Crônica: O começo – Fragmento adaptado
Ângela
Leite de Souza
Xiao Li voltava
pelo corredor, com o mapa enrolado debaixo do braço, quando sentiu o chão
tremer e deslizar sob seus pés. Em seguida, começaram os barulhos forte
como explosões. Vinham de todos os lados, não era uma simples trovoada. Olhando
mais à frente, viu quando uma cratera foi se abrindo no piso e engolindo um
sofá como se fosse a boca de um imenso dragão! O teto balançava e se abriam
enormes rachaduras, por onde começavam a despencar mesas, cadeiras – o mundo
estava vindo abaixo!
Vieram à sua mente as aulas de
geografia. “Acho que foi um terremoto! Mas, se foi, nesse caso a escola ficou
destruída e nossa cidade também!”, inquietou-se.
A uns cinco metros de distância,
enxergou finalmente uma fresta de luz, muito fraquinha, mas que permitia ver o
que havia em volta: pedras – ou pedaços de cimento, provavelmente –, ferros
retorcidos, vigas de madeira, uma confusão. Mesmo assim, foi engatinhado para
lá, lentamente e com enorme dificuldade.
Chegando a essa minúscula clareira,
firmou mais a vista. E viu. Viu um pé do tamanho do seu, calçado de tênis,
saindo dos escombros.
O primeiro
-- Quem está aí? – perguntou Xiao Li,
cheio de novas esperanças.
Nenhuma resposta.
Com grande esforço, aproximou-se e
conseguiu tocar a perna do outro menino, ou menina.
-- Aaa...
aiiii... – alguém gemeu baixinho. Era o dono da perna! Pelo tom da voz, Xiao
Li percebeu que era um menino.
-- Quem é você? – insistiu Xiao Li,
agora mais animado.
[...]
-- He. Me chamo He Biao. – Mas era
ainda um fiapo de voz, e o menino parecia estar sentindo muitas dores.
-- Em que série está? – voltou a
perguntar Xiao Li.
-- Aiiii... segunda.
Xiao Li calculou: aquele menino estava
duas salas antes da sua.
[...]
Nem cama nem arroz
Embora estivesse esgotado pelo longo
esforço físico e pelo peso da tremenda responsabilidade que assumira, não era
uma cama ou uma boa tigela de arroz o que Xiao Li mais queria naquele momento.
Sua maior ansiedade era por notícias da família, saber se todos tinham
sobrevivido e se estavam bem!
Ângela Leite de Souza. Pequeno grande
herói. São Paulo: Melhoramentos, 2017. (Fragmento adaptado).
Fonte: Coleção Desafio
Língua Portuguesa – 5° ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Roberta
Vaiano – 1ª edição – São Paulo, 2021 – Moderna – p. MP225-227.
Entendendo a crônica:
01 – Qual foi a primeira coisa
que Xiao Li viu cair na cratera que se abriu à sua frente?
a) Uma mesa.
b) Uma cadeira.
c) Um sofá.
02 – Xiao Li chegou à
conclusão de que a escola e a cidade haviam sido destruídas:
a) Porque ele havia pesquisado sobre escolas destruídas.
b) Porque ele já havia estudado terremotos e suas consequências.
c) Porque ele ouviu alguém dizer que isso estava acontecendo.
03 – Onde as crianças estavam
na hora em que tudo começou a desabar?
a) Em casa.
b) Na escola.
c) Na igreja.
04 – Releia o trecho a seguir.
“Xiao Li voltava pelo corredor, com o
mapa enrolado debaixo do braço, quando sentiu o chão tremer e deslizar sob seus
pés”.
· Por que o chão estava tremendo?
Porque estava acontecendo um terremoto.
05 – Releia os trechos a
seguir e explique o que significam as expressões em destaque.
a) “o mundo estava vindo abaixo!”.
O terremoto estava destruindo a escola, abrindo crateras no chão,
derrubando o teto e as paredes.
b) “Mas era ainda um fiapo de voz...”.
Uma voz baixa, fraca, que não se podia ouvir.
06 – Após ler o trecho do
livro e relacioná-lo com o título Pequeno grande herói, é possível imaginar por
que Xiao Li é chamado de herói? Justifique.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim.
É possível imaginar que ele tenha salvado a vida do garoto preso nos escombros.
07 – Copie os verbos abaixo e,
depois, circule o radical deles.
Deslizar – deslizou – deslizava
– deslizavam.
· Agora, escreva palavras derivadas de deslizar.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: deslizamento, deslizante,
deslizador.
08 – Leia os trechos a seguir.
“-- Aaa... aiiii... – alguém gemeu baixinho.”
“Há quanto tempo estou aqui? O que será
que aconteceu?”, eram os pensamentos que martelavam agora seu cérebro.”
a) Copie a palavra do quadro abaixo na qual a letra x tem o mesmo som da palavra destacada no primeiro trecho.
Exemplo
– tóxico – aproximou – enxergou.
b) Agora, explique o uso das aspas no segundo trecho.
As aspas foram utilizadas para reproduzir as perguntas que surgiram
nos pensamentos de Xiao Li naquele momento.
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