sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

MÚSICA (ATIVIDADES): RESPOSTA AO TEMPO - ALDIR BLANC E CRISTÓVÃO BASTOS - COM GABARITO

 Música (Atividades): Resposta ao tempo

                                    Aldir Blanc e Cristóvão Bastos

Batidas na porta da frente

É o tempo
Eu bebo um pouquinho
Pra ter argumento

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhi8Lwd9-VmDeTv8-eJh63_8NgFtGPQIudXXdPEn9aB8LXEtgnHfijImRMsO7vrMOvNWf_W1To-4aeu19_CP00mF-crN5vf3nwBBu3RPjIusMZCblL7EfrpdDXSEg8c2nAQT-7Zuqk-TdZSHT9lcn9zj8IRD7vGVfMR19TH43bx6BTS-DZrjfwI4-ayL4/s320/aldir.jpg 


 

Mas fico sem jeito calado e ele ri
Ele zomba do quanto eu chorei
Porque sabe passar e eu não sei

Num dia azul de verão


Sinto o vento
Há folhas no meu coração
É o tempo

Recordo um amor que perdi, ele ri


Diz que somos iguais, se eu notei
Pois não sabe ficar
E eu também não sei

E gira em volta de mim


Sussurra que apaga os caminhos
Que amores terminam no escuro
Sozinhos

Respondo que ele aprisiona


Eu liberto
Que ele adormece as paixões
Eu desperto

E o tempo se rói com inveja de mim


Me vigia querendo aprender
Como eu morro de amor
Pra tentar reviver

No fundo é uma eterna criança


Que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder
Me esquecer

No fundo é uma eterna criança


Que não soube amadurecer
Eu posso, ele não vai poder
Me esquecer

Fonte: Musixmatch

Compositores: Aldir Blanc Mendes / Cristovao Da Silva Bastos Filho

Entendendo a canção

01. Qual é o tema principal abordado na música "Resposta ao tempo" de Aldir Blanc e Cristóvão Bastos?

a) O amor perdido.

b) A passagem do tempo.

c) As batidas na porta da frente.

d) A liberdade.

02. O que o eu poético da música menciona fazer para ter argumento quando o tempo bate à porta?

         a) Beber um pouquinho.

         b) Chorar.

         c) Sorrir.

         d) Ignorar o tempo.

03. Qual é a sensação do eu poético em relação ao tempo no verso "Sussurra que apaga os caminhos"?

         a) Alegria.

         b) Desprezo.

         c) Inveja.

         d) Medo.

04. O que o tempo faz em relação aos caminhos e amores, segundo a perspectiva do eu poético?

        a) Aprisiona.

        b) Liberta.

        c) Adormece.

        d) Revive.

05. Como o eu poético caracteriza o tempo em relação às paixões?

        a) Como algo libertador.

        b) Como algo adormecedor.

        c) Como algo invejoso.

        d) Como algo revigorante.

06. O que o tempo faz com os amores, de acordo com a visão do eu poético?

      a) Termina no escuro.

        b) Revive no escuro.

        c) Adormece no escuro.

        d) Inveja no escuro.

07. Qual é a metáfora utilizada para descrever o tempo no verso "E o tempo se rói com inveja de mim"?

       a) Uma criança.

       b) Uma porta.

       c) Uma folha.

       d) Um vento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário