocupante e a dificuldade do poder público em dar resposta neste momento emergencial e garantir a isonomia do acesso à educação, afirma coordenadora do estudo.

 Uma pesquisa sobre o trabalho dos professores da rede pública durante a pandemia, a qual o G1 teve acesso, aponta que 89% não tinha experiência anterior à pandemia para dar aulas remotas e 42% dos entrevistados afirmam que seguem sem treinamento, aprendendo tudo por conta própria. Para 21%, é difícil ou muito difícil lidar com tecnologias digitais. Os resultados mostram a dificuldade dos professores em lidar com a nova realidade, e o esforço pessoal para transmitir a aprendizagem aos estudantes durante a emergência de saúde provocada pelo coronavírus.

Entendendo o texto

  O texto foi publicado em um “site” de grande circulação nacional e internacional. Nele, podemos encontrar várias notícias interessantes, e uma delas é essa acima, muito atual e que gerou polêmica no meio educacional. De acordo com sua leitura e interpretação, responda:

1- O que a notícia rebate, ou seja, mostra-nos sobre o posicionamento dos professores da rede pública em relação às novas formas de chegar até o ao aluno por causa da pandemia?

Rebate sobre o acesso dos professores em utilizar os meios tecnológicos a seu favor, pois a maioria deles, segundo a pesquisa feita pelo G1 aponta que 89% não tinham experiência anterior para dar aulas remotas e 42% seguiram sem treinamento, aprendendo tudo por conta própria, e 21% acham difícil ou muito difícil lidarem com as tecnologias digitais.

 2- Marque um X na alternativa que apresente a finalidade do gênero notícia:

A) Apresentar opinião de especialista sobre assunto relevante para a sociedade.

B) Informar fatos e acontecimentos recentes de relevância local, nacional e internacional

C) Narrar uma história que envolve conflito inicial, momento de maior tensão e desfecho.

D) Crítica de acontecimentos atuais.

3- Marque um X na alternativa que apresente as partes composicionais de uma notícia:

A) Título, subtítulo, lide, corpo da notícia, fotos com legenda.

B) Título e organização em versos e estrofes.

C) Título e textos organizados em tópicos.

D) Título, lista de componentes e procedimentos de tarefas.

4- Explique as diferenças entre a notícia radiofônica e a notícia em podcast na internet?

Ambas são veiculadas por áudio, no entanto, a notícia radiofônica é dada ao vivo, podendo ser repetida na estação de rádio, durante a programação, e a notícia em podcast é gravada em formato MP3, postada em sites e blogs e pode ser ouvida, retomada e consultada a qualquer hora.

 

5- Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto noticiando um fato possível de ser retratado pela foto abaixo.



Sua notícia deverá conter letras com fontes e tamanhos diferentes, principalmente no título. Não esqueça de empregar os elementos que compõem uma notícia.

Resposta pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário