quinta-feira, 1 de março de 2018

TEXTO: CONSUMO- O MUNDO DA SEDUÇÃO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

TEXTO:  CONSUMOO MUNDO DA SEDUÇÃO
               Carlos Drummond de Andrade


       É verão. Um rapaz está na praia. Passam por ele várias meninas bonitas que o ignoram. O calor é intenso e ele resolve tomar um refrigerante da marca X. De repente, como num passe de mágica, várias meninas bonitas se aproximam dele com olhar apaixonado. Penduradas em seu pescoço, provam do refrigerante, dizendo: “Torne o seu verão mais quente com o refrescante refrigerante X”. A publicidade cria mundos imaginários?

                       CRÔNICA: OLHADOR DE ANÚNCIO

        Eis que se aproxima o inverno, pelo menos nas revistas, cheias de anúncios de cobertores, lãs e malhas. O que é o desenvolvimento! Em outros tempos, se o indivíduo sentia frio, passava na loja e adquiria os seus agasalhos. Hoje são os agasalhos que lhe batem à porta, em belas mensagens coloridas.
        E nunca vêm sós. O cobertor traz consigo uma linda mulher, que se apresta para se recolher debaixo de sua “nova textura antialérgica”, e a legenda: “Nosso cobertor aquece os corpos de quem já tem o coração quente”. A mulher parece convidar-nos: “Venha também”. Ficamos perturbados. Faz calor, um calor daqueles. Mas a página aconchegante instala imediatamente o inverno, e sentimo-nos na aflita necessidade de proteger o irmão corpo sob a maciez desse cobertor, e...
        Não. A mulher absolutamente não faz parte do cobertor, que é que o senhor estava pensando? Nem adianta telefonar para a loja ou para a agência de publicidade, pedindo endereço da moça do cobertor antialérgico de textura nova. Modelo fotográfico é categoria profissional respeitável, como outra qualquer. Tome juízo, amigo. E leve só o cobertor.
        São decepções de olhado de anúncios. [...].
        Mas sempre é bom tomar conhecimento das mensagens, passada a frustração. É o mundo visto através da arte de vender. “As lojas fazem tudo por amor”. Já sabemos, pela estória do cobertormulher (uma palavra só) que esse tudo é muito relativo. “Em nossas vitrinas a japona é irresistível “Então, precavidos, não passaremos diante das vitrinas. E essa outra mensagem é, mesmo, de alta prudência: “Aprenda a ver com os dois olhos”. Precisamos deles para navegar na maré de surrealismo que cobre outro setor de publicidade: “Na liquidação nacional, a casa X tritura preços”. Os preços virando pó, num país inteiramente líquido: vejam a força da imagem. Rara espécie de animal aparece de repente: “Comprar na loja Y é supergalinha-morta”.
        Prosseguimos, invocados, sonhando “o sonho branco das noites de julho”: “Ponha uma onça no seu gravador”. “A alegria está no açúcar”. “Pneu de ombros arredondados é mais pneu”. “Tip-top tem sabor do céu”. “Use nossa palmilha voadora”. “Seus pés estão chorando por falta das meias Rouxinol, que rouxinolizam o andar”. “Neste relógio, você escolhe a hora”. “Ponha você neste perfume”. “Toda a sua família cabe neste refrigerador e ainda sobra lugar para o peru de Natal”. “Sirva nossa lingerie como champanha; é mais leve e mais espumante”.
        O olhador sente o prazer de novas associações de coisas, animais e pessoas; e esse prazer é poético. Quem disse que a poesia anda desvalorizadas? A bossa dos anúncios prova o contrário. E, ao vender-nos qualquer mercadoria, eles nos dão de presente “algo mais”, que é produto da imaginação e tem serventia, como as coisas concretas, que também de pão abstrato se nutre o homem.

                          Carlos Drummond de Andrade. O poder ultrajovem.
                                             Rio de Janeiro: Record, 1986. P. 151-2.

1 – A crônica “Olhador de anúncio”, como é próprio do gênero, nasce da observação de situações do cotidiano e promove reflexões sobre a realidade.
      a)   Que fato despertou inicialmente a atenção do narrador e serve para introduzir o assunto da crônica lida?
A presença de anúncios de produtos de inverno (cobertores, lãs e malhas) em revistas.

       b)  Que tipo de reflexão o texto promove sobre a realidade?
O texto promove uma reflexão sobre os mecanismos de persuasão (convencimento) da publicidade.

2 – No primeiro parágrafo, o narrador diz:” Eis que se aproxima o inverno, pelo menos nas revistas”. Depois, nesse parágrafo e no seguinte, descreve e comenta o anúncio do cobertor.
    a)  Explique por que o narrador emprega a expressão pelo menos nesse contexto.
Emprega a expressão pelo menos porque não está fazendo frio. Esta calor, mas, nas revistas, já começou a campanha publicitária de inverno.

    b)   Levante hipóteses: Provavelmente, como o narrador completaria a frase “e sentimo-nos na aflita necessidade de proteger o irmão corpo sob a maciez desse cobertor, e...”?
Resposta pessoal.

    c)   Conclua: De que recursos – argumentos, imagens, sensações, etc. – o anunciante se vale para convencer o leitor a consumir o cobertor anunciado?
Os recursos são diversos; eles tentam seduzir o consumidor pelo tato, sugerindo a “nova textura antialérgica”, pelas emoções (“o coração quente”) e pelo erotismo (“venha também”).

3 – Observe o quinto parágrafo do texto. Nele, há várias frases entre aspas, seguidas de outras frases, sem aspas, como neste caso:
        “As lojas fazem tudo por amor. Já sabemos, pela estória do cobertomulher (uma palavra só) que esse tudo é muito relativo”.
      a)   Explique: Por que a afirmação de que “esse tudo é muito relativo”?
O texto deixa claro que a mulher não vai junto com o cobertor; a imagem dela no anúncio é apenas uma forma de atrair a atenção do consumidor.

       b)   O que lembram as frases entre aspas nesse parágrafo?
Slogans utilizados em vários anúncios publicitários.

        c)   Qual é o papel das frases que se seguem às frases entre aspas?
São comentários do narrador sobre os slogans, feitos com o propósito de procurar desmascarar o argumento utilizado pelo anúncio.

4 – Observe estes slogans publicitários destacados pelo narrador:
        - “o sonho branco das noites de julho”
        - “A alegria está no açúcar”
        - “[...] meias Rouxinol, que rouxinolizam o andar”
        - “Sirva nossa lingerie como champanha”

        a) O que esses slogans têm em comum?
            Todos eles procuram associar ao produto uma ideia positiva:
         “sonho branco”, “alegria”,”rouxinolizam”, “champanha”.

       b)Por que o narrador vê semelhança entre esses slogans e a poesia?
    Professor: Sugerimos abrir a discussão com a classe, pois pode ser que alguns alunos tenham dificuldade para responder a questão. Conforme o texto, “O olhador sente o prazer de novas associações de coisas, animais e pessoas; e esse prazer é poético”. Ou seja, a publicidade, assim como a poesia, trabalha a linguagem explorando associações, como as metonímias e as metáforas.

5 – No último parágrafo, o narrador afirma que os anúncios, ao nos venderem mercadorias, nos presenteiam com “algo mais”.
        a)  De acordo com o texto, esse “algo mais” é produto do que?
Esse “algo mais” é produto da imaginação do olhador, origina-se do desejo dele de sonhar ou de se transportar para um mundo especial, sensível, poético.

      b)  Explique a frase final do texto: “que também de pão abstrato se nutre o homem”.
Professor: Sugerimos abrir a discussão com a classe. O narrador se refere à necessidade que o ser humano tem de viver momentos de poesia, sonhar, imaginar, transportar-se para outros mundos.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): OCEANO - DJAVAN - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música(ATIVIDADES): Oceano
                                               Djavan
Assim que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão
Dava pra ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim?

Enfim, de tudo o que há na Terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri

Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar, me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim, e eu, oceano
Me esqueço que amar é quase uma dor
Só sei viver se for por você!

Entendendo a canção:

01 – O que o eu poético, quis nos transmitir nesta primeira estrofe?
      Nesse primeiro momento Ele se dá conta de que o relacionamento chegou ao fim, que sua amada foi embora e que seu mundo desmoronou. Ele acredita que sua amada já o esqueceu. 

02 – Na segunda estrofe; Por que o eu poético, se mostra tão entristecido?
      Porque ele está convicto de sua condição, ele denota o valor que ela, sua amada tem em sua vida, que ela tem o poder de compor tudo ao seu redor, como se o seu mundo só existisse ao lado dela, que seu sofrimento é tão intenso, que ninguém conseguiria descrever o que ele está sentindo nesse momento. 

03 – Quais os temores que se encontra na frase: “Amar é um deserto e seus temores”?
      Ele faz uma analogia, comparando o amar com o deserto, que de dia é quente e a noite é frio, escuro e vazio.

04 – O que significa, na frase: “Vida que vai na sela dessas dores”?
      Ele compara o fato de amar, como a vida que segue por caminhos desconhecidos.

05 – Em qual verso o eu poético pede o retorno da amada?
      “Vem me fazer feliz porque eu te amo.”

06 – O que quer dizer o eu poético na frase: “Você deságua em mim, e eu, oceano.”
      Que se sua amada voltar, ele a receberá de braços abertos, que seu amor é tão grande feito o oceano.

07 – Na frase: “Me esqueço que amar é quase uma dor / Só sei viver se for por você!” O que o eu poético diz a sua amada?
      Que ele esquecerá tudo o que passou, mesmo sabendo que o amor é doloroso, irá reatar o relacionamento porque não sabe viver sem ela.

08 – Para você, a história contada na canção, tem início e fim?
      Resposta pessoal. Sugestão: Embora não tenha início, meio e fim, é bem definida.

09 – Na canção o eu poético, esperava um amor eterno, e o que aconteceu?
      Após uma noite de amor, ao amanhecer ele não encontrou ao seu lado a sua amada, uma clássica decepção amorosa.

10 – Qual o sentimento do eu poético, após a desilusão amorosa?
      Que não se pode obrigar alguém a corresponder o seu sentimento. O amor pode ser prazeroso, mas, também pode ser doloroso e duvidoso, a ponto de nos deixar perdido, como se estive num deserto, sem saber que rumo tomar e se vai chegar a algum lugar.

11 – O que o eu poético quis dizer em “Amar é quase uma dor”?
      Nos faz pensar no sofrer, na dor do amar, e na dor da desilusão amorosa.





TEXTO LITERÁRIO - FUGA - FRAGMENTO VIDAS SECAS - GRACILIANO RAMOS - COM GABARITO

Texto: FUGA - VIDAS SECAS
          Graciliano Ramos


        A vida na fazenda se tornara difícil, Sinhá Vitória benzia-se tremendo, manejava o rosário, mexia os beiços rezando rezas desesperadas. Encolhido no banco de copiar, Fabiano espiava a caatinga amarela, onde as folhas secas se pulverizavam, trituradas pelos redemoinhos, e os garranchos se torciam, negros, torrados. No céu azul as últimas arribações tinham desaparecido. Pouco a pouco os bichos se finavam, devorados pelo carrapato. E Fabiano resistia, pedindo a Deus um milagre.
        Mas quando a fazenda se despovoou, viu que tudo estava perdido, combinou a viagem com a mulher, matou o bezerro morrinhento que possuíam, salgou a carne, largou-se com a família, sem se despedir do amo. Não poderia nunca liquidar aquela dívida exagerada. Só lhe restava jogar-se ao mundo como negro fugido.
[...]
                                               Graciliano Ramos. Fuga, Vidas Secas.

Entendendo o texto:
01 – Destaque, no texto, algumas palavras e classes gramaticais que indicam as sequências dos eventos nos trechos narrativos.
       Se tornara, manejava, tinham desaparecidos; E, viu, salgou, matou, largou-se.

02 – Destaque, no texto, algumas palavras e classes gramaticais que indicam a sequência dos eventos nos trechos descritivos.
       Escolhido, onde as folhas secas se pulverizavam, no céu azul.

03 – Apesar do entrelaçamento dos tipos descritivo e narrativo, qual pode ser considerado predominante a ponto de caracterizar o texto?
       É o tipo narrativo porque as sequências descritivas apenas formam o “pano de fundo” para o desenrolar da ação. Existe a predominância de mudança de estado. As ações são cronologicamente articuladas.

TEXTO LITERÁRIO:SOLO DE CLARINETA - (FRAGMENTO) - ÉRICO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Texto: SOLO DE CLARINETA
           Érico Veríssimo

        Fui devidamente matriculado no ginásio episcopal por minha mãe, que pagou a matrícula com o seu dinheiro.
        Andei macambúzio naqueles meses de princípios de 1920. Doía-me a ideia de ter de passar nove meses inteiros longe de minha gente e de minha casa. Um novo capítulo na minha vida estava por começar.
        Nunca minha terra natal me pareceu mais suave e bela naquele verão do primeiro ano da década dos 20. Eu saía em passeios de despedida pelas ruas da cidade, em casa olhava com uma ternura particular para a ameixeira-do-Japão, que tanta coisa parecia dizer-me em seu silêncio.
        O meu “drama” era consideravelmente agravado por um fato sentimental da maior relevância. Eu estava então seriamente enamorado duma menina pouco mais moça que eu e que correspondia ao meu afeto. Chamava-se Vânia, tinha nas veias sangue italiano, um rosto redondo e corado e uma vivacidade que frequentemente embaraçava o Tibicuera de D. Bega.
        Chegou o dia da partida. Despedi-me de Vânia na véspera, com um simples aperto de mão. Combinamos a melhor maneira de manter uma correspondência secreta durante minha ausência. Juramo-nos amor eterno.

                          VERÍSSIMO, Érico. Solo de clarineta. 1. 5. ed. Porto Alegre.
                                                                                           Globo, 1974. p. 122-3.
Macambúzio: taciturno, triste.

Entendendo o texto:
01 – O texto é narrado em primeira ou em terceira pessoa? Transcreva verbos e pronomes do segundo parágrafo que justifiquem sua resposta.
       O texto é narrado em primeira pessoa. (Andei, doía-me, minha.)

02 – No texto narram-se um fato principal, um fato secundário e as impressões no narrador diante desse fatos.
     a) Identifique o fato principal.
      O narrador muda-se para outra cidade, para estudar.

     b) Identifique o fato secundário.
      O namoro com Vânia.

03 – O narrador atribui maior importância aos fatos ou a seus sentimentos diante dos fatos? Justifique sua resposta.
       No texto prevalece o registro dos sentimentos do narrador. Os fatos ocupam apenas o primeiro parágrafo e parte do quarto parágrafo.

04 – No texto predomina a subjetividade (visão pessoal, particular, individual do assunto). Transcreva um verbo do terceiro parágrafo que justifique tal afirmativa.
       Parecer. (Ocorre duas vezes).

05 – O objetivo principal do narrador é informar o leitor ou expor seus sentimentos?
       O texto caracteriza-se, sobretudo, pela exposição dos sentimentos do narrador.

TEXTO LITERÁRIO: O SENÃO DO LIVRO - (FRAGMENTO) MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - MACHADO DE ASSIS - COM GABARITO

Texto: O SENÃO DO LIVRO
            Machado de Assis

        Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
        E caem! – Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.

                ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
                                                20 ed. São Paulo: Ática, 1995, p. 103.

Entendendo o texto:
01 – Em seu “diálogo” com o leitor, o narrador manifesta-se criticamente em relação a esse seu interlocutor, acusando-o de ser o verdadeiro senão do livro, e através de um paralelo traçado entre as características de sua narrativa e os gostos do seu “rival” vai traçando uma linha que o levará a enunciar a forma de composição de sua obra. Essa linha narrativa, ou o seu estilo, pode ser caracterizada pela presença de:
     a) Capítulos concisos.
     b) Linguagem figurada.
     c) Digressões.
     d) Humor.

02 -  Dentre as características apresentadas, uma NÃO pode ser atribuída ao texto lido. Assinale-a:
     a) Ironia amarga.
     b) Tendência a conversar com o leitor.
     c) Foco narrativo em primeira pessoa.
     d) Linguagem coloquial.

03 – Um dos empregos linguísticos do pronome oblíquo átono é retomar um nome, ou mesmo um outro pronome, trazendo-os de volta ao texto. Tal fato está registrado no segundo parágrafo através do emprego do pronome vos.
Que palavra esse pronome está retomando? Assinale-a:
     a) Eu (narrador).
     b) Livro.
      c) Folhas.
      d) Leitor.

TEXTO LITERÁRIO: OLHOS DE RESSACA - (FRAGMENTO) DOM CASMURRO - MACHADO DE ASSIS - COM GABARITO

Texto: OLHOS DE RESSACA
           Machado de Assis


         --- (...) Deixe ver os olhos Capitu.
        Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, “olhos de cigana oblíqua, dissimulada”. Eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira; eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra ideia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiado neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...
        Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, em quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá ideia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e energético, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. (...)

                                                    Machado de Assis, Dom Casmurro.

Entendendo o texto:
01 – O que levou o narrador a caracterizar os olhos de Capitu como “olhos de ressaca”?
       Em função da grande emoção que Capitu exercia sobre ele, Bentinho.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MILAGREIRO - DJAVAN E CÁSSIA ELLEN - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música(Atividades): Milagreiro
                                           Djavan e Cássia Ellen
Agora vamos ter os girassóis
Do fim do ano
E o calor vem desumano
Tudo irá se expandir
Crescer com as águas
Quiçá, amores nos corações

E um santeiro, milagreiro
Prevê a dor de terceiros
E diz que a vida é feita de ilusão
E um santeiro, milagreiro
Prevê a dor de terceiros
E diz que a vida é feita de ilusão

Aquela que um dia o fez sonhar
Se foi com o outro
No dia em que os dois se casariam por amor
Ele aluou
Hoje o seu pesar cintila nos varais
Usou as sete vidas e não foi feliz jamais
Toda a imensidão passou pela vida
E foi cair na solidão

Mais um santo para esculpir é o que lhe vale
Pra evitar que o rancor suas ervas espalhe.

Entendendo a canção:

01 – Qual o título da canção? E quem é o compositor?
      Milagreiro. Composição de Djavan.

02 – O que traduz a letra da canção?
      É como se fosse uma oração, traduz a alma sozinha, que invade os campos dos girassóis.

03 – Na frase: “Quiçá, amores nos corações”. Qual é a esperança do eu poético?
      Que talvez traga amor para os corações.

04 – O que significa ALUOU na frase: “No dia em que os dois se casariam por amor / Ele aluou”.
      Significa que na hora do casamento ele ficou lunático.

05 – E qual o Santo que irá salvar das previsões do milagreiro?
      A esperança é que Jesus venha salvar.

06 – O que está relatado na frase: “Aquela que um dia o fez sonhar / Se foi com o outro”?
      Que a amada, foi embora, abandonou-o para viver com outra pessoa.

07 – Por que a mulher abandonou o eu poético no altar e fugiu?
      Ela viu na terra a dor, que ela não queria ter. Por que ficou com medo que seu casamento fosse ter a mesma dor que a terra sentia.

08 – Em: “Usou as sete vidas e não foi feliz jamais”. Na canção esse verso refere-se a mulher ou ao eu poético? Explique.
      Refere-se a mulher, embora ninguém viu, mas ela também não foi feliz.

09 – Quando o eu poético, viu os girassóis, eram murchos, o que entendemos?
      Que o amor que ele sentiu, hoje, não sente mais, e está murcho como o girassol.

10 – O que significa: “Pra evitar que o rancor suas ervas espalhe”?
      Que a vida é mesmo feita de ilusão, e não devemos deixar nossos sentimentos ruins aflorar.
    


CRÔNICA: RECEITA PARA MAL DE AMOR - RUBEM BRAGA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

CRÔNICA: RECEITA PARA MAL DE AMOR
                        Rubem Braga



   Minha querida amiga:

  Sim, é para você mesma que estou escrevendo – você que aquela noite disse que estava com vontade de me pedir conselhos, mas tinha vergonha e achava que não valia a pena, e acabou me formulando um pergunta ingênua:
   --- Como é que a gente faz para esquecer uma pessoa?
  E logo depois me pediu que não pensasse nisso e esquecesse a pergunta, dizendo que achava que tinha bebido um ou dois uísques a mais...
        Sei como você está sofrendo, e prefiro lhe responder assim pelas páginas de uma revista – fazendo de conta que me dirijo a um destinatário suposto.
        Destinatário, destinatária... Bonita palavra: não devia querer dizer apenas aquele ou aquela a quem se destina uma carta, devia querer dizer também a pessoa que é dona do destino da gente. Joana é minha destinatária. Meu destino está suas mãos; a ela se destinam meus pensamentos, minhas lembranças, o que sinto e o que sou: todo este complexo mais ou menos melancólico e todavia tão veemente de coisas que eu nasci e me tornei.
        Se me derem para encher uma fórmula impressa ou uma ficha de hotel eu poderei escrever assim: Procedência – Cachoeiro de Itapemirim; Destino – Joana. Pois é somente para ela que eu marcho. No táxi, no bonde, no avião, na rua, não interessa a direção em que me movo, meu destino é Joana. Que importa saber que jamais chegarei ao meu destino?
        Isso eu gostaria de lhe dizer, minha amiga, com a autoridade triste do mais vivido e mais sofrido: amar é um ato de paciência e de humildade; é uma longa devoção. Você me responderá que não é nada disso; que você já chegou ao seu destinatário e foi devolvida como se fosse uma carta com o endereço errado. Que teve alguns dias, algumas horas de felicidade, e por isso agora sofre de maneira insuportável. Então lhe aconselho a comprar um canivete bem amolado e afinar dezoito pedacinhos de pau até ficarem bem pontudos, bem lisos, perfeitamente torneados – e depois deixá-los a um canto. Apanhar uma folha de papel tamanho ofício e enchê-la toda, todinha, de alto a baixo, com o nome de seu amado, escrevendo uma letra bem bonita, de preferência com tinta azul. Em seguida faça com essa folha um aviãozinho, e jogue pela janela. Observe o voo e a aterrisagem. Depois desça, vá lá fora, apanhe o avião de papel, desdobre a folha novamente (pode passa-la a ferro, para o serviço ficar mais perfeito e não haver mais nenhum indício da construção aeronáutica) e volte a dobrá-la, desta vez ao meio. Dobre outras vezes, até obter o menor retângulo possível. Então, com o canivete, vá cortando as partes dobradas até transformar toda a folha em minúsculos papeizinhos, tão pequenos que o nome de seu amado não deve caber inteiro em nenhum deles. Aí, apanhe todos aqueles pauzinhos que tinha deixado a um canto e, com os pedacinhos de papel, faça uma fogueira com o máximo cuidado até que restem somente cinzas. A seguir poderá repetir a operação...
        --- Adianta alguma coisa?
        Por favor, querida amiga, não me faça esta pergunta. Nada adianta coisa alguma, a não ser o tempo: e fazer fogueirinhas é um meio tão bom quanto qualquer outro de passar o tempo.

                           BRAGA, Rubem. Receita para mal de amor. In: A traição das
                                     Elegantes. 2. ed. Rio de Janeiro. Record, 1985. p. 95-7.

Complexo: combinado.
Melancólico: deprimido, triste.
Veemente: intenso, forte, vivo.
Tamanho ofício: denominação da folha de papel.

Entendendo o texto

01. O fato que desencadeia a narrativa é:

a) O pedido de conselhos que uma amiga fez ao narrador.

b)O fim do relacionamento entre o narrador e Joana.

c) O pedido de um grande amigo de infância do narrador.

d)O fim do relacionamento entre o narrador e uma amiga.

e) A dúvida que uma amiga do narrador tem a respeito de relacionamentos amorosos.

02. O trecho em que o narrador deixa implícito que já passou por situação semelhante à da moça é:

a) “Joana é minha destinatária.”

b)“Pois é somente para ela que eu marcho.”

c) “... com a autoridade triste do mais vivido e mais sofrido...”

d) “A seguir poderá repetir a operação...”

e) “Nada adianta coisa alguma a não ser o tempo.”

 

03. O texto lido é uma crônica. A crônica é o registro das impressões do escritor diante de fatos do cotidiano e constitui um gênero intermediário, pois situa-se entre a literatura e o jornalismo. Qual é o fato que dá origem a esse texto?
       O pedido de conselhos que uma amiga fez ao narrador.

04. No trecho compreendido entre as linhas 12 e 14, o narrador reivindica para a palavra destinatário um outro sentido, além do convencional.
     a) Qual?
      “Pessoa que é dona do destino da gente”.

     b) Quem seria, no caso, a destinatária da vida do narrador?
      Joana.

     c) Que palavra, na sua suposta ficha de hotel, resume a importância dessa mulher?
      Destino.

05.  No oitavo parágrafo, o narrador deixa implícito que já passou por situação semelhante à da amiga para quem escreve. Transcreva o trecho que comprova tal afirmativa.
       “Com a autoridade do mais vivido e mais sofrido”.

06. Que função da linguagem predomina no trecho compreendido entre as linhas 28 e 43?
       Função conativa ou apelativa. É o trecho que trata da receita propriamente dita.

07. Afinal, a que se resume a utilidade da receita proposta pelo narrador?

       Passar o tempo, simplesmente, já que não há receitas para mal de amor.


ARTIGO DE OPINIÃO: SUPERMERCADOS, AS CATEDRAIS DO CONSUMO - CARLOS EDUARDO NOVAES - COM GABARITO

ARTIGO DE OPINIÃO: SUPERMERCADOS, AS CATEDRAIS DO CONSUMO
                                                Carlos Eduardo Novaes

     Numa sociedade onde ninguém quer engordar, o crescimento dos supermercados é um tanto contraditório. A febre de emagrecimento deveria beneficiar o desenvolvimento de pequenas quitandas e não desses monstruosos templos de consumo. Acontece que o esforço para manter-se magro nasceu exatamente na esteira dos supermercados. O homem atual vive imprensado entre os dietéticos e os supermercados. Mais um pouco, e será impossível reviver a dupla do Gordo e o Magro. Quando muito, conseguiremos uma dupla formada pelo Gordo e o Menos Gordo.
        É difícil, entretanto, fugir ao irresistível apelo dos supermercados. É nele que o homem satisfaz todas as necessidades de consumidor. A primeira intenção de quem entra num supermercado é comprar tudo. Um conhecimento meu, consumidor consagrado, já confessou que seu maior desejo é se atirar sobre as prateleiras, abrir pacotes, latas e caixas de biscoito, queijo, compotas, doces e ficar ali esparramado, comendo até sair pelos ouvidos.
        Os proprietários têm consciência dessa compulsão e arrumam suas mercadorias de forma a deixar o consumidor como eles, proprietários, quando chegaram ao Brasil, ou seja, de tanga. Curiosamente, a alimentação deixou de ser uma simples necessidade para tornar-se um complicado sistema de marketing e pesquisas. Hoje, a gente nem sempre compra o que quer. Compra o que eles querem vender. Vocês sabem, por exemplo, por que o açúcar é colocado no fundo dos supermercados? Porque o açúcar é um artigo comum a todos e, ficando no fundo, obriga o consumidor a passar por várias outras seções antes de encontra-lo. E, nessa passagem, pode comprar alguma coisa. Para escapar a esse risco, só há uma solução: entrar pela porta dos fundos.

                     NOVAES, C. E. O caos nosso de cada dia. São Paulo:
                                                                        Edibolso, 1974. p. 123.

Entendendo o texto:
01 – Como descobrir as partes que compõem o texto?
       A atividade foi comentada no texto. Em geral, os parágrafos (assim como as estrofes, na poesia) são indicadores da organização do pensamento do autor.

02 – Escreva uma frase que sintetize a ideia de cada parágrafo.
1º parágrafo: O crescimento dos supermercados é uma contradição numa sociedade que propõe “pessoas Magras”.

2º parágrafo: Os supermercados acendem a tendência para o consumismo.

3º parágrafo: Os supermercados fazem a alimentação perder sua características de necessidade, para virar uma questão de marketing.

03 – Marque os termos de relação entre ideias, se as relações estão claramente apresentadas.
       Resposta pessoal.

04 – Escreva um texto de no máximo três frases apresentando o que compreendeu do texto.
       Resposta pessoal.