quinta-feira, 12 de agosto de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO: ESSENCIAL E SUPÉRFLUO - MEU BOLSO FELIZ - COM GABARITO

 Artigo de opinião: Essencial e supérfluo

        Essencial: o que é necessário, indispensável.

        Supérfluo: que ultrapassa a necessidade, que é mais do que se necessita; desnecessário.

        Na definição do Dicionário Houaiss, é muito fácil compreender a diferença entre esses dois termos. Mas, na vida prática, a história é outra. E, em relação ao consumo, isso se torna ainda mais complexo. Na sociedade atual, o consumo passou a ditar padrões e comportamentos, estabelecendo uma valorização do TER em relação ao SER.

        Por isso mesmo, em algum momento da vida do adolescente, ter o último modelo de celular vai ser algo essencial. E você, como pai, tem o desafio de mostrar a ele que aquele celular NÃO é essencial à vida dele: essencial é ele ter afeto, poder ser acolhido, contar com a família, ter amigos, poder comer, beber, exercitar sua cidadania.

        A proposta não é que você tenha uma atitude de excluir o consumo da vida da família. A perspectiva que você deve mostrar ao seu filho é que o consumo é, sim, relevante – é legal comprar um celular, uma calça nova etc. – mas esses objetos não são essenciais à vida dele.

        Confissões de uma consumidora compulsiva

        Veja o que as pessoas pensam sobre comprar.



Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLamX_eHIbhppQ4sXxBMKStXaAMcfnSuNpyV6K8nvHNmWxI3Y4cXpVNGshJi_3XKAXdFVsMdU29nuEBf2huBVdujngk0alsWBZE-2LUcOXOGP6UCRxAdqJRDwEP9SgoshnG6GyiIbd4Nc/s458/superfluo.jpg

        Fique atento ao desperdício, aos gastos exagerados, às compras desnecessárias, ao valor que se atribui a marcas e grifes, que são formas de usar mal o dinheiro que você ganha. 

DICA

“Educar para o consumo” – Cássia D’Aquino e Maria Tereza Maldonado

Neste livro, as duas autoras abordam o consumo crescente entre as crianças e o papel dos pais para frearem o consumismo.

                      ESSENCIAL e supérfluo. Meu bolso feliz. Disponível em: https://bit.ly/2OusShh. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p.228-9.

Entendendo o adolescentes:

01 – Releia o primeiro parágrafo e responda:

a)   Qual é a tese apresentada sobre o consumo na sociedade atual?

Na sociedade atual, o consumo passou a ditar padrões e comportamentos, estabelecendo uma valorização do TER em relação ao SER.

b)   Que argumento de autoridade é utilizado para apresentar a tese?

As definições do dicionário Houaiss de “essencial” e “supérfluo”.

02 – Que posicionamento é explicitado quando se fala da educação financeira do adolescente? Para quem é direcionado o texto?

      Segundo o texto, o desafio é mostrar ao adolescente que ter objetos não é essencial à vida dele, mas, sim, ter afeto, acolhimento, contar com a família, ter amigos, poder comer, beber e exercitar sua cidadania. Esse texto é direcionado aos pais.

03 – Quais argumentos de exemplificação são usados ao longo do texto para sustentar o posicionamento apresentado?

      Que ter o último modelo de celular ou a calça da moda não é essencial à vida do adolescente.

04 – Em relação ao comportamento do consumidor, qual é a diferença entre a abordagem da reportagem e a do artigo de opinião?

      Na reportagem, o perfil do consumidor é traçado pelos objetos, pelas formas de pagamento, pelo número de compras parceladas. No artigo, há uma análise mais existencialista e comportamental do consumidor, especialmente o adolescente.

05 – Para estabelecer a relação entre a reportagem e esse artigo, releia os dois textos, tome nota das principais informações e argumentos e elabore um resumo de cada um deles.

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Releia o infográfico que acompanha o artigo.

a)   Descreva o que você vê na imagem.

Uma mulher jovem, deitada num divã, com olhos fechados e a mão levada à cabeça. Ao seu lado, um homem mais velho, sentado numa cadeira e escrevendo num caderno. Ao lado, vários círculos com porcentagem de pessoas com comportamentos que expressam impulsividade nas compras.

b)   Qual é a relação entre os elementos visuais e verbais do infográfico?

No balãozinho de fala, a mulher confessa ao psicólogo ou psiquiatra que não consegue controlar o impulso de comprar. Os demais balõezinhos mostram dados relacionados ao comportamento compulsivo em comprar.

c)   Qual é a relação entre o infográfico, o artigo? Explique.

O artigo trata do fato de as pessoas não diferenciarem o ter do ser, usando as compras como forma de suprir questões existenciais. O infográfico mostra dados sobre o comportamento do consumidor que compra por impulso ou de forma compulsiva.

07 – Releia os dados que aparecem no infográfico e responda:

a)   Você ou alguém próximo já apresentaram algum desses comportamentos como consumidor? Comente.

Resposta pessoal do aluno.

b)   No infográfico, em que lugar a consumidora compulsiva procura ajuda? O que precisa ser feito, em sua opinião, para a mudança do comportamento do consumidor que compra por impulso? Explique.

No infográfico, a consumidora busca ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Resposta pessoal do aluno.

 

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Vdd tmb me ajudou bastante ☺️☺️💙💙💙💙💙💙💙

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  2. Oi sou a Iara e eu amei essa fonte Obrigada por me ajudar muito obrigada 💗

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    1. Se não fosse essa fonte eu não teria passado na minha atividade 👏😸 obringaaaaaaaaaaaaaa ameiieeeeeeee

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  3. me ajudou muito mais na minha cabeça nao vem nada na 5

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