quarta-feira, 15 de junho de 2022

CRÔNICA: O ÔNIBUS - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

 CRÔNICA: O ÔNIBUS

                    Millôr Fernandes

        O ônibus é um automóvel que ou a gente pega ele ou ele pega a gente. Se a gente está dentro dele é muito engraçado ver como ele vai passando bem justo nos buracos que ficam entre um carro e outro, mas agora se a gente está na rua dá sempre a impressão de que ele vem em cima da gente, e, às vezes, vem mesmo. Como ônibus dá muita trombada eu acho que as fábricas já fazem eles velhos, pois eu nunca vi nenhum novo. Os carros grã-finos parecem que têm muito medo de brincar com os moleques pra não se sujar, e vão logo se afastando. Eu acho que o ônibus é o animal feroz das cidades.

                                           FERNANDES, Millôr.Compozissõis Imfãtis. Rio de Janeiro: Nordico, 1975.

Fonte: Maxi: ensino fundamental 2:multidisciplinar:6 º ao 9º ano/obra coletiva: Thais Ginicolo Cabral. 1.ed. São Paulo: Maxiprint,2019.7º ano Caderno 2 p.95.

Entendendo o texto

01. Essa crônica lembra uma redação escolar. Que elementos do texto nos remetem a isso? Que efeito de sentido esse recurso promove?

Tanto o formato como a linguagem oral coloquial empregada remetem a redações escolares feitas nos anos iniciais, o que por meio da ingenuidade, que é característica das crianças dessa idade, acaba promovendo o humor.

02. O foco narrativo dessa crônica está na

a)   3ª pessoa.

b)   1ª pessoa do singular.

c)   1ª pessoa do plural.

03. Essa crônica usa como um recurso na construção de seu sentido a linguagem oral coloquial. Releia uma das expressões a seguir que exemplifica esse uso.

[...] a gente pega ele ou ele pega a gente.

a)   Que pronome pessoal é sinônimo de a gente?

O pronome nós.

b)  O pronome ele aparece duas vezes nas orações. Considerando a norma-padrão da língua, esse pronome foi empregado adequadamente nas duas ocorrências? Explique.

Não, o pronome ele foi empregado com a função de sujeito e com a função de complemento verbal.

c)   Se essa frase precisasse  ser empregada em uma situação formal, como ela seria escrita? Reescreva-a usando adequadamente a variedade culta da língua.

Ou nós pegamos o ônibus, ou o ônibus nos pega.

d)   Copie, do texto, outras palavras ou expressões que são típicas da linguagem oral.

“...ele vai passando bem justo nos buracos...”

“...dá sempre a impressão de que ele vem em cima da gente...”

 

 

2 comentários: