quinta-feira, 19 de agosto de 2021

FILME(ATIVIDADES): MÃOS TALENTOSAS, A HISTÓRIA DE BEN CARSON - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): MÃOS TALENTOSAS, A HISTÓRIA DE BEN CARSON

Dirigido por Thomas Carter e produzido pela Sony Pictures, Mãos talentosas – A história de Ben Carson conta a trajetória de Benjamin Carson, diretor do departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins.

 SINOPSE

 O filme mostra dois momentos: Ben já adulto com a dúvida se faria uma cirurgia nunca antes feita, a de separar gêmeos siameses unidos pela cabeça; e Ben criança, quando de fato é contada a história dele até sua decisão de fazer a cirurgia.

Menino pobre, negro, filho de mãe separada e analfabeta, Ben era um aluno com baixíssimo rendimento, que sofria preconceito por parte de seus colegas e que se achava completamente incapaz de ser e conseguir algo na vida, entretanto, sua mãe, maior incentivadora do futuro neurocirurgião, faz de tudo para que ele acredite em seu potencial e é quando ela se depara com a biblioteca de seu patrão, que percebe o que poderia ajudá-lo a mudar seu futuro.

Assim, o menino é obrigado pela mãe a ir para biblioteca ler dois livros por semana, o que o faz descobrir a Literatura, pois a partir daí ele passa a ser um leitor assíduo dos livros. Logo o desenvolvimento de Ben melhora significativamente na escola seguindo para sua entrada em Yale, uma universidade de prestígio nos EUA até ele chegar ao Hospital Antony Hopkins, onde ele passa, anos mais tarde, a ser considerado um dos melhores neurocirurgiões do mundo.

Logo, podemos perceber como a Literatura é capaz de fazer transformações. Ela faz com que Ben transforme seu futuro e sua imagem sobre si mesmo, fazendo com que aquele menino que se achava “burro” e incapaz, se transformasse em um neurocirurgião reconhecido por seus trabalhos pioneiros.

Mãos talentosas – A história de Ben Carson é um ótimo filme para servir de exemplo e motivação e para mostrar o poder e a força que a Literatura pode ter e de como os pais podem e devem incentivar seus filhos a ler.

 Fonte:http://www.emdialogo.uff.br/content/resenha-do-filme-mãos-talentosas-história-de-ben-carson. In: http://estudantepesquisa.blogspot.com/2013/10/resenha-e-atividade-sobre-o-filme-maos.html

 

Atividade sobre o filme MÃOS TALENTOSAS, A HISTÓRIA DE BEN CARSON

1)Leia as informações sobre Ben Carson quando criança.

Analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

(  ) Menino pobre, negro, filho de mãe separada e analfabeta, ele era um aluno de baixíssimo rendimento escolar, sofria preconceito por parte de seus colegas e se achava incapaz de ser e conseguir algo na vida.

(  ) Menino de classe média, negro, filho de um casal tradicional, ia muito bem na escola e era o aluno que se destacava na sala de aula.

(  ) Incentivado por sua mãe, Ben Carson passa a frequentar a biblioteca e ler dois livros por semana, o que fez melhorar muito o seu rendimento escolar.

A sequência correta é

A) V, F, F.

B) V, V, F.

C) V, F, V.

D) V, V, V.

 

2) A sua mãe mesmo sendo analfabeta contribuiu para o desenvolvimento de Ben Carson. O que ela fez para impulsionar o interesse do filho?

                A) Ela obrigou Ben a ir a biblioteca ler dois livros por semana, fazendo o descobrir a Literatura, a partir daí ele passa a ser um leitor assíduo dos livros, melhorando o seu desenvolvimento na escola.

                B) Ela deixou Ben livre para estudar como quisesse, pois acreditava que ele já teria autonomia o suficiente para tomar suas próprias decisões.

                C) Ela não incentivou Ben a ler, pois acreditava que ele não tinha potencial.

                D) Ben não gostava de ler e mesmo assim, então a sua mãe não insistiu para que ele se esforçasse nos estudos.

 

3) Geralmente as pessoas escolhem o que querem ser no futuro ainda crianças, através dos sonhos, da imaginação, e muitas vezes tendo os adultos como referência. Como Ben Carson escolheu a sua profissão?

                A) A mãe de Ben queria que o filho fosse médico, por isso ele escolheu essa profissão.

                B) Ben escolheu ser médico somente quando foi para a faculdade.

                C) Ben não escolheu nenhuma profissão e quando adulto, realizou trabalhos informais para sustentar a si mesmo e sua família.

                D) Ben escolheu o que queria ser a partir do momento em que imaginou sendo médico em situação missionária.

 

4) Qual o nome do hospital em que Ben Carson passa a ser considerado um dos melhores neurocirurgiões do mundo?

                A) O Hospital Antony Hopkins.

                B) Johns Hopkins Hospital.

                C) UCLA Medical Center.

                D) Mayo Clinic.

 

5) No filme, Ben mostra-se em dúvida sobre se fazia ou não uma cirurgia nunca antes feita. Que cirurgia foi essa?

                A) A remoção de tumores na cabeça de uma criança.

                B) A de separar gêmeos siameses unidos pela cabeça.

                C) A retirada de Hérnia inguinal em uma criança.

                D) A amigdalectomia, conhecida como cirurgia da garganta.

 

6) O filme mostra a importância dos pais incentivarem os seus filhos a ler. Como você ver isso na realidade atual?

     Resposta pessoal.

 

            7) As lições que o filme passou, pode contribuir no seu desenvolvimento?

                 Em que sentido?

                 Resposta pessoal.

 

2 comentários:

  1. Uma ótima atividade para se desenvolver por exemplo no dia a consciência Negra. Grato pelo apoio.

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima atividade, e um excelente resumo do filme, mas deveriam deixar as resposta no final das atividades para as pessoas tentarem acertar as questões

    ResponderExcluir