quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

CRÔNICA: O PONTO X - WALCYR CARRASCO - COM GABARITO

 Crônica: O Ponto X

                 Walcyr Carrasco

 

MASSAGEM VIROU MODA na cidade. Todo candidato a ser massageado se imagina como um imperador romano em fita de Hollywood. Deitado, com belas escravas núbias tocando suas costas, dá ordens para invadir um pedaço do mundo. Ai de mim! Nem sempre funciona desse jeito! Boa parte dos massagistas prefere é me dar uma boa surra!

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgtyooQAclkDEfGm_ul44FzckjaCAHHQvTUTbIXimFLReN_GaRdVt54pyrd4lUTtOo-CUE_DwapkMXnv0ErNxrY0xVUvnAtfEGyOhA0BhyphenhyphenWzpGsrTenPEYTv3WCnCeQc3ZiFaL-2cu9DMIU6k73N0DbnQyuFZXVm2gpTNXgXv32EiUlLUzkr86_cRemEUY/s320/Tuina-blog.png


Tive um fantástico, de Osasco. Eu morava na Granja Viana, e ele, de origem nipônica, ia em casa. Do-in. Dedões fortes, apertava todo o meu corpo, segundo afirmava, para "reequilibrar" as energias. Na terceira semana pediu algodão, álcool e uma toalha. Concedi. Ligou uma máquina cheia de bulbos de vidro. Prendeu vários deles em minhas costas e pernas.

— São ventosas — explicou.

Acionadas eletricamente, as ditas cujas aspiraram o ar, formando bolhas na minha pele. Ele as retirou e picou o círculo marcado. Quando ia gritar, botou as ventosas de novo!

   — Estou retirando seu sangue velho. Fiz isso em um cavalo contundido e foi muito bom. 

Retribuí com um sorriso equino. Seria a solução dos meus problemas de ciático? Quando terminou, eu parecia uma jiboia, cheio de marcas redondas. Adorei. A cada quinze dias, me aplicava as ventosas. Até no dedo mindinho! Minha vida social rareou, pois, reconheço, tornei-me uma figura muito esquisita! Minha alternativa teria sido virar punk. Parei quando insistiu em vir às 7 horas da manhã. Nada me faz acordar tão cedo nem mesmo a perspectiva de ficar tão ágil quanto um cavalo do Jockey.

Outro decidiu me tornar uma pessoa melhor dando um soco no meu peito.

— Isso vai abrir o seu coração. A dor que está sentindo é por ser uma pessoa muito fechada.

Profissionais decididos a tratar a vida emocional não são raros. Houve um que na segunda sessão só conversou.    — O que está sentindo?

— Cansaço. O trânsito está horrível. Ainda por cima, a chuva...

— Você precisa se transformar.

— Preciso? Você... bem.... será que eu... o que fiz?

— Tem de se tornar uma nova pessoa. Acabou o horário.

Não deu tempo de tocar o seu físico, mas foi importante para o seu astral. Acerte com minha secretária e marque nova consulta.

Saí carregado de culpa. Transformar, transformar... sem dúvida. Mas e a

espinha cansada? E o ciático? Fugi.

Houve um ótimo, no Sumaré. Não podia contar onde estava doendo, pois,

nesse caso, usava os cotovelos.

— Deixa eu desfazer esse nó.

— Aiiiiiiiiiiii!

—- Depois você vai se sentir melhor.

Quem não se sente? E o alívio do fim da surra. Outro aplica moxabustão. E uma técnica indiana. Aproxima um bastão de incenso aceso da área dolorida. Vai esquentando o local até que...  

— Está queimando, queimou, queimou!

Retira o incenso com ar sábio e aplica mais além. No ar, resta o cheirinho dos meus pêlos chamuscados!

Já ousei até a tal de "massagem express"'. Há uma tenda em frente ao Edifício Itália, aos domingos. É a massagem rápida, feita no torso, em uma cadeira especial. Fico de camiseta. Ele aperta, aperta. Quase durmo. Quando me levanto, um grupinho observa, curioso. Por falta do que fazer, resolveram assistir à sessão?! Que raiva!

O mais recente usa técnicas de shiatsu. Comprime pontos de tensão ou dor com os dedos.

— Veja, é como um botão. Eu aperto aqui e...

— UüUüUi!

-— Fica quieto, só estou ajudando. Agora só faltam os pés. Segundo afirma, na planta dos pés estão concentrados todos os pontos necessários para as curas. E lá vai o dedo! Urro. —- Relaxa, Relaxa!

— Como vou relaxar com um alicate no meu pé?

Queria ver se alguém tratava assim um imperador romano!

Mas... que vida! Reclamo da boca pra fora. Entra ano, sai ano, e estou sempre nas garras de um novo massagista!

Entendendo o texto

01. Qual é a visão inicial do autor sobre as massagens na cidade?

O autor inicialmente menciona que massagem virou moda na cidade, e os candidatos a serem massageados se imaginam como imperadores romanos em fitas de Hollywood.

02. Como o autor descreve a experiência com um massagista de origem nipônica de Osasco?

      O autor descreve que o massagista de origem nipônica de Osasco fazia uma técnica chamada do-in, utilizando dedões fortes para apertar todo o seu corpo e, em uma sessão, aplicou ventosas que aspiraram o ar, formando bolhas na pele.

03. O que acontece quando o autor tenta se tornar uma pessoa melhor através de massagens, e por que ele para com essa prática?

      O autor menciona que um massagista tentou fazer com que ele se tornasse uma pessoa melhor dando um soco no peito, alegando que isso abriria o seu coração. Ele para com essa prática quando o massagista insiste em sessões matinais às 7 horas.

04. Qual é a experiência do autor com um massagista que utiliza os cotovelos e o que ele promete ao autor?

       O autor menciona um massagista que utiliza os cotovelos, prometendo desfazer nós e garantindo que o autor se sentirá melhor após a surra.

05. Qual é a técnica utilizada por um massagista que envolve a aplicação de incenso aceso na área dolorida do autor?

      O massagista aplica moxabustão, uma técnica indiana, aproximando um bastão de incenso aceso da área dolorida até queimar os pelos, promovendo alívio na região.

06. O que o autor experimenta na "massagem express" e como os espectadores reagem?

      O autor experimenta a "massagem express" realizada em uma cadeira especial em frente ao Edifício Itália, e os espectadores observam curiosos, o que deixa o autor irritado.

07. Quais são as técnicas utilizadas pelo massagista mais recente, e como o autor reage a elas?

      O massagista mais recente utiliza técnicas de shiatsu, comprimindo pontos de tensão ou dor com os dedos. O autor reage com urros, especialmente quando o massagista aplica pressão nos pés.

08. Como o autor descreve a sua relação constante com massagistas ao longo do tempo?

O autor reclama, mencionando que entra ano, sai ano, e ele está sempre nas garras de um novo massagista.

09. Quais são os métodos específicos mencionados na crônica que os massagistas utilizam para tratar o autor?

Os métodos mencionados incluem do-in com dedões fortes, aplicação de ventosas, soco no peito para abrir o coração, uso de cotovelos para desfazer nós, moxabustão com incenso aceso, massagem express em uma cadeira especial, e técnicas de shiatsu com pressão nos pontos de tensão.

10. Como o autor descreve o impacto na sua vida social devido às práticas constantes de massagens?

      O autor menciona que sua vida social rareou, tornando-se uma figura esquisita devido às marcas e efeitos das massagens, incluindo uma alternativa que teria sido virar punk.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário