sábado, 25 de junho de 2022

CRÔNICA(FRAGMENTO): A SURDEZ DA BISAVÓ - ALICE VIEIRA - COM GABARITO

 CRÔNICA: A SURDEZ DA BISAVÓ  

                    Alice Vieira

— Vó, já são horas - diz o meu pai para a minha bisavó, depois do jantar. Mas a minha bisavó nem se mexe na cadeira.

Então a minha mãe afirma que é preciso explicar-lhe melhor as coisas. Chega perto dela e diz: — Vó, já são horas de ir para a cama.

Mas a minha bisavó, continua sem se mexer na cadeira.

 — Está cada vez mais surda, coitada - murmura meu pai.

E minha mãe insiste, mais uma vez:

— Vó, já são horas de ir para a cama porque está muito frio.

 A minha bisavó nem se mexe, os olhos colados na TV no fundo da sala. [...]

— Vó, já são horas de ir para a cama porque está muito frio e não queremos que fique gripada porque depois fica com febre e precisa tomar remédio.

A minha bisavó, nem um piu.

Até que meu pai tira a mesa e não pensa mais no assunto. E a minha mãe volta a suspirar profundamente e vai lavar a louça.

— Eu não sou surda - murmura então para mim a minha bisavó, com um sorriso no canto da boca e apontando para a televisão — mas não vou para a cama sem saber o restante. Quer dizer, sem saber se a moça loira e rica casa com o rapaz moreno e pobre.

Encosta-se na cadeira e lá fica.

Eu ia jurar que, alguns minutos depois, a ouvi roncar. Mas devia ser impressão minha.

— Vi tudo até o fim - garante-me ela no dia seguinte...

 VIEIRA, Alice. A surdez da bisavó. In: Livro com cheiro de baunilha. São Paulo: Textos Editores. 2009. p. 6-7. Fragmento.

Entendendo o texto

01. No trecho “A minha bisavó, nem um piu”, a expressão destacada significa que a bisavó

a) continuou muda.

b) dormia sem roncar.

c) estava sem se mexer.

d) ficou vendo TV.

02. Das características do gênero crônica assinale as que podemos encontrar neste texto.

a) linguagem coloquial.

b) fato cotidiano.

c) narrativa curta.

d) tempo cronológico.

e) linguagem formal.

f)  textos assinados pelo autor.

03. Qual é o assunto do texto?

       A surdez.

04. O tema do texto tem relação com a vida cotidiana?

      Sim, pois relata o comportamento das pessoas idosas.

05. Qual o tipo de narrador: narrador-personagem ou narrador-observador?

       Narrador-observador.

06. O que torna o texto engraçado?

       O fato de a bisavó ter escutado e ficado quieta, pois queria assistir um programa na TV.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário