domingo, 19 de junho de 2022

TIRA: GRUMP ORLANDELI - ESCRITA EM INTERNETÊS - COM GABARITO

 Tira: Grump Orlandeli

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrfdYrc5o-fJ9qBvER01WbxKW6illXEDQDYL1XnDS5JSUWkSlR8_aAy-J5za_MxB1Af1cx34tL_kL4mRVYcPAguapQOKz1OT5IBMJdI-adgFJbpB2Nb46406bbMP0uk-8KLKPhDThesqhZaBLNXgClW7e6oFh2FAKizN6gdmyCYHzAVk5fS3jXtjLu/s320/grump.jpg

Grump, Orlandeli.

Fonte: Língua portuguesa 2 – Projeto ECO – Ensino médio – Editora Positivo – 1ª edição – Curitiba – 2010. p. 61.

Entendendo a tira:

01 – Releia a mensagem escrita em internetês no terceiro quadrinho e localize nela exemplos de:

·        Informalidade: A maneira de se referir ao tio, usando a expressão “falaaaaa tiunnnmm” (fala tio); também a maneira de encerrar a mensagem, sem despedir-se do tio e com uma sequência de hsuahu, usada para indicar risos.

·        Ortografia própria e uso de abreviações: Tiunm: tio; blz: beleza; axo: acho; q: que; naumm: não; dificium: difícil; aki: aqui; ksa: casa; nois: nós; aprendihh: aprende; juntu: junto.

·        Substituição de acentuação gráfica: Em eh, o h substitui o acento agudo de “é”, em difícil, a substituição é pela letra m, enquanto que em nós, optou-se por uma ortografia diferente, que se aproxima da fala e prescinde do acento: nois.

·        Uso de sinais: :-) – esse é o sinal mais conhecido, indica bom humor, alguma gozação. :p – esse sinal indica sarcasmo, indica que o interlocutor está “de língua pra fora”, debochando.

02 – Pesquise o significado dos sinais usados na mensagem do sobrinho e responda: ele levou a sério a pergunta do tio?

      A partir dos significados dos sinais, que indicam gozação, é possível inferir que o sobrinho está rindo do tio, não levou a sério sua pergunta, provavelmente não se interessa pelo assunto.

03 – Uma das marcas linguísticas do internetês é a ausência de pontuação ou um uso minimalista da pontuação. Por que, em sua opinião, o autor optou pelo contrário, pelo uso excessivo da pontuação? Justifique sua resposta.

      O deboche do sobrinho fica mais evidente dessa maneira; evidencia-se a informalidade da mensagem, além de o exagero servir para acentuar o humor da tira.

04 – Com base na sua experiência com as regras do internetês, traduza a mensagem que o sobrinho enviou para o tio.

      O sobrinho responde: Fala, tio! Beleza! (Gozação) Acho que não é difícil não! Passa aqui em casa que nós “aprende” junto. (Gozação) Risadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário