quinta-feira, 12 de agosto de 2021

PÔSTER: CAMPANHA DE TIMBÓ - PREFEITURA DE TIMBÓ -SC - COM GABARITO

 Pôster: Campanha de Timbó


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Secretaria Municipal de Educação. Movimento de Incentivo à Leitura. Prefeitura de Timbó, SC, 17 abr. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2RELLQq. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 170.

Entendendo o pôster:

01 – Que ideia a campanha promove? Explique-a.

      Promove a ideia de que as pessoas precisam doar os livros que já leram, não os deixar na estante sem uso social.

02 – Qual é o slogan da campanha? Explique-o.

      Há dois slogans: O primeiro é “Guarde livros na memória, não na estante”, que significa que os livros lidos já são parte do leitor e não precisam ficar guardados. O outro, “Escolha o seu, leia e passe adiante”, trata da criação de uma cultura de passar adiante os livros lidos. Essa ideia é de a posse do livro ser transitória e de que passa-lo adiante pode promover o incentivo à leitura.

03 – Essa campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Educação. Em sua opinião, qual é a relevância de uma iniciativa como essa? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Releia o slogan “Guarde livros na memória, não na estante” e indique o advérbio e as locuções adverbiais, classificando-os.

      “Na memória” e “na estante” são locuções adverbiais de lugar; “não” é advérbio de negação.

05 – Que palavra tem sentido ampliado com o advérbio e as locuções adverbiais? Qual é sua classe gramatical?

      O verbo “guardar”.



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