sábado, 25 de junho de 2022

POEMA: A SERENATA - ADÉLIA PRADO - COM GABARITO

 POEMA: A SERENATA

              Adélia Prado

Uma noite de lua pálida e gerânios
ele viria com boca e mãos incríveis
tocar flauta no jardim.
Estou no começo do meu desespero
e só vejo dois caminhos:
ou viro doida ou santa.
Eu que rejeito e exprobro
o que não for natural como sangue e veias
descubro que estou chorando todo dia,
os cabelos entristecidos,
a pele assaltada de indecisão.
Quando ele vier, porque é certo que vem,
de que modo vou chegar ao balcão sem juventude?
A lua, os gerânios e ele serão os mesmos
— só a mulher entre as coisas envelhece.
De que modo vou abrir a janela, se não for doida?
Como a fecharei, se não for santa?

 (Adélia Prado – Poesia Reunida)

https://contobrasileiro.com.br/a-serenata-poema-de-adelia-prado/ 

https://www.colegio24horas.com.br/ogloboeducacao2006/abrirpdfae.asp?p=000LinguaPortuguesa&s=&a=ae0005_234d_20061019000000.pdf

 Entendendo o texto

01.  O texto cuida da relação amorosa, de uma perspectiva feminina. O eu lírico num momento presente, e considerando tão-somente o aspecto temporal, em que versos demonstra?

“Estou no começo do meu desespero
e só vejo dois caminhos:
ou viro doida ou santa.”

02. O eu lírico, se caracteriza como alguém “no começo do seu desespero” e fala da dificuldade de chegar ao balcão “sem juventude”, para viver a relação amorosa que antevê. Para caracterizar o seu processo de envelhecimento, utiliza-se o eu lírico do apelo à adjetivação metafórica, como acontece em “cabelos entristecidos”. Destaque do texto uma outra expressão em que se utiliza recurso literário da mesma natureza.

“A pele assaltada de indecisão”.

03. As palavras doida e santa situam-se em plano antitético, no texto. Presentes nos dois últimos versos, esclareça o sentido que se pode atribuir a esses dois vocábulos.

Santa – Mulher de grandes virtudes, de bondade invulgar.

Doida – Mulher insensata, sem juízo.

04. Que abordagem a representação feminina no poema nos retrata sobre a mulher daquela época?

Vivia sob os moldes e o sistema da sociedade patriarcal, a qual concebia o matrimônio como fator essencial e indispensável à vida das mulheres.

05. Nos primeiros versos:

“Uma noite de lua pálida e gerânios
ele viria com boca e mãos incríveis
tocar flauta no jardim.”, o que a mulher está pensando?

               Os primeiros versos do poema retratam o pensamento de uma mulher que aguarda por uma serenata em sua janela. O aguardo por essa serenata é bastante simbólico, é a própria espera de um namorado, o ato de cantar/tocar é um modo de chamar alguém à janela e a intenção desse chamamento não significa apenas que a mulher deve se debruçar na janela para ouvir o canto de seu enamorado, mas também significa o chamamento para um relacionamento, já que as serenatas eram feitas, geralmente, quando se tinha a pretensão de conquistar alguém.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário