domingo, 19 de junho de 2022

POEMA: SE EU MORRESSE AMANHÃ - ÁLVARES DE AZEVEDO - COM GABARITO

 Poema: SE EU MORRESSE AMANHà

              Álvares de Azevedo

Se eu morresse amanhã, viria ao menos

Fechar meus olhos minha triste irmã;

Minha mãe de saudade morreria

Se eu morresse amanhã!

 

Quanta glória pressinto em meu futuro!

Que aurora de porvir e que manhã!

Eu perdera chorando essas coroas

Se eu morresse amanhã!

 

Que sol! Que céu azul! Que doce n’alva

Acorda a natureza mais louçã!

Não me batera tanto amor no peito

Se eu morresse amanhã!

 

Mas essa dor da vida que devora

A ânsia de glória, o dolorido afã...

A dor no peito emudecera ao menos

Se eu morresse amanhã!

AZEVEDO, Álvares de. Cadernos Poesia brasileira: Romantismo. São Paulo: Instituto Cultural Itaú, 1995. p. 18.

Fonte: Língua portuguesa 2 – Projeto ECO – Ensino médio – Editora Positivo – 1ª edição – Curitiba – 2010. p. 79-80.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Louçã: bela, viçosa.

·        Afã: trabalho, empenho.

02 – Identifique como estão distribuídas as rimas no poema.

      Apenas os segundos versos do poema rimam com o quarto, que funciona como um refrão, repetido ao final de cada estrofe.

03 – Qual é a métrica apresenta no poema?

      O poema é composto por versos decassílabos, à exceção do refrão, que é composto por uma redondilha maior: Se eu/mor/res/se a/ma/nhã, vi/ri/a ao /me/nos; Fe/char/meus/olhos/mi/nha/tris/te ir/mã (dez cada); Se/eu/mor/res/se a/ma/nhã (sete).

04 – O título do poema funciona também como refrão. Que efeito de sentido essa repetição, associada ao ritmo, produz no poema?

      O ritmo do refrão é diferente dos demais versos, como se constata no item 3. Aliada a isso, a repetição do título na forma de refrão faz com que a frase “Se eu morresse amanhã” se torne uma ladainha, uma lamentação, mas também uma espécie de desejo, muitas vezes repetido.

05 – O eu lírico apresenta-se dividido: de um lado lamenta perder a vida, de outro, vislumbra algumas vantagens em sua morte. O que ele lamenta perder e o que vê como vantagem?

      O eu lírico lamenta causar sofrimento à mãe e à irmã, perder as glórias futuras e o contato com a natureza; por outro lado, acredita que a morte seria capaz de terminar com a “dor no peito”.

06 – Relacione esse poema às características do ultrarromantismo.

      O poema de Álvares de Azevedo é típico do ultrarromantismo: apresenta o sentimento de spleen, descontentamento com a vida, a temática é mórbida, o tom, melancólico

Nenhum comentário:

Postar um comentário