quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

MÚSICA(ATIVIDADES): O VELHO FRANCISCO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

 Música(Atividades):O Velho Francisco

                                   Chico Buarque

Já gozei de boa vida
Tinha até meu bangalô
Cobertor, comida,

roupa lavada

Vida veio e me levou

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhA_vnD5z2oYgeH9cD6_YW91MbS-P5ZuJ68ot5qlGqybIauZnQ18UoYwpVHcrDVr4qScVDwO4REwvBxQbjf88bbtUAKzgtVMDPVijDj_If0HBepCxkuYtSpKGTRf4CwyrkNsezVZnCPWz0goQGAwjoub3geWGZSCooNVCr_uMhEQm0DRvR01dxchX8_fSY/s320/CHICO.jpg

Fui eu mesmo alforriado
Pela mão do Imperador
Tive terra, arado,

cavalo e brida
Vida veio e me levou

Hoje é dia de visita
Vem aí meu grande amor
Ela vem toda de brinco
Vem todo domingo
Tem cheiro de flor

Quem me vê, vê nem bagaço
Do que viu, quem me enfrentou
Campeão do mundo

em queda de braço
Vida veio e me levou

Li jornal, bula e prefácio
Que aprendi sem professor
Frequentei palácio

sem fazer feio
Vida veio e me levou

Hoje é dia de visita
Vem aí meu grande amor
Ela vem toda de brinco
Vem todo domingo
Tem cheiro de flor

Eu gerei dezoito filhas
Me tornei navegador
Vice-rei das ilhas

da Caraíba
Vida veio e me levou

Fechei negócio da China
Desbravei o interior
Possuí mina

de prata, jazida
Vida veio e me levou

Hoje é dia de visita
Vem aí meu grande amor
Hoje não deram almoço, né
Acho que o moço

até nem me lavou.

Acho que fui deputado
Acho que tudo acabou
Quase que

já não me lembro de nada
Vida veio e me levou
.

Fonte: LyricFind

Compositores: Francisco Buarque De Hollanda

Letra de O velho Francisco © Universal Music Publishing Group

 

Entendendo o texto

01. Na canção há uma ambivalência que oscila entre o humano e o geográfico. Qual é a dualidade encontrada no título “O Velho Francisco”?

O idoso e o rio.

02.  Nesse poema narrativo, manifesta-se em 1ª pessoa um idoso supostamente internado num asilo. Cite alguns versos que confirma.

“Hoje é dia de visita”/”Hoje não me deram almoço, né”/e a venerada existência do Rio São Francisco “Desbravei o interior/ Possui mina / De prata, jazida”.

03. Que tem em comum o idoso e o rio?

Ambos têm na memória um passado.

04. Explique a linguagem do texto.

É reveladora da simplicidade do Velho Francisco (“Ela vem toda de brinco”; “Quem me vê, vê num bagaço”).

        05. Qual é o sentimento expresso na música "O Velho Francisco" de Chico Buarque?

              a) Alegria.

              b) Tristeza.

              c) Nostalgia.

              d) Raiva.

        06. O que o narrador da música tinha no passado, mas foi perdendo ao longo da vida?

             a) Amigos.

             b) Riqueza material.

             c) Saúde.

             d) Amor.

        07. Qual é o evento que acontece regularmente na vida do narrador, trazendo-lhe alegria?

             a) Aniversário.

             b) Natal.

             c) Dia de visita do seu grande amor.

             d) Festa de carnaval.

       08. O narrador menciona que hoje não deram almoço. O que isso sugere sobre sua situação?

             a) Ele está em um asilo.

             b) Ele está em um hospital.

             c) Ele está esquecido pelos cuidadores.

             d) Ele está enfrentando dificuldades financeiras.

      09. Quais são algumas das realizações que o narrador menciona ter tido ao longo da vida?

             a) Ser campeão do mundo em queda de braço e fechar negócio na China.

             b) Ser professor e escrever um prefácio.

             c) Ser imperador e ter uma mina de ouro.

             d) Ser presidente e liderar uma revolução.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário