sexta-feira, 17 de junho de 2022

POEMA: QUANDO EU SONHAVA - ALMEIDA GARRETT - COM GABARITO

Poema: Quando Eu Sonhava

            Almeida Garrett

Quando eu sonhava, era assim
Que nos meus sonhos a via;
E era assim que me fugia,
Apenas eu despertava,
Essa imagem fugidia
Que nunca pude alcançar.
Agora, que estou desperto,
Agora a vejo fixar...
Para quê? – Quando era vaga,
Uma ideia, um pensamento,
Um raio de estrela incerto
No imenso firmamento,
Uma quimera, um vão sonho,
Eu sonhava – mas vivia:
Prazer não sabia o que era,
Mas dor, não na conhecia ...


Almeida Garrett. Folhas Caídas. Disponível em: http://biblioreynaldo.no.sapo.pt/folhascaidas.html. Acesso em: 24 fev. 2009.

Fonte: Língua portuguesa 2 – Projeto ECO – Ensino médio – Editora Positivo – 1ª edição – Curitiba – 2010. p. 42.

Entendendo o poema:

01 – Uma das marcas do Romantismo é a maior liberdade formal. O poema de Garrett apresenta versos de inspiração popular, típicos desse período romântico. Que versos são esses?

      Heptassílabos ou redondilhas maiores, versos de sete sílabas poéticas.

02 – O poema apresenta um esquema regular de rimas? Comente.

      O poema não apresenta um esquema regular de rimas. Alguns versos rimam entre si, como o 2°, o 3°, o 5°, o 14° e o 16°, com terminação –ia; o 7° e o 11° com terminação –erto e o 10° e o 12°, com terminação –mento. O poeta se dá a liberdade de se rimar alguns versos e deixar outros sem rima, brancos, o que é uma liberdade formal típica do Romantismo.

03 – Levando em conta o que respondeu nos itens 1 e 2, você diria que o poema privilegiou a temática ou a estrutura formal? Justifique sua resposta.

      O privilégio foi dado ao tema, porque a estrutura formal se apresenta bastante livre: uma única estrofe composta por 16 versos, alguns versos rimados, outros não e mesmo o uso das redondilhas maiores, versos sonoros e associados a quadras populares, sem, por exemplo, a elaboração formal que um soneto exige, normalmente escrito com versos decassílabos.

04 – Releia o poema e identifique seu tema. Transcreva do poema um verso ou conjunto de versos que confirme(m) sua resposta.

      O tema do poema é a comparação entre o antes – quando o sujeito poético sonhava com o amor da amada e depois – quando seu amor se transformou em realidade. O trecho que melhor corrobora essa resposta é o final do poema: Eu sonhava – mas vivia: / Prazer não sabia o que era, / Mas dor, não na conhecia...

05 – A temática do poema pode ser considerada característica do movimento romântico? Por quê?

      Sim, pode. A ideia de que amar é igual a sofrer, mas, mesmo assim, o sujeito poético insiste em amar, entregar-se ao amor, é uma das temáticas centrais do Romantismo.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário