domingo, 8 de agosto de 2021

TIRINHA: OS MULLETS - DOUGLAS ZIMMERMANN - DEFESA DO CONSUMIDOR - COM GABARITO

 Tirinha: Os Mullets


Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAq1vcLJZbTxYLuNfQWVnwQ3jh_qrFX2hhYyxF7i6rqBL4q-e1air3QTzL981IOXKiqtjmnc6fUzDO7DfQ_WVajavawn8swqZxgBmRya-68b_8OAkIoWFM2kLGf8ni-i89x0U4hzWItco/s357/mullets.jpg

ZIMMERMANN, Douglas. Defesa do consumidor. Os Mullets, 26 fev. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2OzBATE. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 244.

Entendendo a tirinha:

01 – O que você vê na tirinha? Qual é a relação entre os elementos visuais e verbais?

      Vê-se um homem e uma mulher do “tempo das cavernas”. O homem é o consumidor querendo trocar uma roda quadrada, e o atendente diz não ser possível. Embora mostre os personagens como na Pré-História, as relações comerciais são parecidas com as atuais.

02 – Qual é a reclamação do personagem? Por que não foi atendido pela vendedora?

      A roda quadrada não funciona. A atendente afirma que o Código de Defesa do Consumidor ainda não foi inventado.

03 – Qual é a ironia apresentada nessa tirinha?

      Os personagens estão caracterizados como na Pré-História, mas estabelecem relações comerciais parecidas com as nossas; e a alusão ao Código de Defesa do Consumidor que ainda não tinha sido inventado.

04 – O que indica o último balãozinho do homem na tirinha? Em sua opinião, por que o homem apresenta tal comportamento em relação à vendedora? Você concorda com essa atitude? Explique.

      O formato do balãozinho indica irritação com a atendente. O personagem fica nervoso com a resposta, mas é uma alusão ao comportamento do homem pré-histórico. Resposta pessoal do aluno.

05 – Leia as falas do primeiro quadrinho e responda:

a)   Quais conjunções coordenativas conectam ou introduzem orações nessas falas?

Mas e E.

b)   Que sentidos atribuem às orações que conectam ou introduzem?

Mas indica oposição na relação entre as orações; E indica a ideia de soma ou continuidade das ideias.





4 comentários: