Tirinha: Os Mullets
ZIMMERMANN, Douglas.
Defesa do consumidor. Os Mullets, 26 fev. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2OzBATE.
Acesso em: 28 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 244.
Entendendo a tirinha:
01 – O que você vê na tirinha? Qual é a relação entre os elementos
visuais e verbais?
Vê-se um homem e uma mulher do “tempo das
cavernas”. O homem é o consumidor querendo trocar uma roda quadrada, e o
atendente diz não ser possível. Embora mostre os personagens como na
Pré-História, as relações comerciais são parecidas com as atuais.
02 – Qual é a reclamação do personagem? Por que não foi atendido pela
vendedora?
A roda quadrada não funciona. A atendente afirma
que o Código de Defesa do Consumidor ainda não foi inventado.
03 – Qual é a ironia apresentada nessa tirinha?
Os personagens estão caracterizados como na
Pré-História, mas estabelecem relações comerciais parecidas com as nossas; e a
alusão ao Código de Defesa do Consumidor que ainda não tinha sido inventado.
04 – O que indica o último balãozinho do homem na tirinha? Em sua
opinião, por que o homem apresenta tal comportamento em relação à vendedora?
Você concorda com essa atitude? Explique.
O formato do balãozinho indica irritação com a
atendente. O personagem fica nervoso com a resposta, mas é uma alusão ao
comportamento do homem pré-histórico. Resposta pessoal do aluno.
05 – Leia as falas do primeiro quadrinho e responda:
a) Quais conjunções coordenativas conectam ou introduzem orações nessas falas?
Mas e E.
b) Que sentidos atribuem às orações que conectam ou introduzem?
Mas indica oposição na relação entre as orações; E indica a ideia de soma ou
continuidade das ideias.
Muito obrigado vcs estou me ajudando muito!😊
ResponderExcluirMe ajudarão muito 😍😍😍😍
ResponderExcluirAjudou muitooo
ResponderExcluirObgd ajudo muito :)
ResponderExcluir