terça-feira, 2 de janeiro de 2024

CONTO: OS BICHOS DA MINHA CASA - FRAGMENTO - CLARICE LISPECTOR - COM GABARITO

 Conto: Os bichos da minha casa – Fragmento

            Clarice Lispector.

        Antes de começar, quero que vocês saibam que meu nome é Clarice. E vocês, como se chamam? Digam baixinho o nome de vocês e o meu coração vai ouvir.

        Peço que leiam esta história até o fim. Vou contar umas coisas: minha casa tem bichos naturais. Bichos naturais são aqueles que a gente não convidou nem comprou. Por exemplo, nunca convidei uma barata para lanchar comigo.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgd-JUAIweP12IrfO96wxAqIKmFwpBMQul2XhH7i3KF2t6aepaEKvidTH-AThC1SAYWZb8ytvK5zTNNhF19g4cA9h7cc8RnMkNPHO7InnNRdHAvjgXkSYtgtHQ3CFsYaTvN-714S9Kiv1Wm1NcXl2eOZfMHgC5nhvd8T3ACTlSkitNhUZzy4-72MADzJC0/s1600/INSETINHOS.jpg


        Minha casa tem muitos bichos naturais, menos ratos, graças a Deus, porque tenho medo e nojo deles. Quase todas as mães têm medo de rato. Os pais não: até gostam porque se divertem caçando e matando esse bicho que detesto. Vocês têm pena de rato? Eu tenho porque não é um bicho bom pra gente amar e fazer carinho. Vocês fariam carinho num rato? Vai ver vocês nem tem medo e em muitas coisas são mais corajosos do que eu.

        Tenho um amigo que, quando era menino, criou um rato branco. Fiquei com tanto nojo que só quero apertar a mão de meu amigo quando passar o susto. Seu rato era, na verdade, uma rata e se chamava Maria de Fátima.

        Maria de Fátima morreu de um modo horrivelzinho (eu digo horrivelzinho porque no fundo estou bem contente): um gato comeu ela com a rapidez com que comemos um sanduíche

        Como eu ia dizendo, os bichos naturais de minha casa não foram convidados. Apareceram assim, sem mais nem menos.

        Por exemplo: tenho baratas. E são baratas muito feias e muito velhas que não fazem bem a ninguém. Pelo contrário, elas até roem a minha roupa que está no armário. [...]

        Barata é outro bicho que me causa pena. Ninguém gosta dela, e todos querem matá-la. Às vezes o pai da criança corre pela casa toda com um chinelo na mão, até pegar uma e bate com o chinelo em cima até ela morrer. Tenho pena das baratas porque ninguém tem vontade de ser bom com elas. Elas só são amadas por outras baratas. Não tenho culpa: quem mandou elas virem? Eu só convido os bichos que eu gosto. E, é claro, convido gente grande e gente pequena.

        Sabem de uma coisa? Resolvi agora mesmo convidar meninos e meninas para me visitarem em casa. Vou ficar tão feliz que darei a cada criança uma fatia de bolo, uma bebida bem gostosa, e um beijo na testa.

        Outro bicho natural de minha casa é... adivinhem! Adivinharam? Se não adivinharam não faz mal, eu digo a vocês. O outro bicho natural de minha casa é a lagartixa pequena. São engraçadas e não fazem mal nenhum. Pelo contrário: elas adoram comer moscas. E mosquitos, e assim limpam minha casa toda. [...]

        O que eu não entendo é o paladar horrível que a lagartixa tem por moscas e mosquitos. Mas é claro: como não sou lagartixa, não gosto de coisas que ela gosta, nem ela gosta de coisas que eu gosto. [...]

        Agora vou falar de bichos convidados, igual ao meu convite para vocês. Às vezes não basta convidar: tem-se que comprar.

        Por exemplo, convidei dois coelhos para morar com a gente e paguei um dinheiro ao dono deles. Coelho tem uma história muito secreta, quero dizer, com muitos segredos.

        Eu até já contei a história de um coelho num livro para gente pequena e para gente grande. Meu livro sobre coelhos se chama assim: O Mistério do Coelho Pensante. Gosto muito de escrever histórias para crianças e gente grande. Fico muito contente quando os grandes e os pequenos gostam do que escrevi.

        Se vocês gostam de escrever ou desenhar ou dançar ou cantar, façam porque é ótimo: enquanto a gente brinca assim, não se sente mais sozinha, e fica de coração quente.

Clarice Lispector. A mulher que matou os peixes. 13. Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. (Fragmento adaptado).

Fonte: Coleção Desafio Língua Portuguesa – 5° ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Roberta Vaiano – 1ª edição – São Paulo, 2021 – Moderna – p. MP090-MP093.

Entendendo o conto:

01 – Leia três vezes as palavras do quadro abaixo para aprimorar sua leitura.

Horrivelzinho – sozinha – contrário – segredos – lagartixa – rapidez – carinho – sanduiche – secreta – engraçadas – chinelo – corajosos.

a)   Leia em voz alta estas palavras, observando as letras destacadas.

Lagartixa – chinelo – sanduiche.

·        O que essas palavras têm em comum?

Tem o mesmo som produzidos por x e ch.

·        O que elas têm de diferente?

A maneira de escrever. Apesar de terem o mesmo som na pronúncia.

b)   Agora, observe a escrita destas palavras, observando as letras destacadas.

Chinelo – sanduiche – sozinha.

·        O que essas palavras têm em comum?

Elas possuem duas letras para representar um único som.

c)   Volte ao quadro acima em negrito e circule outras palavras com dígrafos formados com a letra h na escrita.

Horrivelzinho, carinho.

02 – Logo no início do texto, percebe-se a intenção da narradora de estabelecer um diálogo com o leitor. Copie um trecho que comprove essa afirmação.

      “E vocês, como se chamam?”.

·        Em sua opinião, qual é a importância desse recurso para a construção do texto?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O recurso garante o envolvimento do leitor, que é convocado a partilhar dos pensamentos e dos sentimentos da narradora.

03 – A narradora afirma que gosta de escrever para crianças e gente grande. Para quem você acha que ela escreveu essa história? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Escreveu para criança, pelo jeito como escreve e pela maneira como procura se aproximar dos leitores.

04 – Nesse texto, a narradora conta para o leitor a diferença entre ter bichos naturais e bichos convidados.

a)   Pinte de azul os bichos naturais e de verde os bichos convidados.

Ratobaratacachorrogatopassarinhopulgacoelhohamsterformigalagartixa.

b)   Explique a diferença entre esses tipos de bicho.

Bicho naturais é o “que a gente não convidou nem comprou”; bichos convidados é o que se adquire por vontade própria.

c)   Você tem ou conhece alguém que tenha bichos convidados? Conte sobre eles.

Resposta pessoal do aluno.

05 – Ratos e baratas provocam na narradora três sensações: medo, nojo e pena. Como ela explica essas sensações contraditórias?

      Ela sente pena, porque o rato “não é um bicho bom para a gente amar e fazer carinho”; quanto à barata, “ninguém gosta dela, e todos querem matá-la.

06 – Qual a vantagem, segundo o texto, de se ter lagartixa em casa?

      Elas são engraçadas e não fazem mal nenhum, e limpam minha casa toda comendo as moscas e mosquitos.

07 – Por que você acha que a narradora convidou dois coelhos para morar com ela?

      Resposta pessoal do aluno.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário