domingo, 19 de junho de 2022

QUADRO: A PÁTRIA - PEDRO BRUNO - COM GABARITO

 Quadro: A pátria

 

Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNQsWmfA4GmYqqCgdF-jbKrrNg8RK4uKACJTzEoDSqqksNz6erMoXZkZdJe9ienwRyHsIIGfWfzntVdv1trBPpc4q58oAmc3Y3geLE5Ya0afyQZZw-oz1ot5cRyZbxYa8tVrRb6w4ipCe2uskPGgw2-2CHhmKnC7YbahGJjQyKNamUC51jceh4JdPF/s1600/PATRIA.jpg

BRUNO, Pedro. A pátria. 1 óleo sobre tela, color; Museu da República, Rio de Janeiro.

Fonte: Língua portuguesa 2 – Projeto ECO – Ensino médio – Editora Positivo – 1ª edição – Curitiba – 2010. p. 94-5.

Entendendo o quadro:

01 – O que as mulheres estão fazendo?

      Costurando uma enorme bandeira do Brasil.

02 – O que fazem as duas crianças, à esquerda da pintura?

      As crianças estão brincando com a bandeira. A criança maior abraça a bandeira, num gesto afetivo, enquanto o bebê, no canto esquerdo, abaixo, brinca com uma das estrelas que será bordada na bandeira.

03 – Caracterize o ambiente em que se encontram as mulheres e as crianças.

      Trata-se de uma espécie de ateliê, mas que possui algo de doméstico: os quadros na parede, a mesa com uma imagem de santo.

04 – A ausência masculina, aliada à tarefa exercida pelas mulheres, permite uma leitura simbólica da pintura: o papel dos homens e das mulheres, na construção da pátria, seria de natureza diferente. Que papéis é possível inferir que cada um deveria exercer?

      Os homens estão ausente, são os mantenedores do lar, a eles caberia o papel de construir a pátria, agir fora do ambiente doméstico, no espaço público. Já às mulheres caberia o papel de zelar pela imagem da pátria, representada pela bandeira, e cuidar dos futuros cidadãos, ideia simbolizada pelas duas crianças, especialmente pelo bebê que brinca com uma estrela.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário