sexta-feira, 17 de junho de 2022

CRÔNICA: PRIMEIRA FESTA - OTAVIO FRIAS FILHO - COM GABARITO

 Crônica: Primeira festa      

               Otavio Frias Filho

        Quando comecei a frequentar a escola, minha classe tinha mais meninos do que meninas. Elas sempre se sentavam juntas e ficavam no recreio brincando entre si.

        Muitos meninos não davam a mínima para as meninas. Mas eu tinha muita curiosidade sobre elas. Achava engraçado que fossem ao mesmo tempo parecidas e diferentes da gente. Era como se fossem meio marcianas. Queria saber mais delas, ver como elas eram.

        Um dia apareceu na classe uma menina ruiva, quer dizer, uma menina que tinha os cabelos avermelhados. Ela era bem diferente das outras, comecei a implicar com ela. Prestava atenção em tudo o que ela fazia. Qualquer coisa que dissesse era motivo para eu fazer piadas.

        Não demorou para eu perceber que estava pensando e falando demais naquela menina ruiva. Um amigo me disse: “Você gosta dela!”. Respondi que aquilo era ridículo. Claro que eu não gostava dela. Eu até implicava com ela! Mas no fundo pensei: “Tem razão, eu gosto dela!”.

        Então começou uma moda, uma mania na classe de as meninas dizerem que namoravam os meninos. Uma das meninas disse que a menina ruiva gostava de mim, se eu topava ser o namorado dela. Bom, era a coisa que eu mais queria nesse mundo. Quase sem acreditar, respondi que sim, claro que queria ser o namorado dela. E assim viramos namorados.

        Não chegamos a trocar beijos, nada disso. Logo me tiraram da escola, fui estudar em outro colégio. A vida nesse outro colégio era mais difícil. Estudos mais complicados. Professores mais bravos. Aulas mais compridas. E nenhuma menina na classe. O tempo passou.

        Um belo dia, fui convidado para o aniversário da menina ruiva. Seria uma grande festa. A minha primeira. Eu não sabia dançar e então minha irmã me deu aulas de dança. Quando chegou o dia, eu estava muito nervoso. Fui vestido de casaco e uma gravata de caubói, dessas que tinham dois laços pendurados no colarinho.

        Ela morava num apartamento grande e bonito, todo de mármore. Quando abri a porta do elevador, ela estava lá, ruiva como sempre, mas muito maior que antes. Ela se virou para mim e lá do alto disse: “Ué, você esqueceu de crescer?”. Eu fiquei ali, parado me sentindo um palhaço com aquela gravatinha.

        Nós estávamos naquela idade em que as meninas crescem mais depressa que os meninos. Os novos amigos dela eram maiores e mais velhos do que eu. Pra mim, parecia uma festa de gente grande. Fiquei perdido no salão, como ficaria em muitas outras festas mais tarde.

        Com o tempo, parei de pensar na menina ruiva. Conheci outras meninas, namorei algumas. Mas nunca me esqueci dela. Ela me ensinou que as meninas mudam com o tempo – e os meninos também. Só as lembranças duram para sempre.

Otávio Frias Filho. Livro da primeira vez. São Paulo: Editora Cosac Naify, 2004.

Fonte: Língua portuguesa – Coleção Brasiliana – 5° ano – Ensino Fundamental – IBEP – 2ª ed. São Paulo – 2011. p. 164-8.

Entendendo a crônica:

01 – Você tem alguma curiosidade sobre os meninos ou sobre as meninas? Escreva essa curiosidade para o professor(a). Você descobrirá que muitos colegas têm a mesma dúvida.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Por que o menino (narrador-personagem) implicava com a menina ruiva?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – “Achava engraçado que fossem ao mesmo tempo parecidas e diferentes da gente”. Com a permissão e orientação do professor(a), junto com um colega monte um quadro, escrevendo diferenças e semelhanças que vocês reconhecem entre meninos e meninas.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Itens seguintes apresentam vários acontecimentos do texto, mas estão embaralhados. Copie-os de acordo com a ordem dos acontecimentos relatados.

a)   Não demorou para o menino perceber que estava pensando e falando demais naquela menina ruiva.

b)   O menino foi estudar em outro colégio, onde tudo era diferente e não tinha nenhuma menina na classe.

c)   Um dia apareceu na classe uma menina ruiva e o menino começou a implicar com ela.

d)   Eles viraram namorados, mas não chegaram a trocar um beijo.

e)   Como não sabia dançar, sua irmã lhe deu aulas de dança.

f)    Depois de muito tempo, ele foi convidado para o aniversário da menina ruiva.

g)   E o menino descobriu que as meninas crescem mais depressa que os meninos.

h)   Ao abrir a porta do elevador, a menina ruiva, muito maior do que antes, se virou para ele e disse: “Ué, você esqueceu de crescer”?

      Resposta: c – a – d – b – f – e – h – g.

05 – Na sua opinião, por que no relato não aparecem os nomes do menino e da menina ruiva?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O autor não quer que os leitores saibam o nome da garota.

06 – O que o narrador-personagem sentia, ao se preparar para a festa?

      O garoto estava nervoso.

07 – O narrador relata que em determinado momento estava se sentindo um palhaço. Por que se sentiu assim?

      O narrador não esperava que a garota de quem gostava estivesse tão alta e fizesse o comentário que fez.

08 – Releia:

        “[...] Mas nunca me esqueci dela. Ela me ensinou que as meninas mudam com o tempo – e os meninos também. Só as lembranças duram para sempre.”

a)   Em sua opinião, por que o garoto nunca se esqueceu da menina ruiva?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ele gostava dela, por isso não a esqueceu.

b)   Quais são os ensinamentos que o autor aprendeu com ela?

Ele aprendeu que tanto meninos quanto meninas mudam com o tempo.

c)   Você concorda com o autor quando ele diz que só as lembranças duram para sempre? Explique sua opinião.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Não, porque que nem todos vão guardar as lembranças.

09 – O texto “Primeira festa” é um relato. Copie somente as alternativas que descrevem as características desse gênero textual.

a)   É escrito em primeira pessoa: eu ou nós.

b)   Conta um fato ou acontecimento verídico, ocorrido com o narrador-personagem.

c)   Apresenta fatos fictícios, inventados pelo autor.

d)   Deve apresentar um conflito que prenda o leitor.

10 – O relato apresenta acontecimentos numa sequência cronológica. Assinale nos trechos a seguir as palavras (substantivos ou não) e as expressões que mostram a passagem de tempo usadas pelo autor.

a)   Um dia apareceu na classe uma menina ruiva [...].

Um dia.

b)   Não demorou para eu perceber que estava pensando e falando demais naquela menina ruiva.

Não demorou.

c)   O tempo passou.

O tempo passou.

d)   Um belo dia, fui convidado para o aniversário da menina ruiva.

Um belo dia.

e)   Quando abri a porta do elevador, ela estava lá, ruiva como sempre, mas muito maior do que antes.

Quando / sempre / antes.

f)    Com o tempo, parei de pensar na menina ruiva.

Com o tempo.

g)   Mas nunca me esqueci dela. Ela me ensinou que as meninas mudam com o tempo – e os meninos também. Só as lembranças duram para sempre.

Nunca / com o tempo / para sempre.

11 – Observe as formas verbais destacadas no primeiro parágrafo e indique se o tempo verbal predominante é presente, futuro ou pretérito.

        “Quando comecei a frequentar a escola, minha classe tinha mais meninos do que meninas. Elas sempre se sentavam juntas e ficavam no recreio brincando entre si.”

      Pretérito.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário