Texto: O dicionário
Heloísa Pires Lima
Entrei na biblioteca e abri o
dicionário do Aurélio. Procurei a palavra negro e entre seus significados
estavam estes: "sujo, encardido", "triste",
"maldito". Mais embaixo vinha negrura, palavra que podia ser
associada à ideia de crueldade, perversidade, ruindade, falta, erro, culpa. Saí
da sala achando que ser negro não era muito bom não.
Passei pela secretaria e uma moça
falava em tom de desespero. "A coisa está preta!" Pensei então:
"Assim eu não vou querer ser nem negra e nem preta".
Mas aí me empinei toda e fui perguntar
à professora se não estava errado o dicionário e as pessoas falarem que o
escuro é ruim. A professora também era escura e disse: "É preciso prestar
atenção à semântica! Ela é uma prática para justificar a superioridade de uma
população sobre outra, desprezando-a cotidianamente em pequenas fórmulas de
associações negativas".
Com o tempo, entendi direitinho: o
sentido que nós damos às palavras indica o modo como vemos o mundo, traduz o
que achamos das coisas. Se alguém diz, por exemplo, que fulano "fez um
serviço de preto", isso quer dizer que no fundo a pessoa acha que todas as
pessoas negras sempre fazem trabalhos malfeitos. E isso por acaso é verdade? (Não,
é racismo.)
Com o tempo, entendi também que o dia
só existe se existe a noite. E que os dois são iguais. Sombra é bom quando tem
muita luz e luz é bom quando está muito escuro. O petróleo é negro e não é
sujo, o carvão é preto e faz fumaça branca, e eu pensei em tantos opostos que
se equilibram que... deu um branco na minha cabeça!
Heloísa Pires Lima.
Histórias da Preta. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1998. p. 54.
Fonte: Português em
outras palavras – 8ª série – Maria Sílvia Gonçalves – ed. Scipione – São Paulo,
2002. 4ª edição. p. 56.
Entendendo o texto:
01 – Que pontos comuns
existem entre o depoimento de Wilson da Silva e o texto que você acabou de ler?
Ambos citam fatos que demonstram a
discriminação contra negros.
02 – Você conhece
provérbios, anedotas ou expressões preconceituosas usadas no dia-a-dia que
ajudam a perpetuar a falsa ideia de que há povos inferiores a outros? Na sua
opinião, por que eles continuam a ser empregados?
Resposta pessoal
do aluno. Sugestão: Porque essas expressões estão arraigadas na cultura popular
e são repetidas pelas pessoas que, muitas vezes, nem sequer se dão conta de seu
verdadeiro significado.
03 – Faça uma experiência:
procure em um dicionário qualquer o significado da palavra negro (ou preto) e da
palavra branco. Escreva uma
observação sobre o que você descobriu.
O aluno
descobrirá que, enquanto se atribuem significados negativos a palavras
relacionadas a preto, atribuem-se significados positivos a palavras
relacionadas a branco: da cor da neve, puro, cândido, translúcido, prateado.
04 – Com base no último
parágrafo do texto, escreva sobre os contrastes existentes em nosso mundo e o
que eles podem representar para nós.
Resposta pessoal
do aluno: Sugestão: provavelmente escreverão sobre as diferenças e a
necessidade de haver essas diferenças para que umas coisas possam complementar
outras.
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