terça-feira, 2 de janeiro de 2024

CRÔNICA: O COMEÇO - FRAGMENTO ADAPTADO - ÂNGELA LEITE DE SOUZA - COM GABARITO

 Crônica: O começo – Fragmento adaptado

              Ângela Leite de Souza

        Xiao Li voltava pelo corredor, com o mapa enrolado debaixo do braço, quando sentiu o chão tremer e deslizar sob seus pés. Em seguida, começaram os barulhos forte como explosões. Vinham de todos os lados, não era uma simples trovoada. Olhando mais à frente, viu quando uma cratera foi se abrindo no piso e engolindo um sofá como se fosse a boca de um imenso dragão! O teto balançava e se abriam enormes rachaduras, por onde começavam a despencar mesas, cadeiras – o mundo estava vindo abaixo!

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjaMrIdCfLb6efUEiLSnvX-lHRt111Q9eO0zG72DR9xJ3zVH4NvQxtJ8J8Usn1wcEsa79TXl_jFgM8XnC66wgF44L6TicdIs2q5H9VZV8iHvb4KJ_ThBA5Gh2xw6CsQs9nFbhraRh4AcWZ33NOdwcld5CaMjv7JB2d5HJs1baLLLs4GnaujZKj3m_sWMu0/s1600/MAPA.jpg


    “Há quanto tempo estou aqui? O que será que aconteceu?”, eram os pensamentos que martelavam agora seu cérebro.

        Vieram à sua mente as aulas de geografia. “Acho que foi um terremoto! Mas, se foi, nesse caso a escola ficou destruída e nossa cidade também!”, inquietou-se.

        A uns cinco metros de distância, enxergou finalmente uma fresta de luz, muito fraquinha, mas que permitia ver o que havia em volta: pedras – ou pedaços de cimento, provavelmente –, ferros retorcidos, vigas de madeira, uma confusão. Mesmo assim, foi engatinhado para lá, lentamente e com enorme dificuldade.

        Chegando a essa minúscula clareira, firmou mais a vista. E viu. Viu um pé do tamanho do seu, calçado de tênis, saindo dos escombros.

        O primeiro

        -- Quem está aí? – perguntou Xiao Li, cheio de novas esperanças.

        Nenhuma resposta. 

        Com grande esforço, aproximou-se e conseguiu tocar a perna do outro menino, ou menina.

        -- Aaa... aiiii... – alguém gemeu baixinho. Era o dono da perna! Pelo tom da voz, Xiao Li percebeu que era um menino.

        -- Quem é você? – insistiu Xiao Li, agora mais animado.

        [...]

        -- He. Me chamo He Biao. – Mas era ainda um fiapo de voz, e o menino parecia estar sentindo muitas dores.

        -- Em que série está? – voltou a perguntar Xiao Li.

        -- Aiiii... segunda.

        Xiao Li calculou: aquele menino estava duas salas antes da sua.

        [...]

        Nem cama nem arroz

        Embora estivesse esgotado pelo longo esforço físico e pelo peso da tremenda responsabilidade que assumira, não era uma cama ou uma boa tigela de arroz o que Xiao Li mais queria naquele momento. Sua maior ansiedade era por notícias da família, saber se todos tinham sobrevivido e se estavam bem!

              Ângela Leite de Souza. Pequeno grande herói. São Paulo: Melhoramentos, 2017. (Fragmento adaptado).

Fonte: Coleção Desafio Língua Portuguesa – 5° ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Roberta Vaiano – 1ª edição – São Paulo, 2021 – Moderna – p. MP225-227.

Entendendo a crônica:

01 – Qual foi a primeira coisa que Xiao Li viu cair na cratera que se abriu à sua frente?

a)   Uma mesa.

b)   Uma cadeira.

c)   Um sofá.

02 – Xiao Li chegou à conclusão de que a escola e a cidade haviam sido destruídas:

a)   Porque ele havia pesquisado sobre escolas destruídas.

b)   Porque ele já havia estudado terremotos e suas consequências.

c)   Porque ele ouviu alguém dizer que isso estava acontecendo.

03 – Onde as crianças estavam na hora em que tudo começou a desabar?

a)   Em casa.

b)   Na escola.

c)   Na igreja.

04 – Releia o trecho a seguir.

        “Xiao Li voltava pelo corredor, com o mapa enrolado debaixo do braço, quando sentiu o chão tremer e deslizar sob seus pés”.

·        Por que o chão estava tremendo?

Porque estava acontecendo um terremoto.

05 – Releia os trechos a seguir e explique o que significam as expressões em destaque.

a)   o mundo estava vindo abaixo!”.

O terremoto estava destruindo a escola, abrindo crateras no chão, derrubando o teto e as paredes.

b)   “Mas era ainda um fiapo de voz...”.

Uma voz baixa, fraca, que não se podia ouvir.

06 – Após ler o trecho do livro e relacioná-lo com o título Pequeno grande herói, é possível imaginar por que Xiao Li é chamado de herói? Justifique.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim. É possível imaginar que ele tenha salvado a vida do garoto preso nos escombros.

07 – Copie os verbos abaixo e, depois, circule o radical deles.

Deslizar – deslizou – deslizava – deslizavam.

·        Agora, escreva palavras derivadas de deslizar.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: deslizamento, deslizante, deslizador.

08 – Leia os trechos a seguir.

        “-- Aaa... aiiii... – alguém gemeu baixinho.”

        “Há quanto tempo estou aqui? O que será que aconteceu?”, eram os pensamentos que martelavam agora seu cérebro.”

a)   Copie a palavra do quadro abaixo na qual a letra x tem o mesmo som da palavra destacada no primeiro trecho.

Exemplo – tóxico – aproximou – enxergou.

b)   Agora, explique o uso das aspas no segundo trecho.

As aspas foram utilizadas para reproduzir as perguntas que surgiram nos pensamentos de Xiao Li naquele momento.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário