domingo, 12 de junho de 2022

CARTAZ: MULHERES DONAS DA PRÓPRIA VIDA - CENTRAL DE ATENDIMENTO A MULHER - COM GABARITO

Cartaz: Mulheres donas da própria vida

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj11Dg5d-_6hL012te4SkckLHjTU_PhznMRwgFEmuzSS6uaMrDuhu9ayQlRPlq6qJH3tH0voOxSFtrd0L0RzObM6sJ1huV_1mJBca2z4UP9aLNYbhhvSG45Ny_Fnvzq0cW62LKJRJUCbvemof8WdEeCYUuTqjX-lixpaVWOiomhcnaRu2OX0xeG3v2s/s1600/download%20(1).jpg

MULHERES DONAS DA PRÓPRIA VIDA

        Algumas atitudes são formas de violência contra as mulheres e você não tem que aceitar isto: bater; xingar; ameaçar com armas de fogo, faca ou foices; chutar; quebrar móveis; gritar; rasgar documentos.

        Agora existe a Lei Maria da Penha, que protege as mulheres contra qualquer tipo de violência.

Ligue 180 – Central de Atendimento a Mulher. Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Fonte: Língua portuguesa 2 – Projeto ECO – Ensino médio – Editora Positivo – 1ª edição – Curitiba – 2010. p. 37.

Entendendo o cartaz:

01 – O cartaz apresenta quatro mulheres. Que diferenças e semelhanças é possível notar entre elas?

      As imagens retratam mulheres distintas fisicamente: há duas mulheres afrodescendentes, uma com traços de ascendência indígena e uma branca. Elas também carregam indícios de situação social distinta: o chapéu indica que a mulher do alto `esquerda deve ser uma trabalhadora rural, o lenço na cabeça da mulher abaixo, à direita, parece fazer referência ao trabalho doméstico, enquanto as outras duas não apresentam indício claro de sua ocupação. A semelhança entre elas é que, apesar de apenas duas estarem sorrindo abertamente, todas elas esboçam um sorriso, como se comemorasse, a aprovação da Lei Maria da Penha.

02 – Por que, em sua opinião, o cartaz apresenta essa quatro mulheres?

      O importante é que os alunos percebam trata-se de mulheres representativas de etnias e de camadas sociais distintas na sociedade brasileira. A intenção foi chamar a atenção para o fato de que o problema da violência contra a mulher pode atingir a todas, independentemente de sua cor ou classe social.

03 – Releia o texto do cartaz. Qual é a função da enumeração por meio dos verbos nesse texto?

      Os verbos têm a função de enumerar todas as ações que se constituem formas de violência contra a mulher. Ele exemplifica desde a violência física – bater, chutar, quebrar móveis – até a violência psíquica – xingar, ameaçar, gritar ou mesmo rasgar documentos.

04 – Infelizmente, ainda hoje são cometidos inúmeros atos de violência contra a mulher. Por que, em sua opinião, esses casos são tão recorrentes? Que razões levariam alguns homens a acreditar que são “donos” de sua mulheres e que podem ser violentos com elas? Discuta essas questões com os colegas.

      Este é um momento importante para debater as razões que conduzem à violência contra a mulher. Se julgar proveitoso, proponha uma pesquisa sobre casos recentes de violência contra a mulher veiculados pela mídia e as causas levantadas por jornalistas e estudiosos para explicar o fenômeno e incentive uma discussão com a classe. Geralmente, causas como o machismo e a ideia da mulher como um “objeto” que pertence ao homem, além de problemas com bebida e falta de dinheiro, são as mais apontadas para explicar esse problema. É interessante promover um debate amplo e desconstruir estereótipos como “homem é assim mesmo” e “mulher apanha porque merece”, que se constituem preconceitos e revelam apenas desconhecimentos sobre o assunto.

05 – Você conhece alguma mulher que já sofreu violência doméstica ou outro tipo qualquer de violência? Ela denunciou o agressor? Que medidas você tomaria se o fato ocorresse com você ou uma amiga / parente? Debata com os colegas da sala a questão da violência contra a mulher.

      Se julgar necessário, relembre aos alunos o número 180, que deve ser acessado para a denúncia de casos de violência contra a mulher e chame a atenção para a necessidade de combater a impunidade para erradicar esse problema.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário