sábado, 25 de junho de 2022

CONTO: A HONRA PASSADA A LIMPO - MARINA COLASANTI - COM GABARITO

 CONTO: A HONRA PASSADA A LIMPO

               Marina Colasanti

       Sou compulsiva, eu sei. Limpeza e arrumação. 

    Todos os dias boto a mesa, tiro a mesa. Café, almoço, jantar. E pilhas de louças na pia, e espumas redentoras.

      Todos os dias entro nos quartos, desfaço camas, desarrumo berços, lençóis ao alto como velas. Para tudo arrumar depois, alisando colchas de crochê.

       Sou caprichosa, eu sei. Desce o pó sobre os móveis. Que eu colho na flanela.

       Escurecem-se as pratas. Que eu esfrego com a camurça. A aranha tece. Que eu enxoto.

       A traça rói. Que eu esmago. O cupim voa. Que eu afogo na água da tigela sob a luz.

      E de vassoura em punho gasto tapetes persas.

     Sou perseverante, eu sei. A mesa que ponho ninguém senta. Nas camas que arrumo ninguém dorme. Não há ninguém nesta casa, vazia há tanto tempo.

      Mas sem tarefas domésticas, como preencher de feminina honradez a minha vida?

COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986

Entendendo o texto

01.Essa história é contada por um narrador que

     a) é personagem principal.

     b) é personagem secundária.

     c) interage com os leitores.

     d) observa os fatos narrados.

02. A autora fala de ações que se repetem, na mesmice de cada um de seus dias. Para traduzir essa ideia de repetição, vale-se de alguns recursos expressivos, relativos à forma.

Aponte dois desses recursos.

Assíndeto-representa a omissão de conectivos – Exemplos: Café, almoço, jantar.

 Anacoluto- é a mudança repentina na estrutura da frase. Exemplos:     

Sou compulsiva, eu sei.

Sou caprichosa, eu sei.

03.  “Mas, sem tarefas domésticas, como preencher de feminina honradez a minha vida?” A pergunta acima transcrita, que finaliza o texto, traduz a solidão da personagem e a tentativa de sua sublimação através do mecanicismo da prática de “tarefas domésticas”, muitas vezes desnecessárias, quando não ilógicas, absurdas. Comente, com base em elementos do texto, essa afirmação.

A personagem fala que coloca a mesa que ninguém senta; arruma cama que ninguém dorme e que é uma casa vazia há tanto tempo. Ficando claro que ela tenta preencher um vazio que tem dentro dela.

04. No terceiro parágrafo, a construção do período se faz, no início, com o emprego sucessivo de orações que se vinculam sem a presença de elementos conectores.

a) Como se classificam tais orações e que figura de linguagem é assim constituída?

Assíndeto-representa a omissão de conectivos

b) Que efeito expressivo é obtido com a utilização desse recurso?

Torna o texto mais ágil e podendo, até mesmo, passar a sensação de elementos mais aglomerados.

05. “Não há ninguém nesta casa, vazia há tanto tempo.” Na passagem acima, o verbo haver é empregado com dois significados distintos. Do ponto de vista sintático, há, porém, aspecto que os identifica. Que aspecto é esse? Justifique sua resposta.

Verbo haver no sentido de ter e verbo haver no sentido de tempo.

 

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